Descubra atrações famosas de Moscou em um dia para obter a sensação real da vida da cidade! E desfrute do nosso passeio com um guia local privado que fala português. (Incluído no roteiro).
Mais informações ao meu e-mail
Seu nome (obrigatório)
Seu e-mail (obrigatório)
Copiar amigos (separar emails por vírgula)
Aceito receber notícias de futuras expedições, cursos ou viagens
Monte Elbrus – 12 dias – USD 3.550 (desconto especial)
RÚSSIA FECHADA – CONSULTAR OPÇÕES ALTERNATIVAS
O Monte Elbrus é a montanha mais alta do Europa e por isso faz parte do cobiçado Projeto 7 Cumes. Localizado na cordilheira do Cáucaso, no Sul da Rússia, essa montanha fica numa região de beleza cênica cinematográfica numa paisagem ainda pouco conhecida por nós. Tudo por conta do isolamento que a Rússia sofreu durante a época da União Soviética, o que dá um gostinho a mais nessa viagem.
Com 5.642 metros de altitude, o Elbrus é um vulcão inativo, porém, apesar da altura, não é uma montanha com grandes dificuldades técnicas. Seu cume é acessado por caminhado sobre o gelo, sendo exigido apenas saber usar os crampons, botas duplas e estar encordado. A exigência física é media, levando em consideração as dificuldades normais de uma alta montanha. Para escalar ela, você precisa estar bem de saúde e ter resistência normal de pessoas que já tiveram experiências em travessias, como Serra Fina, Monte Roraima, ou ascensões como Kilimanjaro, que também faz parte dos 7 cumes, Cerro Plata ou Nevado San Francisco.
Para chegar ao Monte Elbrus é necessário marcar seu voo para Moscou, mas se puder aproveite pelo menos um dia na belíssima cidade de São Petersburgo, com seu estilo europeu e arquitetura única entre palácios e museus. Uma vez que você está na Europa Oriental, não perca a oportunidade de, de repente, fazer um stopover em Istambul ou até mesmo estender sua viagem a países do Cáucaso, como Georgia ou Armênia.
Para pisar no ponto mais alto da Europa, vamos por partes. Nossa aclimatação será feita em vales próximos ao Elbrus. Possui um sistema de teleférico exclusivo, que foi construído no lado sul da montanha de 1959 a 1976. O teleférico chega a 3.658 m. A partir daí, seguimos pela rota padrão até o lado sul até o cume.
Embora seja uma montanha que não é técnica e não possui gretas, o maior desafio pelo itinerário normal é a neve, frio, ventos fortes e uma altitude elevada. Outra característica única do Elbrus é o sistema de refúgios para descansar, incluindo os Barrels Hut, que estão localizados em 3.962 m. Existem 22 geleiras que alimentam três rios – Baksan, Malka e Kuban e a montanha está coberta de neve durante todo o ano.
É considerado entre os mais acessíveis dos Sete Cumes. A temporada de escalada típica é de maio a setembro e o clima é mais propício a subir em julho e agosto, quando o tempo está mais estável.
Monte Elbrus – 12 dias
Distância total percorrida: 23,51km
Altimetria total acumulada: 3503m
Dia 1 – Chegada em Moscou
Alguém da nossa equipe logística vai esperar vocês no aeroporto e levá-los para o hotel 4 estrelas no coração de Moscou. O trajeto entre o aeroporto e hotel demora 1:20 horas. Hoje você vai conhecer o resto da equipe e o líder da expedição. Incluído: transporte, hotel e café da manhã.
Dia 2 – Citytour em Moscou
Hoje vamos conhecer os principais pontos de Moscou com guia russa que fala português. É uma grande oportunidade de conhecer além da arquitetura da capital russa, sua cultura e história.
* o Kremlin está fechado às quintas-feiras.
Dia 3 – Vôo para Mineralnye Vody / Terskol – 2000m
Hoje teremos um vôo doméstico logo cedo para Mineralnye Vody. De lá teremos um transfer que nos levará para o vale Baksan há 2200 metros de altitude mais precisamente no povoado de Terskol. Ficaremos num belo hotel chamado Azau Star que fica há 20 metros do teleférico que nos leva para o nosso refúgio de altitude. Hoje os você vai conhecer os guias locais e o líder da expedição vai checar todo o equipamento que você trouxe. Incluído: Vôo doméstico, hotel, café da manhã, transporte, almoço e jantar.
Dia 4 – Aclimatação em Cheget – 3200m
Só para acostumar com a altitude, vamos para a estação de esqui de Cheget e faremos uma caminhada de aclimatação até 3200m. De lá teremos uma linda vista do Elbrus se o tempo permitir. No período da tarde vamos alugar e comprar todo o equipamento necessário numa loja local chamada Alp Industria. Incluído: Hotel, café da manhã, transporte, teleférico, lanche de trilha e jantar.
Distância: 1,38km
Altimetria acumulada: 401m
Dia 5 – Teleférico para os refúgios National Park – 3750m
Hoje vamos pegar um teleférico de 3 estágios para o complexo de refúgios chamado NatPark. Após o almoço vamos para uma caminhada acima de 4000m para garantir uma boa aclimatação. Incluído: Hotel, Café da manhã, transporte, teleférico, lanche de trilha, jantar e noite em refúgio
Dia 6 – Caminhada de aclimatação – 4200m
Usaremos o dia de hoje para aprender todas as técnicas necessárias para a ascensão do Elbrus: quedas com piolet e auto-detenção, uso de cordas fixas, encordamento, uso de crampons, uso de piolets, uso de cadeirinhas, etc. Incluído: Café da manhã, almoço, jantar e noite em refúgio
Dia 7 – Aclimatação até o rochedo Pastukhov – 4700m
Esta será a nossa última caminhada de aclimatação para garantir uma boa escalada no dia seguinte. Iremos para um rochedo no meio do glaciar chamado Pastukhov que fica a 4700m. Não teremos trechos técnicos ou íngremes porém são de 4 a 6 horas de caminhada hoje. Pernoite no Barrels. Incluído: Café da manhã, almoço, jantar e noite em refúgio
Distância: 9,56km
Altimetria acumulada: 981m
Dia 8 – Dia de descanso e preparação em Barrels – 3750m
Vamos preparar as nossas coisas para a subida no dia seguinte e vamos dormir cedo. Incluído: Refúgio, café da manhã, almoço e jantar.
Dia 9 – Dia de cume do Elbrus – 5642m
Hoje partiremos às 2 ou 3 da manhã para atacar o cume e demoraremos em torno de 12 horas entre a subida e descida. Vamos pegar carona num Snowcat (niveladora de neve) até Pastukhov Rocks a 4750m e de lá partiremos para o cume. Na volta o Snowcat estará nos esperando. Se todo mundo estiver bem, desceremos direto para Terskol, caso contrário iremos dormir em NatPark. Incluído: Refúgio, Snowcat, Café da manhã, almoço e jantar.
Distância: 7,08km
Altimetria acumulada: 951m
Dia 10 – Dia reserva em caso de mau tempo
Dia 11 – Descida para Mineralnye Vody e voo para Moscou.
Serão 3 horas de estrada até o aeroporto local. Chegaremos 2 horas antes do nosso voo. Incluído: Voo, Hotel, café da manhã e transporte.
Dia 12 – Voo de retorno para o Brasil.
** O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas, performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.
Todos os clientes GentedeMontanha tem desconto na Loja Alta Montanha. Trata-se da loja virtual e Loja física em Curitiba/PR, com mais variedade de equipamentos de montanha no Brasil. Solicite seu cadastro na loja para obter o seu desconto.
Os seguintes equipamentos podem ser alugados na Rússia (preço por 5 dias de expedição):
O equipamento é uma das partes essenciais para o sucesso de uma expedição. Siga esta lista rigorosamente e nos informe qualquer dúvida. O equipamento será checado pelo guia logo após a sua chegada. Veja a lista por partes:
Bandana
Buff, bandana ou similar é um lenço cilíndrico que permite vários tipos de uso
Quantidade: 1 (uma já é incluída)Balaclava
A balaclava protegerá seu rosto no dia de cume
Quantidade: 1Gorro
Gorro de lã ou polartec é muito útil nos dias frios
Quantidade: 1Pilhas
AA ou AAA dependendo de sua lanterna. Considere levar um jogo de pilhas de lithium para o dia de cume.
Quantidade: 1 trocaÓculos para montanha
Categoria 3 ou 4 – com proteção lateral ou que cubra todo o rosto.
Quantidade: 1Protetor labial e solar
Precisamos um protetor de pelo menos FPS 30. Pode ser comprado em qualquer farmácia local.
Quantidade: 1Viseira de Ski
Viseira com proteção UV categoria 3 ou 4 vai ajudar muito no dia de cume caso tenhamos uma tempestade ou houver vento branco.
Quantidade: 1Camisetas
Camisetas sintéticas de manga longa ou curta. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”.
Quantidade: 2
Blusa fleece ou polartec
A blusa de fleece, polartec ou similar é usada sozinha ou em conjunto com um sistema de vestimenta ideal que leva uma camiseta de tecido transpirável por baixo e uma jaqueta de goretex por cima. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”.
Quantidade: 1Jaqueta de plumas fina
Para as noites ou dias frios
Quantidade: OPCIONALBlusa segunda pele
Para alta montanha e lugares frios, dê preferência a roupas grossas. Para ver opções de blusas segunda pele clique em comprar.
Quantidade: 1
Jaqueta Anorak
Uma boa jaqueta corta vento de tecido respirável. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”.
Quantidade: 2Jaqueta de Plumas
Jaqueta de pluma com capuz para ser usada nos dias mais frios.
Quantidade: 1Aquecedor Químico
Estes são aquecedores químicos que à vista lembram um saco de chá. Eles contém um pó químico que aquece em contato com o oxigênio. Usamos um dentro de cada mitom para aquecer as mãos no dia do cume.
Quantidade: 2 para as mãosLuvas de segunda camada
Luvas leves de fleece ou polartec para dias frios ou com vento
Quantidade: 1 parLuvas impermeáveis
Um par de luvas impermeáveis para serem usadas sozinhas sem outra luva por baixo
Quantidade: 1 parMitons
Espaçosos mitons de pluma ou fibra sintética para serem usadas no dia do cume.
Quantidade: 1 parCalça de Trekking
Calça de trekking de tecido leve, preferencialmente calças bermuda. Para ver modelos unisex clique em comprar.
Quantidade: 1 ou 2Calça segunda pele
Para alta montanha e lugares frios, dê preferência a roupas grossas. Para ver opção masculina clique em comprar.
Quantidade: 1Calça Agasalho
Fleece, polartec ou similar. Será usada em conjunto com outras peças de roupa. Para ver opções unissex clique em “Comprar”.
Quantidade: 1Calça anorak – con zíper lateral
Para lugares com muita variação térmica, recomendamos uma boa calça anorak de material respirável como Goretex e com zípers laterais para utilizá-la também em momentos quentes do dia.
Quantidade: 1Polainas
Para serem usadas onde houver neve solta, areia ou cascalho
Quantidade: 1 parBota de caminhada
Botas de caminhada de qualidade e em bom estado. Devem ser à prova d’água e de preferência, já amaciadas.
Para ver botas unisex clique em “Comprar”.
Quantidade: 1 par (ou tênis)Meias grossas de expedição
Meias que só serão usadas no dia do cume.
Quantidade: 1Meias de Trekking
Há vários tipos de meias de trekking. Elas são muito importante para não dar bolhas nos pés.
Quantidade: 2 ou 3 pares
Botas Duplas
Um par de botas plásticas como Koflach Exped, Koflach Vertical, Asolo Ottomilla, Asolo AFS, Trezetta, Scarpa Vega, Scarpa Inferno ou não plásticas como a La Sportiva Baruntse, Olympus Mons ou Spantik.
Botas de couro ou de parede simples como La Sportiva Nepal XT, EVO, Batura ou Boreal Latok, NÃO SÃO ADEQUADAS para a cota de 6000 metros de altitude por serem muito frias. Consulte sobre o seu modelo específico de botas para confirmar a performance a 6000 metros.
Por gentileza nos informar quando calçar fora do padrão (maior que nº45/ menor que nº 34)
Quantidade: 1 parCrocs ou chinelo
Par de crocs, chinelos ou sandálias para descansar os pés enquanto estamos na base.
Quantidade: 1 parBastão de Trekking
Ele dá mais estabilidade em terreno solto, em gelo duro ou mesmo em neve.
Quantidade: 1 ou par
Cadeado
Para fechar a mala durante o transporte
Quantidade: 1Gel de carboidrato
Gel para ajudar a grande perda de energia no final da expedição
Quantidade: 5Kit higiene pessoal
Sabão, escova de dentes, pente, toalha, etc
Quantidade: 1Medicamentos para altitude
Os guias do GentedeMontanha.com já contam com complexos kits de primeiros socorros, no entanto seria ótimo que cada um conte as drogas mais básicas durante a expedição.
Em montanhas de altitude precisamos que você tenha além de qualquer medicamento pessoal, uma cartela dos seguintes medicamentos:
Ibuprofeno – É o único anti-inflamatório capaz de combater a dor de cabeça de altitude
Loperamida – controle de diarréia
Garrafa Térmica
Garrafa metálica de 1 litro. Principalmente para o dia do cume.
Quantidade: 1 litroGarrafa para água
Garrafas de um polímero duro e boca larga. Existem os camelbacks mas dependendo da altitude o cano congela e tem que ter cuidado para o manuseio, para não deixar vazar. Mas são ótimo para hidratação sem precisar parar.
Quantidade: 2 litrosMochila
Veja qual se adapta à sua expedição.
Quantidade: De pelo menos 35 litrosSaco de dormir
Em montanhas de altitude preferimos os sacos de pluma de ganso.
Quantidade: de pelo menos +5ºC (temperatura de conforto)Cordelete
Cordelete para unir o equipamento técnico
Quantidade: 4 metros de cordelete 5 ou 6mm ou 2 "daisy chains" - pode ser alugado em TerskolCadeirinha
Cadeirinha leve e com perneiras reguláveis
Quantidade: 1Capacete de escalada
Capacete de escalada.
Quantidade: 1Mosquetões com rosca
Crampons
Crampons devem ser de aço.
Quantidade: 1 parPiolet de travessia
Um piolet longo de travessia para o dia do cume.
Quantidade: 1Sou brasileiro, preciso de um visto para entrar na Rússia? Não, você pode pegar um carimbo de turista ao chegar à Russia. No último acordo de 2010, o Brasil e Rússia assinaram um acordo de livre passagem. Leia mais aqui. Não podemos garantir que eles não peçam a vacina. Geralmente a imigração não pede vacina, no entanto é uma recomendação e eles podem pedir. Por esse motivo colocamos essa vacina como item obrigatório. Sim. Todos os equipamentos podem ser alugados em Terskol. Se você levar só uma blusa, gorro e sua roupa básica, você pode alugar todo o resto em Terskol por aproximadamente 500 dólares. Os equipamentos na loja que escolhemos em Terskol são de ótima qualidade e bem cuidados. Os preços são para a expedição toda (5 dias de montanha): – Jaqueta anorak – $60 USD O GentedeMontanha.com trabalha com um alto nível de segurança. No dia de cume há uma rampa de neve que não é técnica porém pode ser perigosa se alguém cair. Para isto vamos dar um treinamento de como freiar uma queda com uma piqueta e crampons. Dependendo do tamanho do time fixaremos cordas nessa rampa, aumentando mais ainda a sua segurança. Novamente, só para aumentar a sua segurança, pedimos que nossos clientes tenham (ou aluguem em Terskol) um cordelete de 3 ou 4 metros e 2 mosquetões. No dia do cume vamos colocar uma corda no trecho mais exposto assim nossos clientes se sentem e de fato estão mais seguros. Levamos 2 mosquetões para assegurar que nossos clientes estão ligados à corda o tempo todo. Aguenta sim! Não vamos dormir em barracas e no refúgio a temperatura não será inferior a 0 graus. Temos aquecedores elétricos dentro de cada refúgio e a temperatura dificilmente chegará à menos que 5 graus positivos durante a noite. Não. Quando dizemos Barrels nos referimos ao complexo de refúgios Garabashi que fica em média a 3700 metros de altitude. Nossos refúgios na verdade ficam um pouco mais altos e são refúgios privados com muito conforto. O nosso complexo chama-se NatPark, são os refúgios mais luxuosos de lá. Vamos dormir em refúgios e não em barracas. Temos a nossa própria cozinheira, portanto não é necessário levar estes equipamentos. Não. Nossos refúgios já tem colchões. Sim. Em nenhum momento na rota normal do Elbrus precisamos de mochila para levar carga de um lugar ao outro. Uma mochila de 35 litros é mais que suficiente. Neste caso temos um plano B que é subir de caminhão Kamaz russo. Este é preparado para a estrada local e é incluído no custo total da expedição. Sim! Em todo o vale que iremos aclimatar e também em Barrels, temos sinal 3G de celular da empresa MTC. Mas isso depende do tempo, caso ele esteja aberto.. Nos lugares onde não temos comunicação, usaremos telefone satelital. Sim, você pode comprar um chip da empresa MTC que é o que funciona no Elbrus (não funciona no dia do cume) Claro! Melhor ainda! Nós temos um Blog que é atualizado todo dia! Sempre postamos fotos e textos do andamento da expedição. Por favor visite a nossa página de Facebook e confira a quantidade de posts. A logística ficará bem complicada e cara caso você não queira dividir quarto com alguém. Especialmente no Barrels isso pode ser um problema. No entanto tudo é possível. Por favor informe-nos caso esta seja sua preferência. Infelizmente a logística para veganos no Monte Elbrus é ainda complicada. Em nosso cardápio há sempre algum prato sem produto de origem animal, no entanto na Rússia há sempre algum produto com derivado de leite ou carne nas refeições. De fato você não vai usar suas mãos para escalar o Elbrus e o cume pela rota normal é atingido caminhando. No entanto trata-se de uma montanha muito fria, alta e nevada. Não podemos subestimá-la. Recomendamos você ter experiência em trekkings longos em regiões nevadas. Sim! Tanto nos refúgios de altitude, como em Terskol temos tomadas para carregar qualquer coisa elétrica. Se você desistir da expedição enquanto você ainda está no Brasil é possível recuperar parte do seu investimento. Entre em contato para saber mais. Se você desistir da expedição após sair do Brasil, você pode continuar usufruindo dos serviços que lhe oferecemos, como transporte e hotel. No entanto não podemos devolver o dinheiro que você investiu pois toda a logística já vai estar contratada. Se você desistir durante a expedição, você vai ter que arcar com os custos de transporte e estadia individuais. Todo aquele que deixar a expedição por motivos pessoais ou de saúde, deve arcar com os custos de abandono. No entanto você pode continuar na montanha e permanecer na base esperando o resto da expedição descer se a quantidade de dias que você permaneceu ali estiver de acordo com o que diz no itinerário programado. Se você desistir durante o ataque ao cume você jamais vai ter que descer sozinho. Geralmente coordenamos a sua descida com mais pessoas de nossa expedição ou também de expedições conhecidas. Um dos guias sempre estará com você. Na montanha você pode ter gastos com bebidas alcólicas ou gorjetas. Em Terskol, pode ter gastos com aluguel de equipamentos, etc. Se você quiser fazer um city tour, recomendamos levar mais dinheiro. Para isso recomendamos você levar pelo menos 1250 dólares em papel. Por favor, verifique a lista de possíveis despesas: Sim. Mas cuidado! É bem possível que cartões brasileiros não funcionem no exterior devido à política restritiva de bancos brasileiros. Certifique-se de que seu banco liberou seu cartões para compras no exterior. Recomendamos que você leve dólares americanos para não ter problemas. O Elbrus é uma montanha bem FRIA. Recomendamos você ter algum tipo de experiência em montanhas nevadas. Recomendamos você iniciar um treinamento cárdio-vascular 2 meses antes da expedição. Daremos todo o treinamento técnico para aumentar a sua segurança no dia de cume. Podemos ter as 4 estações no mesmo dia no Elbrus. Apesar de estarmos lá no verão, é bem possível que peguemos pelo menos uma tempestade de neve. No dia de cume é comum que tenhamos vento branco (que é quando o vento carrega a neve). Nos dias de aclimatação é bem comum pegarmos lapsos de 30 graus positivos e um vento branco trazendo a temperatura a 10ºC abaixo de zero. No dia de cume podemos pegar -25ºC. Por gentileza avise com antecedência sobre qualquer especificação de dieta ou restrição alimentar que você tenha. Temos uma cozinheira própria que vai nos acompanhar durante toda a expedição. Ela é excelente e garantimos que você ficará impressionado(a). Não, iremos fornecer água fresca durante toda a ascensão. Nossos guias possuem experiência em medicina de montanha e pode resolver a maioria dos problemas que podem encontrar. Além disso, nós temos médico em Barrels e podemos chamá-lo à qualquer momento. Podemos organizar resgates facilmente com os recursos locais há qualquer hora. Os custos serão cobrados do seu seguro de viagem mais tarde. Recomendamos você contratar a empresa de resgates GLOBAL RESCUE aqui que é nossa parceira e é a melhor empresa de resgates do mundo. Saiba como funciona: ENTENDA O NOSSO SISTEMA DE RESGATES E PREVENÇÃO DE RISCOS. Sim. Por favor, verifique as informações da nossa equipe para saber mais sobre as habilidades de comunicação dos nossos guias. Nos Barrels temos banheiro latrina próprio. Infelizmente não há duchas nos nosso refúgios devido ao problema logístico da água congelar à noite. Recomendamos você levar lenços umedecidos para eventuais ‘banhos’ nos refúgios. Serão apenas 4 noites sem ducha propriamente dita. POLÍTICA DE CANCELAMENTO Antes de iniciar qualquer tipo de pagamento, recomendamos você verificar a sua disponibilidade para as datas do roteiro em questão. Para roteiros longos recomendamos inclusive você ter alguns dias extras disponíveis em caso de mau atempo. Caso ocorra o cancelamento, o GENTE DE MONTANHA tem a política de buscar as melhores condições para reembolso, calculando multas com base aos serviços que já foram pagos e buscamos sempre o seu benefício. Esta política de cancelamento se validará à partir do momento que você iniciar o pagamento: * ATÉ 2 MÊS ANTES DO INÍCIO: 20% do valor pago – você será cobrado(a) pela tava administrativa e impostos. * ATÉ 1 MÊS ANTES DO INÍCIO: 20% do valor da expedição – você será cobrado(a) pela taxa administrativa, impostos, multa dos nossos fornecedores e multas pela reserva de hotéis * ATÉ 20 DIAS ANTES DO INÍCIO: 50% do valor da expedição – você será cobrado(a) pela taxa administrativa, impostos, multa dos nossos fornecedores, multas pela reserva de hotéis e custos logísticos. * ATÉ 1 SEMANA ANTES DO INÍCIO: 100% do valor da expedição – infelizmente não vamos poder devolver o seu investimento devido ao excessivo gasto logístico e com recursos humanos que temos neste tipo de atividade. * CANCELAMENTO DURANTE O ROTEIRO: Se você abandonar a expedição ou trekking, seja por motivos pessoais ou de saúde, você vai ter que cobrir os seus próprios custos de evacuação. Isso pode incluir guias adicionais, animais de carga, transportes motorizados ou até mesmo evacuação aérea. * CANCELAMENTO DURANTE O ROTEIRO: Se você abandonar a expedição ou trekking, seja por motivos pessoais ou de saúde, você vai ter que cobrir os seus próprios custos de evacuação. Isso pode incluir guias adicionais, animais de carga, transportes motorizados ou até mesmo evacuação aérea. Se você desistir durante a expedição, você vai ter que arcar com os custos de transporte e estadia individuais. No entanto você pode continuar na montanha e permanecer na base esperando o resto da expedição descer se a quantidade de dias que você permaneceu ali estiver de acordo com o que diz no itinerário programado. Se você desistir durante o ataque ao cume você jamais vai ter que descer sozinho. Geralmente coordenamos a sua descida com mais pessoas de nossa expedição ou também de expedições conhecidas. Um dos guias sempre estará com você. Isto é uma prática comum em montanhas comercializadas.
– Calça anorak – $43 USD
– Luvas finas – $11 USD
– Crampons – $28 USD
– Kit Mosquetões e cordelete – $17 USD
– Mochila 30 litros – $25 USD
– Mitton – $30 USD
– Piolet de travessia – $17 USD
– Garrafa térmica – $9 USD
– Bastão de trekking – $17 USD
– Saco de dormir (0 graus conforto) – $48 USD
– Bota dupla – $50 USD
– Jaqueta de Plumas – $43 USD
– Viseira de ski – $17 USD
– Óculos escuro para neve – $20 USD
– Lantera de cabeça – $13 USD
– Polainas – $16 USD
– Cadeirinha – $16 USD
O investimento total na expedição é de USD 3.550 (desconto especial)
* Para pagamento parcelado no cartão de crédito ou depósito > USD 4.100
* Confira as condições de pagamento para obter o desconto especial
* Consulte a nossa política de cancelamento
O que está incluído:
O que não está incluído:
Descubra atrações famosas de Moscou em um dia para obter a sensação real da vida da cidade! E desfrute do nosso passeio com um guia local privado que fala português. (Incluído no roteiro).
* o Kremlin está fechado às quintas-feiras.
PREÇO:
Os requisitos para que você possa participar desta expedição são: