26/01/13 – De volta à base

Blog | Nenhum comentário

Hoje é dia 26 de janeiro de 2013.

Estamos sãos e salvos de volta à base. Passamos por uma tentativa muito dura antes de ontem quando tentamos o cume. No dia que saímos da base (21 de janeiro) tivemos que nos despedir da Patrícia Andrade, quem teve problemas médicos e teve que descer. Temos muitas saudades dela e acredito que vamos encontrá-la hoje em Mendoza.

O resto do time se adaptou muito bem à altitude e passamos 2 noites à 5600m. A vista de lá foi ótima. O Vinícius e a Izabel se aventuraram no frio de -20C para captar as belas imagens do pôr do sol.

Pegamos neve desde que saímos da base e nevou todos os 6 dias que estivemos acima de 5000m. Quando saímos dos 5600m para elevarmos o nosso acampamento, pegamos muito vento de praticamente todas as direções.

Tivemos muita dificuldade em montar o nosso terceiro acampamento aos 6000m. O vento continuou por toda a noite do dia 23 para o 24 e acordamos às 2am para atacar o cume. O dia não estava muito convidativo já que haviam rajadas de vento de 70 km/h. O frio era tanto que não permitia mantermos nada líquido dentro de garrafas. 2 das nossas lanternas congelaram e isso difiultou muito nossa saída.

O Aleomar era um dos que melhor se adaptou à altitude e não teve sequer uma dor de cabeça. No dia do cume no entanto ele quase congelou as mãos tentando ajustar os crampons. Ele já não sentia as mãos e pés e ao chegar aos 6100m ele teve que dar meia volta para conservar aos mãos. O mesmo aconteceu com o Vinícius e a Izabel. Os 3 desceram com o nosso guia assistente, Federico Campanelli.

Pelo menos 40 pessoas tentaram o cume usando a janela no tempo do dia 24. Dezenas de pessoas desceram pouco depois de sair das barracas. Ao passar das horas percebemos que não se tratava de um dia normal.

A Roseane conseguiu aguentar o frio e continuou por pelo menos 14 horas para o cume. Dos 6400m avistamos um belo nascer do sol. Cenas incríveis que eram difíceis de capturar pois as nossas câmeras congelaram.

O vento era tão forte que carregava a neve e causou muitos congelamentos em escaladores de outras equipes. Apenas 7 pessoas continuaram tentando. Junto com a Roseane chegamos aos 6720m, muito perto do cume. No entanto tivemos que dar meia volta e iniciar a descida após 8 horas escalando. Uma grande nuvem deu o veredito e certeza que tínhamos que descer.

Em apenas 10 minutos o tempo fechou completamente e visibilidade caiu para alguns metros. Demoramos 5 horas em descer e chegamos por volta das 18:00hs ao acampamento 3 e finalmente a expedição ficou reunida. Ainda ficamos mais uma noite aos 6000m antes de descer para a base.

Nossa equipe ficou muito unida e já está combinando novas montanhas. Apesar de não termos atingido o cume, tivemos uma ótima expedição e temos certeza de que fizemos o possível para atingir o cume. Agora estamos descendo para Mendoza para comer um bom pedaço de carne!

Aguarde mais notícias. Nossa próxima expedição começa dia 02 de fevereiro. Até mais!

Maximo Kausch
GentedeMontanha.com

 

Tags:
Compartilhe:

Comente

Todos os campos são de preenchimento obrigatório!

Parcerias

Abrir a conversa
Fale por Whatsapp!