Mais informações ao meu e-mail
Montanhas Virgens com 5000 metros de altitude – U$ 2050 por pessoa
25/02/2024 até 03/03/2024 – 10 dias
A nossa expedição exploratória de 2021 será para uma montanha com 5145m no norte no Chile (cidade base Copiapó) e terá a duração de 10 dias. É idealizada para pessoas que já tem experiência com trekking e preferencialmente com montanhas de altitude. A dificuldade da nossa expedição será o isolamento e a altitude e (provavelmente) não a parte técnica.
Entre em contato e nos informe sobre a sua experiência se tiver interesse em participar!
Como sabemos que é uma montanha virgem?
Este é o resultado de uma pesquisa de 15 anos de Maximo Kausch. Tudo começou com a longa pesquisa de montanhas de 6000 metros de altitude de Maximo Kausch. Levou 3 anos para que ele consiga estabelecer uma lista final de montanhas independentes com mais de 6000 metros de altitude (total de 104).
Após ter começado escalar todas as montanhas com mais de 6000 metros nos Andes, Maximo percebeu a existência de várias montanhas menores desconhecidas com mais de 5000 metros de altitude. Com a ajuda de Suzie Imber, eles idealizaram um software capaz de encontrar elevações com características específicas e finalmente estabeleceram a lista de todas as montanhas absolutas com mais de 5000 metros de altitude nos Andes: total de 1174 montanhas. A regra utilizada foi a porcentagem de “dominância“, criada pelo pesquisador alemão Ebehard Jurgalski. Dominância é basicamente a relação entre altitude de uma montanha com a proeminência topográfica mínima que faça essa montanha “independente” na paisagem. É uma forma de medir o quanto uma montanha se destaca na paisagem:
Qualquer coisa que supere os 7% de dominância, é considerada independente ou é chamada de montanha “absoluta”. Há 104 montanhas com 6000 metros nos Andes e 1174 montanhas com mais de 5000 metros. Depois de calcular a altitude e posição das 65 mil elevações significantes nos Andes, era hora de trabalhar nos nomes das montanhas. Apesar de algumas das montanhas virgens já terem nomes, nosso foco é nas montanhas sem nome.
Atualmente há entre 40 e 60 montanhas virgens com mais de 5000 metros de altitude nos Andes. Nós selecionamos algumas destas montanhas numa das regiões com maior concentração de montanhas virgens nos Andes e a exploraremos novamente em março de 2018. Esta será a nossa terceira exploração na área pois anteriormente já escalamos 5 dessas montanhas virgens. Também a ex-mais-alta dos Andes, que nós batizamos de Vulcão Parofes com 5845 metros de altitude.
Ruínas Incas:
Apesar de serem inexploradas por civilizações modernas, há uma grande chance de encontrarmos sinais de exploração incaica prévia. Normalmente estes sinais são encontrados no cume dessas montanhas em forma de “pircas” (torres de rochas empilhadas com 1 metro de altura) ou mesmo plataformas (provavelmente usadas em sacrifícios humanos) de em média 10 x 5 metros no cume destas montanhas:
Montanhas Virgens nos Andes – 11 dias
Dia 1 – Chegada do Brasil – 800m
Vamos pegar você no aeroporto que fica há 50km de Copiapó. No mesmo dia checaremos o equipamento, fazer os últimos ajustes e compras. Hoje vamos jantar todos juntos e conhecer o resto do time. Incluído: transporte e hotel
Dia 2 – Copiapó – Laguna Santa Rosa – 3700m
Hoje vamos percorrer 210km de estradas até um pequeno refúgio na beira de uma bela lagoa salgada chamada Santa Rosa. Incluído: Café da manhã, transporte, lanche e janta
Dia 3 até Dia 9 – Escalando na região do Atacama
Não sabemos dizer com exatidão o que faremos nestes dias. Entre em contato para receber o plano logístico desta escalada. A escalada da montanha planejada pode demorar 6 dias. Incluído: Café da manhã, almoço ou lanche, jantares transporte e guias
Dia 10 – Descida e volta para Copiapó
Dia 11 – Volta ao Brasil
** O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas, performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão. Lembre-se que esta é uma expedição exploratória com variáveis completamente desconhecidas. Os integrates devem estar abertos à todas as variáveis desconhecidas que é a natureza de uma expedição deste cunho.
Todos os clientes GentedeMontanha.com tem desconto de 10% à vista na Loja Alta Montanha. Trata-se da loja virtual com mais variedade de equipamentos de montanha no Brasil. O desconto só é validado para clientes ou ex-clientes do GentedeMontanha.com. O desconto aparece automaticamente quando o cadastro for feito usando o mesmo email que nós temos no seu cadastro. Caso seu desconto não apareça por favor informe o nosso atendimento.
O equipamento é uma das partes essenciais para o sucesso de uma expedição. Siga esta lista rigorosamente e nos informe qualquer dúvida. O equipamento será checado pelo guia logo após a sua chegada. Veja a lista por partes:
Bandana
Buff, bandana ou similar é um lenço cilíndrico que permite vários tipos de uso
Quantidade: 1 + a incluídaGorro
Gorro de lã ou polartec é muito útil nos dias frios
Quantidade: 1Óculos para montanha
Categoria 3 ou 4 – com proteção lateral ou que cubra todo o rosto.
Quantidade: 1Lanterna de Cabeça
Lanterna de LED ou foco, à pilhas. Preferencia para lanternas com mais de 120 lumens.
Quantidade: 1Protetor labial e solar
Precisamos um protetor de pelo menos FPS 30. Pode ser comprado em qualquer farmácia local.
Quantidade: 1Pilhas
AA ou AAA dependendo de sua lanterna. Considere levar um jogo de pilhas de lithium para o dia de cume.
Quantidade: 1 trocaBalaclava
A balaclava protegerá seu rosto no dia de cume
Quantidade: OpcionalJaqueta de plumas fina
Para as noites ou dias frios
Quantidade:Blusa fleece ou polartec
A blusa de fleece, polartec ou similar é usada sozinha ou em conjunto com um sistema de vestimenta ideal que leva uma camiseta de tecido transpirável por baixo e uma jaqueta de goretex por cima. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”.
Quantidade: 1Blusa segunda pele
Para alta montanha e lugares frios, dê preferência a roupas grossas. Para ver opções de blusas segunda pele clique em comprar.
Quantidade: 1
Jaqueta Anorak
Uma boa jaqueta corta vento de tecido respirável. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”.
Quantidade: 1Camisetas
Camisetas sintéticas de manga longa ou curta. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”.
Quantidade: 1 ou 2 (prefira manga longa)
Aquecedor Químico
Estes são aquecedores químicos que à vista lembram um saco de chá. Eles contém um pó químico que aquece em contato com o oxigênio. Usamos um dentro de cada mitom para aquecer as mãos no dia do cume.
Quantidade: 1Mitons
Espaçosos mitons de pluma ou fibra sintética para serem usadas no dia do cume.
Quantidade: 1 parLuvas de segunda camada
Luvas leves de fleece ou polartec para dias frios ou com vento
Quantidade: 1 parCalça Anorak
Uma calça de goretex ou similar será usada caso você tenha contato com neve ou mesmo baixo chuva em altitude baixas.
Quantidade: 1Calça segunda pele
Para alta montanha e lugares frios, dê preferência a roupas grossas. Para ver opção masculina clique em comprar.
Quantidade: 1Calça de Trekking
Calça de trekking de tecido leve, preferencialmente calças bermuda. Para ver modelos unisex clique em comprar.
Quantidade: 1 ou 2Polainas
Para serem usadas onde houver neve solta, areia ou cascalho
Quantidade: 1 parBotas duplas ou simples
Botas plásticas como Koflach Exped, Koflach Vertical, Asolo Ottomilla, Asolo AFS, Trezetta, Scarpa Vega, Scarpa Inferno. Botas não plásticas como a La Sportiva Baruntse, Olympus Mons ou Spantik. Botas de couro ou de parede simples como La Sportiva Nepal XT, EVO, Batura ou Boreal Latok.
Todos os modelos acima podem ser usados.
Por gentileza nos informar quando calçar fora do padrão (maior que nº45/ menor que nº 34)
Quantidade: 1 parBota de caminhada
Botas de caminhada de qualidade e em bom estado. Devem ser à prova d’água e de preferência, já amaciadas.
Para ver botas unisex clique em “Comprar”.
Quantidade: 1 parCrocs ou chinelo
Par de crocs, chinelos ou sandálias para descansar os pés enquanto estamos na base.
Quantidade: 1 parMeias de Trekking
Há vários tipos de meias de trekking. Elas são muito importante para não dar bolhas nos pés.
Quantidade: 3 ou 4 pares
Meias grossas de expedição
Meias que só serão usadas no dia do cume.
Quantidade: 1 parBastão de Trekking
Ele dá mais estabilidade em terreno solto, em gelo duro ou mesmo em neve.
Quantidade: 1 ou Par
Duffel Bag
Saco do tipo “marinheiro”. Este deve ser resistente e impermeável. Recomendamos 90 a 120L. Usamos este saco para transportar seu equipamento. Se seu equipamento é transportado em animais de carga ou veículos, pode sofrer algum tipo de dano ou molhar.
Quantidade: de pelo menos 80 litrosGarrafa para água
Garrafas de um polímero duro e boca larga. Existem os camelbacks mas dependendo da altitude o cano congela e tem que ter cuidado para o manuseio, para não deixar vazar. Mas são ótimo para hidratação sem precisar parar.
Quantidade: 2 litrosGarrafa Térmica
Garrafa metálica de 1 litro. Principalmente para o dia do cume.
Quantidade: 1 litroKit higiene pessoal
Sabão, escova de dentes, pente, toalha, etc
Quantidade: 1Isolante térmico
Em Montanhas de Altitude utilizar 2 isolantes térmicos para seu conforto e segurança. Se o seu isolante for inflável, será obrigatório você ter um isolante de espuma (EVA) para diminuir a chance que este fure
Quantidade: 1 é suficiente e 2 aumenta o confortoMedicamentos para altitude
Os guias do GentedeMontanha.com já contam com complexos kits de primeiros socorros, no entanto seria ótimo que cada um conte as drogas mais básicas durante a expedição.
Em montanhas de altitude precisamos que você tenha além de qualquer medicamento pessoal, uma cartela dos seguintes medicamentos:
Ibuprofeno – É o único anti-inflamatório capaz de combater a dor de cabeça de altitude
Loperamida – controle de diarréia
Saco de dormir
Em montanhas de altitude preferimos os sacos de pluma de ganso.
Quantidade: de -15C (temperatura de conforto)Snacks
Salgadinhos, doces, etc. Comida pronta para complementar os dias da expedição. Em montanhas de altitude não se preocupe com as vitaminas ou proteínas já que é tão difícil digerir esse tipo de comida. Toda essa comida pode ser comprada num mercado local.
Quantidade: 1 kgIsto vai depender da previsão do tempo, aproximação, problemas que podemos ter, terreno, rota da montanha escolhida, etc.Quantas montanhas iremos escalar
?
Fazemos uma longa e exaustiva pesquisa antes de escolher estas montanhas, no entanto não há forma de estarmos 100% seguros de que a montanha é mesmo virgem. Ao chegar ao cume vamos observar sinais típicos e concluir se ela é ou não inexplorada.Como vocês sabem que a montanha é mesmo virgem
?
O grupo todo vai decidir qual será o nome da montanha. O que normalmente fazemos é respeitar a grafia local e os acidentes naturais na região. Por exemplo, se há um lago chamado Grande na região, vamos escolher algo parecido a Cerro Laguna Grande, para respeitar os nomes locais (lembrando que estamos escalando em outro país que não é o nosso). No entanto se não há nada no local, podemos sim escolher um nome exótico ao lugar.Posso escolher o nome da montanha
?
Vamos notificar o American Alpine Journal que é o registro oficial de novas ascensões (veja o exemplo). Também vamos notificar o IGM do Chile, assim a nova montanha será mostrada em futuros mapas e cartografias como Google e Open Street Maps que se baseiam em IGM.E o nome da montanha fica registrado
?
Onde consigo o equipamento? O GentedeMontanha.com trabalha em parceria com a Loja do AltaMontanha.com e oferecem 10% de desconto (à vista) aos clientes do GentedeMontanha.com. Veja a lista de equipamentos e confira os links individuais. Ainda há uma possibilidade de comprar equipamentos em diversas lojas do ramo em Santiago. Para isso recomendamos que você passe pelo menos um dia em Santiago. Não há possibilidades de comprar ou alugar equipamentos em Copiapó por isso certifique-se de esclarecer qualquer dúvida sobre equipamentos antecipadamente.
Existe tomada no refúgio? O Refugio Laguna Santa Rosa não tem tomadas, no entanto levamos placas solares.
Posso trocar reais em Copiapó? Sim. Existem casas de câmbio que compram reais em Copiapó. No entanto a melhor troca pelo real é feita em Santiago. Recomendamos você comprar pesos chilenos em Santiago.
Há comunicação na montanha? Sim! Em qualquer momento você pode usar o nosso telefone satelital. As ligações custam U$3 por minuto. Durante toda a expedição atualizaremos diariamente a nossa página de Facebook via SPOT satelital.
Tem como vocês avisarem a minha família sobre como estou? Claro! Melhor ainda! Nós temos um Blog que é atualizado todo dia! Sempre postamos fotos e textos do andamento da expedição. Por favor visite a nossa página de Facebook e confira a quantidade de posts. Posso carregar a bateria da minha câmera ou meu telefone na montanha? Sim! Podemos carregar dispositivos USB no conetor que temos nos nossos veículos 4×4. Porém só podemos fazer isso enquanto eles estiverem em movimento. Além disso, nós levamos carregadores solares conosco.
E se eu abandonar ou desistir da expedição? Se você desistir da expedição enquanto você ainda está no Brasil é possível recuperar parte do seu investimento. Entre em contato para saber mais. Se você desistir da expedição em Copiapó, antes de ir à montanha, você pode continuar usufruindo dos serviços que lhe brindamos, como transporte e hotel. No entanto não podemos devolver o dinheiro que você investiu pois toda a logística já vai estar contratada. Se você desistir durante a expedição, você vai ter que arcar com os custos de transporte e estadia individuais. Todo aquele que deixar a expedição por motivos pessoais ou de saúde, deve arcar com os custos. No entanto você pode continuar na montanha e permanecer na base esperando o resto da expedição descer se a quantidade de dias que você permaneceu ali estiver de acordo com o que diz no itinerário programado. Para descer destas montanhas, o nosso veículo terá que percorrer 600km entre a ida e a volta. O combustível, a manutenção e os gastos do guia devem ser pagos por quem desejar voltar para casa. Se você desistir durante o ataque ao cume você jamais vai ter que descer sozinho. Um dos guias sempre estará com você.
Qual é a filosofia do Gente de Montanha? Aceitamos mulheres e homens de qualquer idade, experiência ou ambição. Pedimos aos membros das nossas expedições que tenham paciência, respeitem as decisões do líder e que jamais subam ou desçam sozinhos sem a aprovação do líder. Lembre-se que você não vai estar pagando uma empresa para levar você para um cume. Você está pagando profissionais do montanhismo com anos de experiência para conduzir você na subida de uma montanha e descer da forma mais segura possível. Por isso sempre focamos muito na aclimatação e segurança.
Quanto dinheiro preciso levar? Você deve levar dinheiro suficiente caso precise abandonar a montanha. Recomendamos você levar um total de U$ 400 na moeda americana e mais 40.000 em pesos chilenos para a viagem toda.
Quanto custa a permissão para escalar nessa região? Existe uma permissão que é exigida para escalar essa região que é chamada DIFROL. Essa não tem custo e é realizada pelo líder da expedição.
Qual é o treinamento que preciso para montanhas virgens? Para estas montanhas, recomendamos você começar a treinar pelo menos 3 meses antes, dependendo do seu estado físico. Exercícios aeróbicos como corrida e bicicleta. O ideal é pedir para um profissional da educação física que lhe recomende um bom programa de treinamento aeróbico. Um exercício também muito eficiente é percorrer trilhas com uma mochila. CUIDADO com as lesões! Já tivemos alguns casos de clientes que treinaram demais e acabaram se lesionando.
Qual é a experiência que preciso para participar desta expedição? Para escalar montanhas virgens recomendamos que você tenha experiência prévia em no mínimo uma montanha de altitude com mais de 5500 metros e tenha acampado diversas vezes. Você precisa ter experiência em caminhadas longas, em carregar mochilas, precisa conseguir ficar vários dias longe da civilização e precisa ter experiência em lidar com isso. Não se trata montanhas técnicas mas sim de montanhas altas!
E se eu tiver uma dieta especial? Avise com antecedência e lembre o nosso guia sobre a sua restrição alimentar. Não podemos ajudar macro-bióticos ou veganos devido à dificuldade logística de alimentá-los. Algumas alergias também podem vir a ser um problema. Entre em contato e saiba se a sua restrição alimentar encaixa com a nossa logística.
Quem cozinha na expedição? Nossos guias vão cozinhar. Você não precisa cozinhar.
E se eu tiver um problema de saúde? O nosso guia Maximo Kausch possui uma extensa experiência em medicina de montanha e pode recomendar e resolver a maioria dos problemas que você pode chegar a ter. Ele tem um kit médico bem diversificado e pode tratar da maioria dos problemas gastrointestinais, doenças de altitude, alergias e traumas.
E se eu precisar de um resgate? Todos os nossos guias são resgatistas treinados e com muita experiência em resgates em montanhas grandes. Resgates podem ser feitos com um dos nossos veículos 4×4. Você pode estar em um hospital em apenas 3 horas. Saiba como funciona: ENTENDA O NOSSO SISTEMA DE RESGATES E PREVENÇÃO DE RISCOS.
Vocês recomendam o uso de Diamox? Não para os Andes Atacameños. Em montanhas de altitudes mais extremas como as do Himalaia ou Karakorum recomendamos sim o uso de Acetilzolamida ou Diamox. Esta droga parece realmente funcionar durante o período de aclimatação. Em montanhas dos Andes no entanto, o custo x benefício é baixo. Os danos causados pela desidratação deste diurético são maiores do que os benefícios. No entanto usamos esta droga no tratamento de doenças. Leia mais à respeito aqui: http://altamontanha.com/Artigo/1274/remedios-e-tudo-sobre-altitude
Contratei um guia brasileiro uma vez mas ele teve muitos problemas para ser entendido com o “portunhol” dele. Como é com vocês? Nosso guia Maximo Kausch nasceu na Argentina e fala castellano fluente, além de inglês fluente e português sem sotaque nenhum, claro! Saiba mais sobre Maximo Kausch.
Qual a temperatura que o meu saco de dormir deve agüentar? Recomendamos uma saco de dormir que agüente pelo menos -15ºC. Lembrando que a temperatura noturas destas montanhas no verão pode chegar aos -15ºC
Preciso contratar um Seguro? Para a participar desta expedição, bem como para outras expedições à alta montanha, contratar o seguro internacional de viagem é um requisito necessário. Recomendamos a contratação da GLOBAL RESCUE por este link.
O custo total da expedição é de U$ 2.250 (desconto especial)
* Para pagamento parcelado no cartão de crédito ou depósito, perde-se o desconto (Custo USD 2.531)
O que está incluído:
O que não está incluído:
Os requisitos para que você possa participar desta expedição são: