As montanhas não calam

Nenhum comentário

Texto Maximo Kausch / Fotos Rodrigo Janz

(Reportagem publicada originalmente na Go Outside de novembro de 2014)

Go115-Aplicativos-pg.58-59_01

LEIA A MATÉRIA NO FORMATO ORIGINAL

O INTRÉPIDO ALPINISTA MAXIMO KAUSCH REVELA AS MAIS EFICIENTES TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO USADAS HOJE EM ALTA MONTANHA

NUNCA HOUVE TANTA NECESSIDADE de falarmos por telefone. Jamais postamos tanto no Instagram ou no Facebook como agora. Precisamos da comunicação mais do que nunca: mesmo no cume de uma montanha, para além dos 7 mil metros de altitude, necessitamos de meios eficientes para trocar informações com quem ficou lá embaixo.
Parte da ânsia por comunicação nas montanhas se deve à necessidade de se obter dados precisos sobre a previsão do tempo. Trata-se de algo extremamente importante em expedições comerciais às montanhas de altitude. Geralmente temos uma só chance de tentar pisar no cume – e é sempre difícil decidir se devemos continuar ou abortar uma expedição quando os clientes pagam milhares de dólares para estarem ali e chegarem ao topo.
Atualmente existem ótimos sites de previsões de tempo que revelam informações preciosas sobre vento e nevascas, algo vital para os montanhistas. No entanto, o wi-fi mais próximo geralmente está a centenas de quilômetros, e é aí que a internet satelital torna-se útil. Existem pelo menos cinco sistemas portáteis que oferecem sinal de internet razoável, porém só três deles funcionam na América do Sul.

Quando comecei a escalar nos Himalaias, cerca de dez anos atrás, ainda tínhamos mensageiros que iam e vinham entre acampamentos e pequenas cidades levando informações. Lembro da primeira vez que vi um telefone satelital. Era um aparelho gigante! Imaginava como essas geringonças seriam dali a uma década. Resposta: iguais. Os telefones satelitais continuam grandes e caros. Porém uma série de novos equipamentos estão conectando cada vez mais rápido e de forma mais eficiente montanhistas e o resto do mundo. A seguir, aparelhos e aplicativos que podem salvar uma expedição.

DISPOSITIVOS SE VOCÊ É DAQUELES QUE NÃO LARGAM O CELULAR E OS APARELHOS ELETRÔNICOS, AGORA PODE TRANSFORMÁ-LOS EM EQUIPAMENTOS DE SOBREVIVÊNCIA

1.SPOT CONNECT

Recentemente a renomada marca Spot lançou uma novidade bem útil nas montanhas: o Connect, um aparelho que permite a integração com qualquer tipo de smartphone. Isso é feito por meio de pareamento por bluetooth com o aparelho de telefone. Usando um aplicativo da empresa, você pode escrever e enviar mensagens de até 45 caracteres para qualquer e-mail ou SMS, mas é preciso programar todos os contatos com antecedência. Para viciados em Facebook que não ficam longe dele, a boa notícia é que o Spot Connect pode, inclusive, ser associado a uma conta da rede social para a publicação de mensagens.

2. SPOT

A marca ficou famosa com aparelhos que permitem mandar algumas mensagens pré-programadas, como “Eu estou bem”, acionada quando se aperta o botão de OK, ou mesmo “F***** tudo, me ajude!”, no botão de SOS. É preciso selecionar com antecedência o destinatário, que então recebe as coordenadas de sua localização. Muitos podem achar pouco, porém, considerando o tamanho compacto do Spot (pouco maior que um celular) e seu preço de R$ 200 por ano, trata-se de uma ótima ferramenta de resgate.

3. THURAYA SATSLEEVE

Essa empresa de telefonia satelital dos Emirados Árabes Unidos teve uma ideia genial: basta encaixar o iPhone dentro de um pequeno aparelho para usá-lo como se fosse um telefone satelital. A ideia é perfeita, no entanto “só” funciona em 140 países da Europa, Ásia e África. A América do Sul e do Norte, por enquanto, estão de fora dessa (ao que parece, problemas políticos ainda não deixaram a marca lançar um satélite geoestacionário para que o sinal pegue em nosso continente).

APLICATIVOS

ALGUNS APPS BASTANTE ÚTEIS EM AVENTURAS OUTDOOR:

SkyView Free: A primeira diferença que você nota em lugares afastados certamente é o céu. A ausência da luminosidade das grandes cidades permite que você enxergue uma quantidade imensa de estrelas. Com isso também aparecem dúvidas sobre qual é uma ou outra estrela ou planeta. Aqui está a solução: o SkyView Free, que não precisa de conexão de internet para funcionar.

MapMyHike: Com este app, você pode mapear um trajeto outdoor de qualquer atividade mesmo que não tenha sinal de telefo- ne. Depois, quando tiver sinal, você pode disponibilizar o trajeto por meio de alguns cliques. Antes de enfrentar uma trilha, por exemplo, dá para baixá-la facilmente de alguém que já a tenha mapeado. Mapster
Este engenhoso aplicativo permite que você faça download prévio de mapas topográficos de regiões específicas do planeta. Depois você pode simplesmente navegar nos mapas de curvas de nível que baixou e planejar sua aventura com uma incrível precisão. A versão gratuita te limita a baixar 15 MG de dados por dia, mas isso já significa muitos detalhes. O app trabalha com o Open Street Maps e tem uma grande quantidade de nomes e detalhes de lugares remotos que a maioria dos mapas não oferece.

OpenSignal: Para regiões não tão afastadas assim, o OpenSignal exibe um mapa mostrando a intensidade do sinal de cada operadora em determinada região. É uma grande vantagem para escolher o melhor lugar para se fazer uma ligação. Também pode ser útil para os que trabalham em locais meio isolados com sinal ruim. Google Earth
É perfeito para regiões montanhosas ou qualquer lugar com topografia complexa. O aplicativo permite que você faça o download prévio dos dados simplesmente navegando nas regiões desejadas quando há wi-fi. Assim os dados são armazenados para a hora em que você estiver offline.

Tags:
Compartilhe:

Comente

Todos os campos são de preenchimento obrigatório!

Parcerias

Abrir a conversa
Fale por Whatsapp!