Vulcões da Guatemala com ruínas Maias

Mais informações ao meu e-mail

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Copiar amigos (separar emails por vírgula)

    [anr_nocaptcha g-recaptcha-response]

    Aceito receber notícias de futuras expedições, cursos ou viagens

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

     FALTAM

    PARA A PRÓXIMA EXPEDIÇÃO

    Sobre

    Vulcões da Guatemala com ruínas Maias – 13 dias

    Vulcão Pacaya (2.550m), Acatenango (3.976m), Vulcão Tajumulco (4.200m) e Ruínas de Tikal

    Data 2022 – 10/01/2022 a 24/02/2022

    Localizado na América Central, entre o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe, a Guatemala é um país que impressiona por suas paisagens e sua história.

    A começar que o território onde está este simpático país, foi no passado a área nuclear do que convenhamos chamar da civilização Maia, uma das mais impressionantes civilizações pré colombianas no que tange à arquitetura de suas cidadelas, com palácios, pirâmides e templos. As ruínas de Tikal, no norte do país, é um de nossos destinos neste viagem que mistura aventura com história e arqueologia.

    Nossa cidade base, será a charmosa Guatemala Antígua, ex capital colonial espanhola, a cidade foi a base para a colonização de toda a América Central. Porém, após um terremoto, a capital foi transferida para a cidade de Guatemala, fazendo que Antígua permanecesse pequena e toda sua arquitetura colonial barroca fosse preservada.

    Saindo de Antígua, iremos  nos aventurar pelos vulcões em atividade da região. Iniciaremos nossa aventura pela montanhas pelo pequeno vulcão Pacaya, que é um dos mais ativos da América Central. No Pacaya vamos poder observar rios de lava que afloram de sua cratera, num espetáculo da natureza.

    Após a experiência do Pacaya, descansaremos e regressaremos à montanha escalando o Acatenango, de 3976 metros de altitude. Iremos acampar em um mirante com vista para o Volcán del Fuego, onde poderemos disfrutar de impressionantes vistas de sua contínua erupção. No dia seguinte, atingiremos o cume do vulcão e regressaremos à Antígua.

    Continuando nossa aventura, vamos conhecer o lago Atitlán e a cidade histórica de Chichicastenango,  patrimônio da humanidade onde se realiza uma rica feira cultural. Tudo isso no caminho para o  Vulcão Tajumulco, de 4220 metros, montanha mais alta do país e da América Central, um desafio que fecha nossas escaladas com chave de ouro.

    Para descansar da dura escalada, nos deslocaremos à cidade de Flores, que fica numa ilha em meio a um lago na selva guatemalteca. Lá é a cidade base para conhecermos as ruínas de Yaxhá e Tikal, a mais impressionante ruina Maia da América Central com pirâmides, templos e muitas estruturas que resistiram ao tempo e à floresta.

    Esta é uma expedição de nível de dificuldade baixo, que não requer aclimatação nas montanhas e que é ideal para pessoas iniciantes em montanhismo que além de terem uma linda experiência em montanhismo, também farão uma bela viagem arqueológica.

    Itinerário

    Vulcões da Guatemala com Arqueologia – 14 dias

    Vulcão Pacaya (2550m), Acatenango (3976m), Vulcão Tajumulco (4200m) e Ruínas de Tikal

    Dia 1 – Vôo para cidade da Guatemala – 1500m

    O dia de hoje é reservado para a chegada em Guatemala. Nosso staff vai esperar você no aeroporto com uma placa do GentedeMontanha e depois levá-lo ao Hotel em Guatemala, onde nos reuniremos. Quando todos chegarem, vamos ter nosso briefing e um jantar de confraternização.  Incluído: Pernoite em hotel, jantar de boas vindas e transfer aeroporto. 

    Dia 2 – Ida à Antígua e City tour  – 1580m

    Acordaremos cedo e após o café da manhã no hotel iremos de van até a cidade de Guatemala Antígua, distante uma hora da atual capital guatemalteca. Nos hospedaremos em um confortável hotel e após isso um guia local nos irá apresentar a antiga capital colonial do pequeno país centro americano. Vamos percorrer igrejas, museus e os principais atrativos da cidade com um guia com grande conhecimento sobre a história e geografia da Guatemala.

    Incluído: Café da manhã, transporte, pernoite em hotel e guia. 

    Dia 3 – Ida ao Vulcão Pacaya- 1050m

    Teremos a manhã livre e após o almoço partiremos o povoado que dá acesso ao Vulcão Pacaya, um dos vulcões mais ativos da América Central. Vamos fazer uma trilha e conhecer os rios de lava que descem da cratera do vulcão em erupção. Após a trilha retornaremos ao hotel. Incluído: Café da manhã, transporte, lanche de trilha, pernoite no hotel.

    Distância:  cerca de 4 km
    Altimetria acumulada: 520m

    Dia 4 -Aproximação ao vulcão Acatenango 3972 m

    Após acordar cedo e tomar café da manhã no Hotel, vamos em van até o local onde começa a trilha do Acatenango. Vamos caminhar 5 horas até o local de nosso acampamento e descansar. Neste local há uma vista privilegiada para o Volcán del Fuego, que está erupção. Poderemos ver o espetáculo do derrame de lava e as explosões do cume. Incluído: café da manhã, lanche de trilha, transporte, jantar na montanha, noite em acampamento.

    Distância: 8km
    Altimetria acumulada: 600m

    Dia 5 – Acordaremos antes do amanhecer para assistir o nascer do sol do cume do Acatenango. Após este espetáculo começaremos a descer a montanha a tempo de chegar em Antígua e ter a tarde para descanso.

    Incluído: café da manhã, lanche de trilha, transporte e hotel em Antígua.

    Distância: 8 km
    Altimetria acumulada: 600m

    Dia 6 – Ida a Quetzaltenango e tour pela estrada

    Após acordar cedo, vamos organizar as mochilas e numa van privada iremos tomar a estrada para Quetzaltenango. No caminho vamos passar por Chichicastenango, uma cidade histórica onde há uma famosa feira de indígenas muito curiosa. De lá iremos a Panajachel, uma localidade na beira do lago Atitlán, onde iremos almoçar e fazer um tour. No fim da tarde iremos para Quetzaltenango, onde iremos dormir em um hotel.

    Incluído: Café da manhã,  transporte, tour por Chichicastenango e Panajachel e hotel em Quetzaltenango.

    Distância: 12km

    Dia 7 – Aproximação Vulcão Tajumulco – 3500m

    Acordaremos cedo e após percorrer cerca de 170 quilômetros em van, chegaremos no começo da trilha que chega ao cume do vulcão. Dali partiremos a pé até um local de acampamento, onde pernoitaremos. Incluído: café da manhã, lanche de trilha, jantar na montanha e pernoite em barraca.

    Distância: 12km

    Dia 8 –  Cume e retorno a cidade de Quetzaltenango – 1050m

    Acordaremos bem cedo e do acampamento iremos até o cume, ou melhor, até a borda da cratera do Tajumulco, que é a montanha mais alta de toda centro américa. Desceremos a montanha até a Van e voltaremos à cidade da Guatemala à noite, onde pernoitaremos em hotel.  Incluído: café da manhã, lanche de trilha, jantar e pernoite em hotel.

    Distância: 15km

    Dia 9 – Ida a Guatemala capital

    Teremos a manhã para um merecido descanso e à tarde tomaremos nossa van à Cidade da Guatemala, localizada a 220 km de distância. Incluído: café da manhã, transporte e pernoite em hotel em Guatemala.

    Dia 10 – Ida à Flores em avião

    Nosso voo de apenas uma hora, que sai cedinho do aeroporto internacional de Guatemala, chegaremos a Flores, uma linda cidade localizada numa ilha no lago Petén Itza. Como chegaremos cedo, vamos conhecer as ruínas de Yaxhá e depois vamos descansar no hotel.

     Incluído: Café da manhã, transfers aeroporto, voo, tour pelas ruínas e pernoite em hotel. 

    Dia 11 – Visita às ruinas de Tikal – voo para Guatemala

    Neste dia acordaremos cedo e iremos às famosas ruínas de Tikal, onde na companhia de um guia, ficaremos o dia inteiro passeando. À noite retornaremos em avião para Guatemala. Incluído: Café da manhã, transporte, tour guiado pelas ruínas, e transfer até o aeroporto, voo, hotel em Guatemala.

    Dia 12 – Cidade de Guatemala

    Este dia é reservado para descanso, organização e preparação para retorno ao Brasil. Podemos realizar um city tour pela cidade, que nos últimos anos cresceu bastante e se modernizou bastante. Durante o período da pandemia, utilizaremos este dia também para fazer o teste PCR para retorno.

    Incluído: Café da manhã, diária de hotel, teste PCR.

    Dia 13 – Retorno ao Brasil

    Dia reservado para retorno ao Brasil

    Incluído: Café da manhã, diária de hotel e transporte até o aeroporto.

    ** O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas, performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.

    Equipamentos

    Todos os clientes GentedeMontanha tem desconto na Loja Alta Montanha. Trata-se da loja virtual e Loja física em Curitiba/PR com mais variedade de equipamentos de montanha no Brasil. Solicite seu cadastro com a Loja para obter o desconto.

    O equipamento é uma das partes essenciais para o sucesso de uma expedição. Siga esta lista rigorosamente e nos informe qualquer dúvida. O equipamento será checado pelo guia logo após a sua chegada. Veja a lista por partes:

    Lembre-se, você é responsável por carregar seu próprio equipamento nas montanhas.
    Cabeça
    • Chapéu para sol

      Chapéu tipo legionário para sol. Este é o ideal, no entanto você pode levar um boné ou chapéu de sua escolha

      Quantidade: 1
    • Pilhas

      AA ou AAA dependendo de sua lanterna. Considere levar um jogo de pilhas de lithium para o dia de cume.

      Quantidade: 1 troca
      Comprar
    • Lanterna de Cabeça

      Lanterna de LED ou foco, à pilhas. Preferencia para lanternas com mais de 120 lumens.

      Quantidade: 1
      Comprar
    • Óculos para montanha

      Categoria 3 ou 4 – com proteção lateral ou que cubra todo o rosto.

      Aprenda a escolher um óculos de montanha para comprar.

      Quantidade: 1
      Comprar
    • Protetor labial e solar

      Precisamos um protetor de pelo menos FPS 30. Pode ser comprado em qualquer farmácia local.

      Quantidade: 1
    Tronco
    Mãos
    • Luvas de segunda camada

      Luvas leves de fleece ou polartec para dias frios ou com vento

      Quantidade: 1 par
      Comprar
    Pernas
    Pés
    • Bota de caminhada

      Botas de caminhada de qualidade e em bom estado. Devem ser à prova d’água e de preferência, já amaciadas.

      Para ver botas unisex clique em “Comprar”. Para ver opções de botas femininas, clique aqui.

      Leia artigo que explica como comprar uma bota de trekking.

      Quantidade: 1 par
      Comprar
    • Esparadrapo para bolhas

      Para prevenir ou cobrir bolhas

      Quantidade: 1 rolo pequeno
    • Compeed para bolhas

      É um tipo de “pele artificial” para cobrir a pele em caso de bolhas. É a maneira mais eficaz para o tratamento de bolhas

      Quantidade: 1
    • Vaselina para bolhas

      Um pote pequeno de vaselina para prevenir bolhas

      Quantidade: 1
    • Crocs ou chinelo

      Par de crocs, chinelos ou sandálias para descansar os pés enquanto estamos na base.

      Quantidade: 1 par
      Comprar
    • Meias de Trekking

      Há vários tipos de meias de trekking. Elas são muito importante para não dar bolhas nos pés.

      Leia o artigo no AltaMontanha e veja qual meia de trekking comprar.

      Quantidade: 4 ou 5 pares
      Comprar
    Diversos
    • Roupa de banho

      Para as oportunidades de banho durante o roteiro

      Quantidade: 1
    • Sabonete e shampoo biodegradável

      Para não poluir os rios. (Você pode escolher em usar só o sabão para tudo)

      Quantidade: 1
    • Powerbank

      Para carregar o seu celular

      Quantidade: OPCIONAL
    • Toalha pequena de secagem rápida

      Para os banhos – deve ser pequena

      Quantidade: 1
    • Bastão de Trekking

      Ele dá mais estabilidade em terreno solto, em gelo duro ou mesmo em neve.

      Veja qual bastão de trekking comprar em artigo do AltaMontanha.

      Quantidade: 1 Ou Par
      Comprar
    • Mochila

      Veja qual se adapta à sua expedição.

      Leia este artigo e saiba como escolher uma mochila de montanhismo.

      Quantidade: de pelo menos 50 litros
      Comprar
    • Gel de carboidrato

      Gel para ajudar a grande perda de energia no final da expedição

      Quantidade: 3
      Comprar
    • Garrafa para água

      Garrafas de um polímero duro e boca larga. Existem os camelbacks mas dependendo da altitude o cano congela e tem que ter cuidado para o manuseio, para não deixar vazar. Mas são ótimo para hidratação sem precisar parar.

      Quantidade: 2 litros ou bolsa de hidratação
      Comprar
    • Kit higiene pessoal

      Sabão, escova de dentes, pente, toalha, etc

      Quantidade: 1
    • Isolante térmico

      Em Montanhas de Altitude utilizar 2 isolantes térmicos para seu conforto e segurança. Se o seu isolante for inflável, será obrigatório você ter um isolante de espuma (EVA) para diminuir a chance que este fure

      Quantidade: 1 ou 2 para mais conforto
      Comprar
    • Repelente

      1 repelente contra os insetos que podem transmitir doenças e causar alergias.

      Quantidade: 1
    • Saco de dormir

      Em montanhas de altitude preferimos os sacos de pluma de ganso. Saiba mais sobre plumas de ganso

      Leia artigo sobre saco de dormir e aprenda como escolher um saco de dormir para comprar.

      Quantidade: de -5C (temperatura de conforto)
      Comprar
    • Saco estanque

      Ajuda a manter suas coisas organizadas e secas. Não opte por sacos de lixo, eles rasgam muito facilmente. Estes sacos serão utilizados para embalar todas as roupas e utensílios que irão na mochila.

      Quantidade: 1 ou 2 de 20 Lts.
      Comprar

    Perguntas frequentes

    Como eu faço para chegar na Guatemala?

    A empresa aérea que melhor serve a América Central é a Copa. Sediada no Panamá, ela tem diversos voos diários para seu Hub na cidade do Panamá e de lá até a Guatemala.

    Qual é a moeda da Guatemala? Como é o custo de viajar por lá?

    A moeda da Guatemala é o Quetzal, cada dólar vale cerca de 7,80 Quetzals. O custo de viajar pela Guatemala é baixo, para ter como referência, uma refeição custa em média 5 dólares.

    Quanto peso vou carregar?

    Se você respeitar a lista de equipamentos, sua média de peso será de 10kg de equipamentos. Se a sua mochila cargueira for razoável, não há motivos para que você não consiga carregar esse peso.

    [/expand]

    E se a previsão do tempo estiver ruim?

    O mês escolhido é que tem boas condições de tempo, porém mesmo assim podemos enfrentar chuvas. Para tanto é importante ter botas e roupas impermeáveis.

    Vocês incluem algum equipamento?

    Incluímos equipamentos de uso coletivo, como barracas e equipamentos de cozinha. Além disso, levaremos kits de primeiros socorros. Os equipamentos individuais como jaquetas, bota, mochilas podem ser adquiridos com um desconto na Loja AltaMontanha.com

    As crianças pequenas podem ir?

    Não, pois é trekking muito longo e exigente fisicamente. Decidimos colocar a idade mínima como 15 anos.

    Há algum desconto para grupos?

    Caso tenha um grupo, mande uma mensagem para a gente. Podemos ver uma condição boa para você.

    E se eu não for de São Paulo, vocês vão organizar transporte de outros estados?

    Você pode ser de qualquer lugar do mundo. O que importa é chegar em avião na cidade de Guatemala no dia do começo da viagem.

    Para onde posso ligar caso não encontre vocês?

    Todos os guias terão celulares que funcionam. Todos receberão estes números no e-mail de briefing da viagem dias antes da partida. Durante o trekking nosso guia terá um telefone satelital para emergências.

    O que vocês vão cozinhar durante a expedição?

    O cardápio é definido com as informações descritas na ficha médica. Portanto, se você é vegetariano, não se preocupe, temos as opções para todo mundo comer. No entanto não temos como aceitar celíacos e veganos por questão de logística, já que não há este tipo de comida na Venezuela, a não ser que você seja responsável por sua alimentação. Temos nosso próprio cozinheiro na expedição.

    Qual a comida que comeremos na trilha?

    O lanche de trilha será preparado pelo cozinheiro e é algo leve, que reponha as energias e que seja de fácil preparo, como chocolates, isotônicos, sanduíches e grãos. Colocamos também algumas frutas, como maçãs e pêras.

    Qual o limite de idade para participar desta viagem?

    Aceitamos aventureiros entre 15 a 65 anos de idade nesta viagem. Consulte ante qualquer dúvida.

    Precisa de vacina para este roteiro?

    Solicitamos a vacina contra febre amarela e deverá ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem. O cartão de vacinação internacional pode ser solicitado em qualquer aeroporto. É um item obrigatório. Durante a Pandemia é necessário apresentar teste PCR com 48 horas de antecedência. No aeroporto de Guarulhos, no terminal 3 há laboratório de teste que o resultado fica pronto em 4 horas. Veja mais.

    Qual é a experiência necessária para esta viagem?

    É importante que você já tenha feito trilhas com mais de 6 horas de duração, com boa inclinação. Ter feito trilhas com pernoites é um bom termômetro para saber como você lida com o ambiente. É imprescindível que não tenha fobia de altura, pois passamos por alguns trechos bem expostos à altura. Você deve estar muito bem treinado fisicamente e ter um bom equipamento (mochila, botas,…).

    E se eu tiver alguma restrição alimentar?

    Não tem problema, preencha a ficha médica e coloque as suas restrições alimentares e nós damos um jeito no cardápio para você. A exceção é com problemas graves de celíacos onde é necessário cozinhar com panelas próprias e veganos que tem uma dieta muito específica onde é muito difícil atender suas necessidades no meio da Amazônia.

    Como serão os banheiros?

    Nada sólido será deixado nas montanhas, incluindo o número 2. Para isso teremos banheiros tipo cubículos feitos de tecido com zíper. Dentro deles teremos um banquinho vazado com uma tampa de privada. Para usá-lo basta abrir bem uma sacola debaixo do banquinho, fazer tudo o que precisa dentro da sacolinha, colocar um pouco de cal (que nós vamos fornecer) e colocar o papel higiênico dentro da sacola (que nós também fornecemos). Depois vamos colocar cada sacolinha em um saco grosso maior e nossos carregadores vão se ocupar de descer tudo de volta para a cidade.

    Tem sinal de celular na montanha?

    No interior de Guatemala não há boa recepção de internet, porém como as montanhas são próximas da cidade há pontos que há sinal. Porém como vamos escalar diversas montanhas, sempre entre uma e outra estaremos na cidade onde conseguiremos manter contato com nossas famílias.

    Qual é a temperatura que vou enfrentar nas Montanha?

    A Guatemala é um país tropical, mas no cume das montanhas durante a noite faz frio. Esteja equipado para enfrentar temperatura de 0 grau.

    Qual é a temperatura que meu saco de dormir deve aguentar?

    Como nos acampamentos altos das montanhas faz frio, é recomendável levar um saco de dormir de até -5 graus, o mesmo que se usa na Serra da Mantiqueira no inverno. No mercado estes sacos de dormir são comuns e na Loja AltaMontanha você pode encontrar vários modelos e sendo cliente GenteDeMontanha ainda tem descontos.

    Mapa

    Custo

    O investimento total da expedição é de USD 2800,00 (desconto especial)

    * Para pagamento parcelado no cartão de crédito ou depósito bancário: Entre em contato.

    * Confira as condições de pagamento para obter o desconto especial

    * Consulte a nossa política de cancelamento

    O que está incluído:

    • Guia Gente de Montanha
    • Guias locais
    • Transfer de/para aeroporto em Guatemala.
    • Todas as diárias em hotel descritas no roteiro
    • Transfers para as montanhas e equipamentos coletivos de camping, como barracas, fogareiros e kit cozinha
    • Pensão completa no trekking: café da manhã, almoço de trilha e jantar
    • Todas as refeições descritas no roteiro
    • Barracas individuais durante as escaladas em vulcões
    • Kit primeiros socorros
    • Permissões burocráticas e entradas nas montanhas
    • City tour em Guatemala Antigua
    • Entrada e guia em Tikal
    • Voo ida e volta de Tikal

    O que não está incluído:

    • Bilhetes aéreos de/para Guatemala
    • Seguro de saúde e de viagem
    • Almoços e jantares nas cidades
    • Bebidas no jantar de boas vindas
    • Carregador de equipamentos pessoais – VOCÊ É RESPONSÁVEL POR CARREGAR SEU EQUIPAMENTO
    • Equipamentos pessoais
    • Ligações em telefone satelital
    • Saco de Dormir e isolante térmico

    Opcionais

    Requisitos

    Os requisitos para que você possa participar desta expedição são:

    • Preencher a ficha de inscrição e ter ela aprovada pelo guia;
    • Seguro de viagem de aventura;
    • Passaporte válido por pelo menos 6 meses após a data da expedição com pelo menos 1 página em branco;
    • Vacina Febre Amarela obrigatória;
    • Conseguir carregar uma mochila de 10kg – caso não consiga deve contratar carregador;
    • Experiência em Trekkings de várias jornadas com acampamento;
    • Atestado médico de boa saúde física;
    • Um bom treinamento cárdio-vascular;
    • Vontade de se divertir;
    • Ler todas as informações disponíveis no website.
    Dificuldade do trekking: Moderada

    _

    Preparação Cárdio-vascular: Razoável

    _

    Roteiros sugeridos antes de Vulcões da Guatemala com ruínas Maias

    Parcerias

    Abrir a conversa
    Fale por Whatsapp!