Travessia Mendoza a Santiago – 07 dias
ANO NOVO 2023/2024 – 27/12/2023 até 02/01/2024
CARNAVAL 2024 – 09/02/2024 até 17/02/2024
Este incrível trekking de 4 dias atravessa a cordilheira dos Andes passando por 2 passos montanhosos com mais de 4000 metros de altitude que separam Mendoza na Argentina de Santiago do Chile. Nesta caminhada ficaremos em barracas, cruzaremos rios, passos montanhosos, vamos pegar dias quentes e noites frias. Vamos passar 5 dias com os arrieros que transportam a nossa carga com mulas e preservam há séculos a tradição gaucha.
Não se trata de um trekking difícil, mas pode ser exigente se você não tem um cardiovascular regular. Experiência em caminhadas longas já é o suficiente para participar deste roteiro. As mulas vão levar toda a carga pesada!
Cruce de los Andes
Este foi dado ao nome de uma das maiores manobras bélicas da história humana. Cruce de Los Andes foi uma expedição liderada por General San Martin para atravessar os Andes e libertar o Chile dos espanhóis. Em 1817 o general comandou mais de 5000 homens e usou 6 passos montanhosos diferentes para surpreender os espanhóis que ocupavam o Chile. A expedição foi um sucesso e o país ganhou a independência.É considerado um dos grandes marcos da história da Argentina, bem como um dos maiores feitos da história militar mundial.
O Portillo Argentino e Passo Piuquenes, que são os 2 pontos mais altos do nosso trekking, foram usados pelas tropas de San Martin para a manobra.
Existe uma prova de corrida no sul do Chile apelidada de Cruce de los Andes. No entanto este não foi um dos passos utilizados por San Martin para libertar o Chile. Este foram somente nas províncias de Mendoza e San Juan na Argentina.
Paisagem dos Andes Centrais
Por ser uma região pouco explorada é possível avistar Guanacos (que são parentes da lhama), raposas, lebres, o famoso Condor (que é a maior ave voadora do mundo) outras aves e lagartos.