Travessia Transcordilheira na Bolívia

Mais informações ao meu e-mail

[contact-form-7 id="9083" title="Receba informações por e-mail"]

 FALTAM

PARA A PRÓXIMA EXPEDIÇÃO

Sobre

Travessia Transcordilheira – 9 dias – USD 1.950

La Paz – Chacaltaya – Laguna Chiar Khota – Pico Austria – Travessia do Huayna Potosi ao Condoriri

  • TURMA 2024 – 13/07/2024 até 21/07/2024
  • TURMA 2025 – 01/07/2025 até 09/07/2025

O Trekking ao Condoriri é um roteiro contemplativo que mescla uma aventura com passeios turísticos urbanos em La Paz, passeios em sítios arqueológicos, como Tiwanaku, na Isla del Sol, em meio ao Lago Titicaca, entre outras atrações como o maior deserto de sal do mundo, o famoso Salar de Uyuni.

O Condoriri é uma montanha com três cumes que tem uma forma semelhante a um Condor em posição de descanso, com uma cabeça e duas asas. Não se trata de uma montanha fácil de escalar, porém sua base é um dos locais mais bonitos da cordilheira Real da Bolívia e é bastante utilizada para que montanhistas se aclimatem para escalar as montanhas mais altas do país.

O trekking do Condoriri, contempla uma belíssima caminhada pela Cordilheira Real, o trekking chega na Laguna Chiar Khota, na base do Condoriri. Vamos realizar o hiking ao Pico Áustria, uma montanha de 5.300 metros de altitude, sem dificuldade técnica e com um visual impressionante para as montanhas bolivianas.

Nosso roteiro começa na cidade de La Paz, localizada a 3.640 metros de altitude. Ficaremos hospedados no centro histórico da cidade, onde estão os mercados, as ruas turísticas e edifícios antigos, como a Igreja de San Francisco. Como a região do Condoriri é alta, precisamos fazer uma aclimatação numa montanha com mais de 5000 metros de altitude, o Chacaltaya, que não tem dificuldades técnicas. O acesso acontece por uma antiga estação de esqui, que possui uma estrada estreita e íngreme, uma aventura à parte. Para chegar à base, é necessário vencer um caminho de 200 m construído na década de 1930. Nesse passeio vamos poder ver o Huayna Potosí uma linda montanha de 6.088m.

Incluímos nesse roteiro o trekking ao Pico Áustria, uma montanha de 5.300 metros de altitude que pode ser uma excelente opção para quem deseja ter sua primeira experiência em montanhas de altitude. É um ataque ao cume de apenas 3 km de extensão, que permite uma visual incrível para as montanhas da região, dentre eles o Condoriri e também o Huayna Potosí. Mas caso não queira realizar a ascensão, poderá curtir a Laguna, com o visual deslumbrante do Maciço Condoriri.

Vamos realizar uma caminhada que sai do Condoriri e atravessa um desfiladeiro até o Huayna Potosí, com pernoite no acampamento na metade do caminho!

Itinerário

Travessia Transcordilheira – 9 dias

La Paz – Chacaltaya – Laguna Chiar Khota – Pico Austria – Travessia do Huayna Potosi ao Condoriri

Dia 1 – Chegada do Brasil – 3.640m

Nosso time vai receber você no aeroporto e vamos encontrar todos os membros da expedição para jantar. Depende de sua hora de chegada você pode comprar e alugar o equipamento que precisa. Realizaremos nossa reunião de Briefing da nossa aventura na Bolívia. Incluído: Transporte aeroporto, noite em hotel.

Dia 2 – Passeios pela cidade de La Paz – 3.640m

Neste dia vamos conhecer um pouco da cultura de La Paz e seus segredos, faremos um passeio caminhando por alguns pontos da cidade histórica, Praças, Mercados locais, o famoso Mercado de “las Brujas”. Também iremos conhecer o Valle de la Luna, uma formação geológica, com rochas que aparentaram o solo da Lua. Após isso teremos o dia livre para poder passear pela cidade. Incluído: Café da manhã, noite em hotel, City Tour.

Dia 3 – Passeio em Tiwanaku

Vamos conhecer esse importante sítio arqueológico pré-colombiano situado próximo à margem sudeste do lago Titicaca, no município de Tiahuanaco, no departamento cerca de 72 quilômetros a oeste de La Paz. Sairemos cedo do Hotel em La Paz, o deslocamento dura cerca de 2 horas. No passeio em Tiwanaku, visitaremos os Museus e as Ruínas arqueológicas que duram cerca de 3 horas. Depois do Almoço retornaremos a La Paz.
Incluído: Café da manhã, noite em hotel, Tour para Tiwanaku, taxa de entrada, alimentação, transporte privado, guia cultural.

Dia 4 – La Paz – Chacaltaya – La Paz

Chacaltaya é um pico da Cordilheira dos Andes de 5.421 m de altitude localizado cerca de 30 km da cidade de La Paz, e próximo a Huayna Potosí. O acesso é realizado por uma estrada estreita e antiga, onde geralmente o veículo pode passar, mas sempre depende da condição da estrada que pode estar muito nevada. Por ela chegaremos numa antiga Estação de esqui, ou até onde for possível. Se todos estiverem bem vamos subir até o Cume. Essa caminhada irá ajudar muito na aclimatação. Voltaremos para dormir em La Paz.
Incluído: Café da manhã, transporte até Chacaltaya, lanche e Noite de Hotel.

Dia 5 – La Paz – Base do Huayna Potosi – 4700m

Teremos 2 horas de estrada até um refúgio a 4700m na beira da represa Zongo, um lugar muito bonito com lareira e camas no refúgio. Incluído: café da manhã no hotel, transporte, almoço, jantar no refúgio e noite no refúgio de montanha.

Dia 5 – Trekking à base do Cerro Maria Lloco – 4600m

Após um café da manhã carregado, iremos percorrer 25 minutos de estrada com o nosso transporte. Daqui (laguna Milluni) iniciaremos o nosso trekking até um passo com mais de 5000 metros de altitude. Iremos caminhar um total de 5 horas até o nosso acampamento na base de uma montanha com 5300m. Os carregadores estarão conosco levando a parte mais pesada da carga. A noite de hoje será em barracas. Incluído: Café da manhã em refúgio, lanche e jantar, equipamentos de camping e barraca, barraca para cozinha.

Dia 6 – Trekking até Laguna Chiar Khota – 4650m

Com mais 4 horas de caminhada iremos chegar na beira da linda laguna Chiar Khota, onde passaremos uma noite aos pés do lindo maciço Condoriri. Incluído: Café da manhã, lanche e jantar, equipamentos de camping e barraca, barraca para cozinha.

Dia 7 – Subida ao Pico Áustria 5350m e descida à La Paz

Vamos acordar bem cedo e fazer uma caminhada até o cume do Pico Áustria, de 5.350 metros de altitude. No caminho teremos um visual deslumbrante de todas as montanhas. No cume ficaremos de frente ao Pico Condoriri e poderemos ver também a Face Oeste do Huayna Potosi e todas as montanhas da Cordilheira Real. Após retornarmos ao acampamento e almoçar, teremos 2 horas de caminhada de volta até o nosso transporte que nos espera para voltar à La Paz. A noite será no hotel. Incluído: Café da manhã, almoço, hotel, transporte de equipamentos e transporte para La Paz.

Dia 8 – Dia de descanso ou Downhill da “Estrada da Morte” – La Paz – 3.640m

Dia livre em La Paz. Se você estiver com pique, recomendamos a descida de bike até Coroicoo, o Downhill da “Estrada da Morte” é um programa de um dia cheio de adrenalina. Nele você vai descer do altiplano até a Amazônia! São cerca de 5 horas de descida e 3.500 metros de desnível. O ponto mais alto que chegamos é 4.750 metros de altitude e o Ponto mais baixo 1.200 metros de altitude! Totalizando 85 quilômetros. Incluído: Café da manhã e noite em hotel.

Dia 9 – Retorno ao Brasil

Dia reservado ao retorno para casa. Incluído: Café da manhã, transfer para o aeroporto

** O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas, performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.

Equipamentos

O equipamento é uma das partes essenciais para o sucesso de uma expedição. Siga esta lista rigorosamente e nos informe qualquer dúvida. O equipamento será checado pelo guia logo após a sua chegada.

Cabeça
  • Bandana

    Buff, bandana ou similar é um lenço cilíndrico que permite vários tipos de uso

    Quantidade: 1 ou 2
    Comprar
  • Protetor labial e solar

    Precisamos um protetor de pelo menos FPS 30. Pode ser comprado em qualquer farmácia local.

    Quantidade: 1
  • Óculos para montanha

    Categoria 3 ou 4 – com proteção lateral ou que cubra todo o rosto.

    Quantidade: 1
    Comprar
  • Gorro

    Gorro de lã ou polartec é muito útil nos dias frios

    Quantidade: 1
    Comprar
  • Lanterna de Cabeça

    Lanterna de LED ou foco, à pilhas. Preferencia para lanternas com mais de 120 lumens.

    Quantidade: 1
    Comprar
Tronco
  • Blusa fleece ou polartec

    A blusa de fleece, polartec ou similar é usada sozinha ou em conjunto com um sistema de vestimenta ideal que leva uma camiseta de tecido transpirável por baixo e uma jaqueta de goretex por cima. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”.

    Quantidade: 1
    Comprar
  • Camisetas

    Camisetas sintéticas de manga longa ou curta. Para ver modelos unissex clique em  “Comprar”.

     

    Quantidade: 2
    Comprar
  • Jaqueta de plumas fina

    Para as noites ou dias frios

    Quantidade: 1
  • Jaqueta Anorak

    Uma boa jaqueta corta vento de tecido respirável. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”.

    Quantidade: 1
    Comprar
Mãos
  • Luvas de segunda camada

    Luvas leves de fleece ou polartec para dias frios ou com vento

    Quantidade: 1 par
    Comprar
  • Luvas impermeáveis

    Um par de luvas impermeáveis para serem usadas sozinhas sem outra luva por baixo

    Quantidade: 1 par
    Comprar
Pernas
  • Calça segunda pele

    Para alta montanha e lugares frios, dê preferência a roupas grossas. Para ver opção masculina clique em comprar.

    Quantidade: 1
    Comprar
  • Calça de Trekking

    Calça de trekking de tecido leve, preferencialmente calças bermuda. Para ver modelos unisex clique em comprar.

    Quantidade: 1 ou 2
    Comprar
  • Calça Anorak

    Uma calça de goretex ou similar será usada caso você tenha contato com neve ou mesmo baixo chuva em altitude baixas.

    Quantidade: 1
    Comprar
Pés
  • Bota de caminhada

    Botas de caminhada de qualidade e em bom estado. Devem ser à prova d’água e de preferência, já amaciadas.

    Para ver botas unisex clique em “Comprar”.

    Quantidade: 1 par
    Comprar
  • Crocs ou chinelo

    Par de crocs, chinelos ou sandálias para descansar os pés enquanto estamos na base.

    Quantidade: 1 par
    Comprar
  • Meias de Trekking

    Há vários tipos de meias de trekking. Elas são muito importante para não dar bolhas nos pés.

     

    Quantidade: 3 pares
    Comprar
Diversos
  • Bastão de Trekking

    Ele dá mais estabilidade em terreno solto, em gelo duro ou mesmo em neve.

     

    Quantidade: 1 ou par
    Comprar
  • Duffel Bag

    Saco do tipo “marinheiro”. Este deve ser resistente e impermeável. Recomendamos 90 a 120L. Usamos este saco para transportar seu equipamento. Se seu equipamento é transportado em animais de carga ou veículos, pode sofrer algum tipo de dano ou molhar.

    Quantidade: de pelo menos 80 litros
    Comprar
  • Garrafa para água

    Garrafas de um polímero duro e boca larga. Existem os camelbacks mas dependendo da altitude o cano congela e tem que ter cuidado para o manuseio, para não deixar vazar. Mas são ótimo para hidratação sem precisar parar.

    Quantidade: 2 litros
    Comprar
  • Gel de carboidrato

    Gel para ajudar a grande perda de energia no final da expedição

    Quantidade: 2
    Comprar
  • Kit higiene pessoal

    Sabão, escova de dentes, pente, toalha, etc

    Quantidade: 1
  • Mochila

    Veja qual se adapta à sua expedição.

    Quantidade: mínimo 55 litros
    Comprar
  • Saco de dormir

    Em montanhas de altitude preferimos os sacos de pluma de ganso.

    Quantidade: de -5ºC e -10ºC (temperatura conforto)
    Comprar
  • Snacks

    Salgadinhos, doces, etc. Comida pronta para complementar os dias da expedição. Em montanhas de altitude não se preocupe com as vitaminas ou proteínas já que é tão difícil digerir esse tipo de comida. Toda essa comida pode ser comprada num mercado local.

    Quantidade: 500gr

Perguntas frequentes

Mapa

Custo

O investimento total no trekking é de USD 1.950

* Para pagamento parcelado no cartão de crédito ou depósito, perde-se o desconto (USD 1.974)

Quanto você vai gastar:

  • USD 1950 – custo do trekking incluindo hotel, logística e refeições na montanha
  • USD 150 – Gasto médio com refeições em La Paz (3 dias)
  • USD 350 – Custo médio de voo desde o Brasil
  • USD 70 – Seguro de viagem com Cobertura de Covid-19
  • USD 50 – testes de Covid
  • USD 150 – Descida terrestre por motivos médicos ou pessoais
  • USD 3370 – Custo médio total da expedição

O que está incluído:

  • Liderança de um guia Gente de Montanha
  • 1 ou 2 assistentes de guia dependendo do número de pessoas
  • Ajuda na compra de equipamentos em La Paz
  • Transporte do aeroporto para o hotel e vice-versa
  • Hotéis descritos no itinerário do roteiro
  • Todas as refeições na montanha até o acampamento-base (detalhes no itinerário)
  • Barracas nos acampamentos
  • Transporte privado nos itinerários descritos no roteiro
  • Transporte de carga
  • Uso de barraca-refeitório
  • Passeios mencionados no roteiro (detalhes no itinerário)
  • Ingressos e Taxas de Acesso aos locais mencionados no roteiro
  • Café da manhã, almoço (ou lanche) e jantares em todo a montanha (detalhes no itinerário)

O que não está incluso:


Opcionais

Requisitos

Os requisitos para que você possa participar deste trekking são:

  • Preencher a ficha de inscrição e ter ela aprovada pelo guia;
  • Vacina contra febre amarela;
  • 2 doses de vacina contra Covid-19;
  • Um bom treinamento cárdio-vascular;
  • Seguro de viagem que cubra despesas médicas.
Dificuldade do trekking: Fácil

_

Dificuldade técnica: Baixa

_

Experiência em Altitude: Pouca

_

Preparação Cárdio-vascular: Razoável

_

Roteiros sugeridos antes de Travessia Transcordilheira na Bolívia

Parcerias

Abrir a conversa
Fale por Whatsapp!