Everest Base Camp e descida de 🚁

Mais informações ao meu e-mail

[contact-form-7 id="9083" title="Receba informações por e-mail"]

 FALTAM

PARA A PRÓXIMA EXPEDIÇÃO

Sobre

🛕 Citytour em Kathmandu

🚁 Descida de helicóptero

🏯 Bhaktapur

🤩 Melhores lodges

🏔️ Kala Pattar 5545m

  • Data maio 2024:  05/05/2024 até 24/05/2024 (saída do Brasil dia 04/05 e volta de KTM dia 24/05, chegada ao Brasil dia 25/05)
  • Data outubro 2024: 06/10/2024 até 25/10/2024 (saída do Brasil dia 05/10 e volta de  KTM dia 25/10, chegada ao Brasil dia 26/10)

O Trekking ao Acampamento Base do Everest é um dos mais belos do mundo. Apesar de longo, não apresenta grande dificuldade, pois as trilhas são bem demarcadas e são o único meio de comunicação entre as vilas de região há mais de mil anos.

Além de visitarmos paisagens incríveis que são dominadas pelas montanhas mais altas e famosas do mundo, faremos um mergulho na cultura oriental, convivendo com os povos das montanhas, os Sherpas, e compartilhando lodges e restaurantes frequentados pelos alpinistas que desafiam as mais belas montanhas do Nepal num passeio que nos faz repensarmos o significado da vida.

Esta caminhada proporciona algumas vistas mais espetaculares das montanhas mais altas do mundo, você vai se sentir andando no topo do mundo. Se você está interessado no cenário atraente do Himalaia e com uma caminhada em grandes altitudes, mas com mochila leve, até o Acampamento Base do Everest.


Matérias Relacionadas

Itinerário

Basecamp do Everest – 19 dias – Descida de helicóptero

Dia 1 – Chegada a Kathmandu

Nosso time vai recebê-lo no aeroporto e levá-lo ao hotel da expedição, este dia está reservado para a sua chegada e terá o dia livre para descansar. Ficaremos hospedados no Hotel Mulberry de 4 estrelas. Bem vindo ao Nepal! Incluído: Transfer aeroporto e noite em hotel 4 estrelas

Dia 2 – Citytour e equipamentos em Kathmandu

Na parte da manhã faremos a reunião com o restante da equipe, verificaremos os equipamentos de cada um, e no período da tarde podemos visitar alguns pontos turísticos ao redor da capital nepalesa. Incluído: Café da manhã, citytour e noite em hotel 4 estrelas.

Dia 3 – Conhecendo a cidade medieval de Bhaktapur

Bhaktapur é uma cidade medieval histórica próxima à Kathmandu que já foi capital do país. Trata-se de um dos conjuntos arquitetônicos mais interessantes da Ásia, com templos, praças e vários monumentos. Incluído: Café da manhã, tour em Bhaktapur e noite em hotel 4 estrelas.

Dia 4 – Voo para Lukla – 2800m

Hoje vamos tentar voar de Kathmandu e pousar no famoso aeroporto de Lukla. Esta será a nossa primeira tentativa de vôo pois além de conhecido pela beleza, ele é muitas vezes cancelado e temos que esperar (por isso temos 2 dias de mau tempo no final deste itinerário). Para aumentar a chance de voar, vamos acordar cedinho, quando o tempo é melhor e há melhores chances de voar. Após a nossa chegada em Lukla, iremos almoçar e conhecer os arredores de Lukla. Incluído: Café da manhã, vôo de Lukla, transporte ao aeroporto, almoço em Lukla, noite em pousada e jantar. Lodge em Lukla: Everest Eco (quartos com ducha quente, tomada e banheiro privado)

Dia 5 – Caminhada para Monjo – 2800m

Após um delicioso café da manhã, iniciaremos a caminhada de hoje que terá o total de 5 a 6 horas. Iremos atravessar uma série de pontes pênseis até Phakding, onde iremos almoçar. A noite será no Everest Summit Lodge em Monjo (quartos com ducha quente, tomada e banheiro privado). Incluído: Café da manhã, almoço em Phakding, jantar e pousada.

Dia 6 – Caminhada para Namche Bazar – 3450m

Caminhada de 4 a 5 horas até o vilarejo conhecido como a capital sherpa, famosa Namche Bazar. Este será também o nosso lugar de descanso e aclimatação por algumas noites. Daqui podemos ver o Everest pela primeira vez. Incluído: Café da manhã, almoço em Namche, jantar e pousada. O lodge em Namche será o Hotel Namche (quartos com ducha quente, tomada e banheiro privado) ou o Zamling Guest House, dependendo da disponibilidade.

Dia 7 – Descanso e aclimatação em Namche Bazar – 3450m

Hoje descansaremos e aclimataremos com a grande altitude que estamos. Aqui estamos dormindo mais alto do que qualquer montanha brasileira, portanto é importantíssimo dia de aclimatação e hidratação. Incluído: Café da manhã, almoço em Namche, jantar e pousada. O lodge em Namche será o Hotel Namche (quartos com ducha quente, tomada e banheiro privado) ou o Zamling Guest House, dependendo da disponibilidade.

Dia 8 – Conhecendo o vale Thame, Everest View e Aeroporto de Syangboche – 3450m

Acordaremos bem cedo para ver o nascer do sol desde o começo do lindo vale Thame. Também visitaremos as atrações da região como o aeroporto de Syangboche, museus, cafés e o famoso Everest View Hotel. Incluído: Café da manhã, almoço em Namche, jantar e pousada. O lodge em Namche será o Hotel Namche (quartos com ducha quente, tomada e banheiro privado) ou o Zamling Guest House, dependendo da disponibilidade.

Dia 9 – Namche Bazar – Tengboche – 3900m

Trekking de 6 a 8 horas por paisagens realmente maravilhosas! Desde bem alto, vamos acompanhar a lateral do rio Dudh Kohsi. Teremos um dia de muitos sobes e desces. Subiremos até 3620m, onde teremos uma incrível vista de uma stupa, e de lá desceremos até 3300m e almoçaremos em Phunki Tanga. De lá vamos lentamente ganhando elevação até chegarmos ao incrível monastério de Tengboche, localizado a 3900m. Daqui temos incríveis vistas do Everest, Ama Dablam, Lhotse e Nuptse. Incluído: Café da manhã, almoço em Phunki Tanga, noite em pousada e jantar. Lodge em Tengboche: Himalayan (banheiro compartilhado, há ducha no lodge, e tomada somente na sala)

Dia 10 – Tengboche – Dingboche – 4350m

Participaremos pela manhã de uma cerimônia no Monastério em Tengboche. Depois iniciaremos o trekking para Dingboche. Saindo dos pés do impressionante Ama Dablam com 6816m (considerada uma das montanhas mais belas do mundo), vamos ver como a paisagem muda lentamente. Aqui a vegetação já quase desaparece e dá lugar às paisagens mais desérticas de altitude. Daqui podemos ver o também belo e impressionante Lhotse. Iremos almoçar em Shomare. Incluído: Café da manhã, almoço em Shomare, noite em pousada e jantar. Lodge em Dingboche: Dingboche Resort (quartos com ducha quente, tomada e banheiro privado)

Dia 11 – Descanso e Aclimatação em Dingboche – 4350m

Hoje descansaremos e aclimataremos na bela região de Dingboche que fica na entrada do vale Chukhung. Como opção para os que se sentem bem, podemos escalar a pequena elevação de 5000 metros de altitude próxima à cidade. De lá temos uma ótima vista para o Baruntse, Island Peak e Lhotse. Incluído: Café da manhã, almoço em Dingboche, noite em pousada e jantar. Lodge em Dingboche: Dingboche Resort (quartos com ducha quente, tomada e banheiro privado)

Dia 12 – Conhecendo Chukhung 4700m

Temos diversas opções hoje mas sugerimos uma caminhada de aclimatação para a cidade de Chukhung, que fica há aproximadamente 2 horas de Dingboche. De lá temos vistas incríveis para o Lhotse e Nuptse. Incluído: Café da manhã, almoço em Chukhung, noite em pousada e jantar. Lodge em Dingboche: Dingboche Resort (quartos com ducha quente, tomada e banheiro privado)

Dia 13 – Dingboche – Lobuche – 4950m

A caminhada será de 5 a 7 horas. Caminharemos por 2,5 horas até pararmos em Dhugla para almoçar. Logo após o almoço temos que vencer a “parede do almoço”, uma subida de 1 hora que culmina nos incríveis memoriais dos mortos no Everest. Aqui estão os memoriais de pessoas como Scott Fischer, Rob Hall, que faleceram no Everest. Podemos ver dezenas de lindas montanhas no horizonte como Peak 41, Ama Dablam, Lobuche, Cho Oyu, Gyachung Kang, Tawoche, Cholatse, Kantenga, entre muitos outros. Incluído: Café da manhã, almoço em Dugla, noite em pousada e jantar. Lodge em Lobuche: Eco Lodge (banheiro compartilhado, há ducha no lodge, e tomada somente na sala)

Dia 14 – Lobuche – EBC – Gorek Shep – 5160m

Saindo dos quase 5000 metros de altitude de Lobuche, vamos caminhar por 2 a 4 horas até Gorek Shep, localizado a 5100m e é o último complexo de pousadas antes do acampamento-base do Everest. Aqui iremos almoçar. Vamos deixar o material mais pesado nos quartos da pousada e partir leves para uma caminhada de 2,5 a 3,5 horas até o acampamento base do Everest. Após curtir a paisagem e tirar fotos, é hora de voltarmos. Vamos dormir em Gorek Shep a 5160m. Incluído: Café da manhã, almoço em Gorek Shep, noite em pousada e jantar. Lodge em Gorek Shep: Himalaya Lodge (banheiro compartilhado, há ducha no lodge, e tomada somente na sala, água no lodge é limitada devido a altitude)

Dia 15 – Gorek Shep – Kala Pattar – Lobuche – 4950m

Hoje vamos escalar um braço do imenso Pumori, chamado Kala Pattar, que tem 5545 metros de altitude. O Kala Pattar é provavelmente a montanha mais escalada do mundo e fornece incríveis vistas do próprio Everest, Pumori, Lhotse, Changtse, Ama Dablam, Lingtren, etc, etc. Para vencer este desafio vamos partir às 4:30am de Gorek Shep. A boa notícia é que vamos ver o nascer do sol desde o mirante! O caminho de ida e volta (Gorek shep > Kala Patar > Gorek Shep) é de 2 a 3,5 horas. Após um café da manhã reforçado em Gorek Shep por volta das 9 da manhã iniciaremos a descida no caminho que já conhecemos para Lobuche. Incluído: Café da manhã, lanche, jantar e hostel.

Dia 16 – Voo helicóptero Lobuche – Lukla – 2800m

Iremos voar de 4950 metros de altitude em helicóptero e voltar para Lukla. Incluído: Café da manhã, vôo de helicóptero, almoço em Lukla, noite em pousada e jantar. Lodge em Lukla: Everest Eco (quartos com ducha quente, tomada e banheiro privado)

Dia 17 – Voo Lukla – Kathmandu

Vamos aproveitar a primeira luz do dia para tentar voar para Kathmandu. Incluído: café da manhã em Lukla, transfer aeroporto e noite em hotel 4 estrelas

Dia 18 – Kathmandu

Dia de contingência ou descanso em Kathmandu. Incluído: café da manhã e noite em hotel 4 estrelas

Dia 19 – Voo Brasil

Iremos levar você do hotel ao aeroporto 3 horas antes do seu voo. Incluído: café da manhã e transporte privado

** O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas, performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.

Equipamentos

O equipamento é uma das partes essenciais para o sucesso de uma expedição. Siga esta lista rigorosamente e nos informe qualquer dúvida. O equipamento será checado pelo guia logo após a sua chegada. Veja a lista por partes:

Cabeça
  • Boné ou chapéu

    Um boné ou chapéu para proteger do sol

    Quantidade: OPCIONAL
    Comprar
  • Gorro

    Gorro de lã ou polartec é muito útil nos dias frios

    Quantidade: 1
    Comprar
  • Óculos para montanha

    Categoria 3 ou 4 – com proteção lateral ou que cubra todo o rosto.

    Quantidade: 1
    Comprar
  • Protetor labial e solar

    Precisamos um protetor de pelo menos FPS 30. Pode ser comprado em qualquer farmácia local.

    Quantidade: 1
  • Lanterna de Cabeça

    Lanterna de LED ou foco, à pilhas. Preferencia para lanternas com mais de 120 lumens.

    Quantidade: 1
    Comprar
  • Pilhas

    AA ou AAA dependendo de sua lanterna. Considere levar um jogo de pilhas de lithium para o dia de cume.

    Quantidade: 1 troca
    Comprar
Tronco
  • Blusa fleece ou polartec

    A blusa de fleece, polartec ou similar é usada sozinha ou em conjunto com um sistema de vestimenta ideal que leva uma camiseta de tecido transpirável por baixo e uma jaqueta de goretex por cima. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”.

    Quantidade: 1
    Comprar
  • Blusa segunda pele

    Para alta montanha e lugares frios, dê preferência a roupas grossas. Para ver opções de blusas segunda pele  clique em comprar.

     

    Quantidade: 1 ou 2
    Comprar
  • Jaqueta Anorak

    Uma boa jaqueta corta vento de tecido respirável. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”.

    Quantidade: 1
    Comprar
  • Camisetas

    Camisetas sintéticas de manga longa ou curta. Para ver modelos unissex clique em  “Comprar”.

     

    Quantidade: 3 ou 4 (prefira manga longa)
    Comprar
  • Jaqueta de plumas fina

    Para as noites ou dias frios

    Quantidade: 1
  • Poncho para chuva

    Para proteger você e sua mochila nos dias chuvosos

    Quantidade: 1
    Comprar
Mãos
  • Luvas de segunda camada

    Luvas leves de fleece ou polartec para dias frios ou com vento

    Quantidade: 1 par
    Comprar
Pernas
  • Calça de Trekking

    Calça de trekking de tecido leve, preferencialmente calças bermuda. Para ver modelos unisex clique em comprar.

    Quantidade: 2 ou 3
    Comprar
  • Calça segunda pele

    Para alta montanha e lugares frios, dê preferência a roupas grossas. Para ver opção masculina clique em comprar.

    Quantidade: 1
    Comprar
  • Calça Anorak

    Uma calça de goretex ou similar será usada caso você tenha contato com neve ou mesmo baixo chuva em altitude baixas.

    Quantidade: 1
    Comprar
Pés
  • Bota de caminhada

    Botas de caminhada de qualidade e em bom estado. Devem ser à prova d’água e de preferência, já amaciadas.

    Para ver botas unisex clique em “Comprar”.

    Quantidade: 1 par (amacidas)
    Comprar
  • Crocs ou chinelo

    Par de crocs, chinelos ou sandálias para descansar os pés enquanto estamos na base.

    Quantidade: 1 par
    Comprar
  • Compeed para bolhas

    É um tipo de “pele artificial” para cobrir a pele em caso de bolhas. É a maneira mais eficaz para o tratamento de bolhas

    Quantidade: 1
  • Meias de Trekking

    Há vários tipos de meias de trekking. Elas são muito importante para não dar bolhas nos pés.

     

    Quantidade: 4 ou 5 pares
    Comprar
Diversos
  • Bastão de Trekking

    Ele dá mais estabilidade em terreno solto, em gelo duro ou mesmo em neve.

     

    Quantidade: 1 ou par
    Comprar
  • Cadeado

    Para fechar a mala durante o transporte

    Quantidade: 1
    Comprar
  • Garrafa para água

    Garrafas de um polímero duro e boca larga. Existem os camelbacks mas dependendo da altitude o cano congela e tem que ter cuidado para o manuseio, para não deixar vazar. Mas são ótimo para hidratação sem precisar parar.

    Quantidade: 2 litros
    Comprar
  • Duffel Bag

    Saco do tipo “marinheiro”. Este deve ser resistente e impermeável. Recomendamos 90 a 120L. Usamos este saco para transportar seu equipamento. Se seu equipamento é transportado em animais de carga ou veículos, pode sofrer algum tipo de dano ou molhar.

    Quantidade: de pelo menos 80 litros
    Comprar
  • Gel de carboidrato

    Gel para ajudar a grande perda de energia no final da expedição

    Quantidade: 3
    Comprar
  • Kit higiene pessoal

    Sabão, escova de dentes, pente, toalha, etc

    Quantidade: 1
  • Mochila

    Veja qual se adapta à sua expedição.

    Quantidade: de pelo menos 35 litros
    Comprar
  • Medicamentos para altitude

    Os guias do GentedeMontanha.com já contam com complexos kits de primeiros socorros, no entanto seria ótimo que cada um conte as drogas mais básicas durante a expedição.

    Em montanhas de altitude precisamos que você tenha além de qualquer medicamento pessoal, uma cartela dos seguintes medicamentos:

    Ibuprofeno – É o único anti-inflamatório capaz de combater a dor de cabeça de altitude
    Loperamida – controle de diarréia

    Quantidade: Kit
  • Saco de dormir

    Em montanhas de altitude preferimos os sacos de pluma de ganso.

    Quantidade: de 0ºC (temperatura de conforto)
    Comprar
  • Saco estanque

    Ajuda a manter suas coisas organizadas e secas. Não opte por sacos de lixo, eles rasgam muito facilmente. Estes sacos serão utilizados para embalar todas as roupas e utensílios que irão na mochila.

    Quantidade: 1
    Comprar

Perguntas frequentes

Em que hotel ficaremos em Kathmandu? Quanto custa a diária extra?

Ficaremos no belo hotel Norbulinka em Thamel, Kathamandu. O hotel 3 estrelas tem um generoso café da manhã servido entre 7am e 10am e tem WiFi em todos os quartos. A diária custa 48 dólares para cada quarto duplo, de casal ou simples.

Não quero compartilhar meu quarto com ninguém, posso ficar sozinho no hotel?

Sim, claro! No entanto você será cobrado pelas diárias em quarto duplo e não poderá usar as suas noites grátis que incluímos no pacote. O motivo é que se você ficar sozinho em seu próprio quarto, outra pessoa também terá que ficar sozinha em outro quarto. A diária custa 48 dólares.

Quero chegar antes para conhecer Kathmandu, devo reservar o hotel?

Não se preocupe. Só precisamos saber o seu voo de chegada. 

Não quero ficar no hotel da expedição, posso ficar em um outro hotel que eu escolher?

Sim, no entanto não podemos nos responsabilizar pelo transporte de ida/volta do aeroporto ao seu hotel. Os encontros que faremos para jantas, reuniões e tours na cidade, partirão do hotel da expedição e não de outro hotel.

Posso tomar banho em todos os dias do trekking? Não consigo ficar sem banho!

Você pode tomar banho todos os dias com excessão de 1 ou 2 dependendo da disponibilidade de gás ou energia solar nos refúgios. Os banhos não estão incluídos no pacote e custam de 300 a 600 rúpias (3 a 6 dólares). Normalmente não há banhos em Lobuche ou GorekShep.

Quanto equipamento vou ter que carregar? Será que eu consigo?

Você só vai ter que levar uma mochila com a sua jaqueta ou capa e chuva, água, lanche de trilha, câmera de fotos, luvas, protetor solar, óculos escuros, bastão de trekking e uma blusa. No total isso normalmente não passa de 5 kg mais o peso da mochila.

Todo o equipamento de grupo (pratos, comida, talheres, etc) vai ser adquirido, montado, limpo e carregado pelos guias e carregadores. Você não vai ter que carregar nenhum destes. Se você achar que não vai conseguir carregar o equipamento, pode facilmente contratar um carregador extra. Este deve ser pedido com antecedência.

Já o duffel (marinheira) pode pesar até 15kg por pessoa. Este é o limite estipulado pelo parque nacional para cada carregador. 15kg é mais do que o suficiente para o equipamento que você precisa para o Trekking.

Existe um limite de peso no vôo de Kathmandu para Lukla?

Durante o vôo de Lukla você consegue embarcar com 10 kg no Duffel Bag, e 5 kg como bagagem de mão. Depois poderá colocar novamente 15 kg no Duffel para ir com a sua mochila praticamente leve, so com os itens necessários para o dia de caminhada.

10kg é peso de sobra para fazer o trekking. No entanto se você exceder esse peso (1okg do duffel ou 5kg da mala de mão), terá que pagar o excesso de 300 rúpias por quilo (aprox. 3 dólares por Kg).

Preciso de visto para entrar no Nepal?

Brasileiros não precisam pedir visto antecipadamente para ir ao Nepal. Podemos pedir o visto após chegar no aeroporto de Kathmandu. O passaporte deve ser o original, estar válido por no mínimo 6 meses e ter pelo menos uma página em branco. Será necessário que você leve 2 fotos 3×4 para para o visto e para a permissão do trekking. Para realizar o trekking precisamos de um visto de 30 dias pois 15 dias não são suficientes. O procedimento é o seguinte:

  • Ao chegar em Kathmandu você deve pegar um Immigration Form e preencher todos os detalhes em inglês.
  • Você vai ter que ir para as máquinas onde diz “Request Visa”. Nela você vai ter que preencher detalhes sobre a sua estadia, escanear o seu passaporte e tirar uma foto do seu rosto. Isso tudo leva em torno de 5 minutos. Após a conclusão do trâmite, a máquina vai imprimir um recibo de confirmação.
  • Caso a máquina não funcione, você vai precisar fazer tudo manualmente e preencher um formulário 30 Day Visa manualmente. Neste caso você vai precisar de 1 foto 3×4.
  • Com o recibo você vai ao caixa “Cashier” (localizado ao fundo na esquerda), levar o recibo e pagar o visto que custa 40 dólares.
  • Com o recibo do visto, o recibo do pagamento, o immigration form e seu passaporte, você vai se dirigir ao controle migratório que diz “30 day visa” e mostrar toda a papelada. Eles vão colar o visto no seu passaporte e carimbar.
  • Pronto! Bem vindo ao Nepal!

O que vou encontrar no Nepal?

O antes relativamente misterioso Reino do Nepal hoje é o paraíso dos montanhistas e praticantes de trekking. Kathmandu, sua capital e maior cidade, é hoje uma espécie de praça do mundo. A cidade cresceu tanto e de forma tão caótica que espalhou se por todo o caldeirão do vale Kathmandu, listado como patrimônio da humanidade pela Unesco. Na alta temporada é fácil esbarrar com alpinistas poloneses, italianos, coreanos e americanos em seus restaurantes, bares e cyber-cafés.

Lembramos que o Nepal é um lugar um tanto pitoresco, bem diferente do Brasil. O novo governo só tem 10 anos e o país está bem desorganizado ainda mais depois do terremoto. As pessoas não pensam como os brasileiros e não tem o imediatismo que muitos brasileiros têm. Em muitos casos vão acontecer coisas inesperadas ou que vocês nem imaginariam. Há 34 castas no Nepal, há dezenas de idiomas completamente diferentes dos outros, há 4 calendários… Costumamos dizer T.I.N. (This Is Nepal), por ser um lugar tão diferente. Para ter uma ideia, o fuso horário deles tem 45 minutos a mais em vez de uma hora. Enfim, não queremos desanimar ninguém, ao contrário, queremos dizer: RELAXE e ADAPTE-SE! Costumamos dizer que no Nepal, no final, tudo se acerta e funciona!

Posso deixar coisas no hotel em Kathmandu? E nos outros lugares?

Sim! Você pode deixar o que quiser no hotel em Kathmandu. É só deixar tudo bem guardado em alguma mala ou sacola. Já durante o trekking, você pode deixar coisas em Namche Bazar, GorekShep e Lobuche.

Qual a companhia aérea devo usar para chegar em Kathmandu?

Não há voos diretos entre Brasil e Nepal, sendo necessário fazer escalas em outros países. Recomendamos você ir para o Nepal utilizando o menor número possível de empresas aéreas para diminuir a chance de perda de equipamentos. Há 3 maneiras de chegar no Nepal:

Via Europa: Passando por Hubs como Frankfurt (Lufthansa), Paris (Air France), Londres (British). Quase todas estas opções param ainda em Nova Delhi antes de chegar em Kathmandu.

Via Oriente Médio: Passando por Istambul (Turkish Airlines), Dubai (Emirates + Air Dubai), Doha (Qatar Airways – Precisa de visto).

Via África: Passando por Addis Abeba (Ethiopian), Casa Blanca (Royal Air Marroc). Estas opções ainda param em Nova Delhi.

Lembrando que é possível fazer stoppover em todas estas escalas, o que te permite conhecer um país a mais em sua viagem. No entanto atente-se ao fato de que para a Índia e Qatar é necessário ter visto!

Caso queira ajuda para comprar a passagem e fazer stoppover, entre em contato e poderemos indicar uma agência para fazer a compra da passagem.

Preciso de visto para transitar no Qatar (no caminho para Kathmandu)?

Brasileiros em trânsito inferior a 08 horas, sem sair da área de trânsito do aeroporto, não precisam de visto de entrada. Caso queira sair do aeroporto, deverá obter o visto de turismo através do hotel, antes da saída do Brasil.

IMPORTANTE:

– Não existe emissão de visto na chegada no Qatar. O visto deve ser obtido antes da saída do Brasil.
– Aconselha-se que o passaporte tenha validade mínima de 06 meses

Que documentos preciso para este trekking?

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses
  • 2 fotos 3×4 coloridas
  • Certificado de febre amarela
  • Seguro de viagem/resgate

Preciso mesmo de uma vacina de febre amarela?

Sim! É obrigatório ter a vacina de febre amarela! É um tanto arriscado permanecer em regiões como aquela sem estar vacinado contra febre amarela. Além disso você deveria ter repelente de mosquitos para minimizar qualquer contaminação (regiões baixas como Kathmandu)

Se você não tem a vacina, pode ser vacinado em qualquer posto de saúde no Brasil e com o certificado de vacinação, vai precisar comparecer à um posto da Anvisa nos principais aeroportos brasileiros, e trocar a carteirinha local de vacinação por uma internacional. O processo todo é gratuíto. Lembre-se de tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da expedição pois esta pode dar reações.

Há comunicação na montanha?

Levamos um telefone satelital e além disso levamos um SPOT para atualizar o Facebook do GentedeMontanha.com diariamente. Fora isso temos rádios VHF para a comunicação entre os guias.

Haverá um telefone satelital na expedição e o número será passado para o nosso pessoal em terra para qualquer emergência que as suas famílias tiverem. Tentamos usar ele SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS. No entanto pode ser usado por outros motivos e a ligação custa mais ou menos US$3/minuto.

Celulares brasileiros funcionam com roaming no Nepal, porém só com uma das redes locais. CUIDADO para a sua empresa de celular não cobrar o uso de 3G no exterior. A VIVO por exemplo, cobra R$29.99 por dia de uso de 3G em modo roaming no exterior. O hotel tem WiFi. No trekking no entanto não haverá sinal de celular fora algumas excessões.
Consigo comprar um chip para o meu celular no Nepal?
Sim! Recomendamos você comprar um da empresa Ncell. Com 500 rúpias (equivalente a 5 dólares), é mais do que suficiente para você usar internet e ligar dentro do Nepal. Para adquirir o chip, custa 3 dólares e você tem que comparecer no escritório da Ncell em Thamel com uma foto 3×4 e seu passaporte para fazer o cadastro. O escritório fica aqui: Mapa
Tem como vocês avisarem a minha família sobre como estou?

Claro! Melhor ainda! Nós temos um Blog que é atualizado todo dia! Sempre postamos fotos e textos do andamento da expedição. Por favor visite a nossa página de Facebook e confira a quantidade de posts.

Ouvi falar que o EBC é um trekking longo, é verdade?

O Trekking ao Acampamento Base do Everest é LONGO. Aproximadamente 110 km ida e volta. Você vai caminhar em media dias mais curtos com até 3 horas de caminhada e dia mais longo com até 7 horas de caminhada.

Tem eletricidade durante o trekking para carregar minha câmera ou telefone?

Sim e não! Dependendo do refúgio, você terá chance de carregar a bateria (ligado à uma tomada 220v alimentada por um carregador solar) ou podemos carregar telefones e baterias com fonte USB usando o nosso próprio carregador solar. Mas tudo isso depende da quantidade de sol que temos na montanha. Uma carga de telefone normalmente custa de 200 a 600 rúpias por carga (2 a 6 dólares).

E se eu abandonar ou desistir da expedição?

Se você desistir da expedição enquanto você ainda está no Brasil é possível recuperar parte do seu investimento. Entre em contato para saber mais.

Se você desistir da expedição em Kathmandu, antes de ir à montanha, você pode continuar usufruindo dos serviços que lhe brindamos, como transporte e hotel (somente 4 noites de hotel em Kathmandu). No entanto não podemos devolver o dinheiro que você investiu pois toda a logística já vai estar contratada.

Se você desistir durante a expedição, você vai ter que arcar com os custos de transporte e estadia individuais. Todo aquele que deixar a expedição por motivos pessoais ou de saúde, deve arcar com os seus próprios custos.

Qual é a filosofia do Gente de Montanha?

Aceitamos mulheres e homens de qualquer idade, experiência ou ambição. Pedimos aos membros das nossas expedições que tenham paciência, respeitem as decisões do líder e que jamais subam ou desçam sozinhos sem a aprovação do líder.

Lembre-se que você não vai estar pagando uma empresa para levar você para um cume. Você está pagando profissionais do montanhismo com anos de experiência para conduzir você na subida de uma montanha e descer da forma mais segura possível. Por isso sempre focamos muito na aclimatação e segurança.

Nosso roteiro pode parecer mais lento que o de outras empresas, isso é devido à segurança que isso proporciona e também à sua maior chance de atingir o cume.

Quanto dinheiro preciso levar?

Uma vez que deixamos Kathmandu, todos os gastos são cobertos por nós com excessão de banhos, bebidas (refrigerantes, cervejas etc), lembranças, etc. Você precisa de dinheiro para alugar equipamento, comprar o que falta e para pagar por comida. Recomendamos a quantia de U$ 800 em moeda americana. Lembre-se de levar mais se você é daqueles que gosta de comprar muitas lembrancinhas ou precisa alugar muito equipamento.

Além disso você vai precisar cobrir gastos básicos como visa, jantares, almoços, e outras coisas. Realizamos a troca de moedas nas ruas de Thamel (centro turístico de Kathmandu), vamos levar vocês à uma casa de câmbio conhecida. Não recomendamos trocarem os dólares no aeroporto pois a taxa é muito alta. Para o equipamento talvez você precise mais.

Cartões de crédito podem não funcionar no Nepal devido às limitações dos bancos brasileiros. Não esqueça de habilitar seu cartão para débito/crédito internacional antes de sair do país. Recomendamos você ter todo o seu dinheiro em dólares para evitar qualquer tipo de problema com bancos.
Uma estimativa de gastos:
– Visto 40 USD
– Almoços e Jantares em KTM 12 x 8 = 96 USD
– 4 banhos na trilha (média) = 25 USD
– Aluguel/compra equipamentos (média) = 200 USD
– Gorjetas = 75 USD
– Outros gastos =  360 USD
TOTAL 800 USD

Porque a gorjeta não é incluída no custo?

No Nepal, é costume dar uma gorjeta pré-estabelecida ao staff que trabalhar conosco na montanha. No entanto por não sabermos o número exato de clientes com antecedência, não podemos planejar o valor exato final. Normalmente cada pessoa gasta 75 USD nas gorjetas.

Posso pagar os equipamentos com cartão de crédito?

Sim e não. Recomendamos você desbloquear o seu cartão para pagamentos internacionais antes de sair do Brasil. Além do IOF de 6.8%, há uma cobrança de 5% de impostos locais. No entanto cartões brasileiros são tão repletos de restrições que recomendamos você ter dinheiro em dólares para evitar qualquer transtorno.

Qual é o treinamento que preciso para esse trekking?

Recomendamos você começar a treinar pelo menos 3 meses antes, dependendo do seu estado físico. Exercícios aeróbicos como corrida e bicicleta. O ideal é pedir para um profissional da educação física que lhe recomende um bom programa de treinamento aeróbico. Um exercício também muito eficiente é percorrer trilhas com uma mochila. CUIDADO com as lesões! Já tivemos alguns casos de clientes que treinaram demais e acabaram se lesionando.

Qual é a experiência que preciso para participar desta expedição?

Para trekking EBC recomendamos ter experiência em caminhadas de mais que um dia assim o montanhista já vem familiarizado com técnicas de acampamento uso de mochilas, etc. Você não estará escalando uma montanha mas estará em uma altitude bem grande! Recomendamos ter realizado trekkings com duração maior que 2 dias mesmo que não seja em grandes altitudes. Só não se esqueça de caprichar bem no treinamento. Conte-nos sobre sua experiência em montanha.

Posso alugar equipamentos no Nepal?

No dia de chegada, um dos guias vai checar o equipamento de cada membro do trekking um a um, assim podem conferir juntos caso esteja faltando algo. Você pode deixar coisas no hotel sem problemas enquanto estiver fora de Kathmandu. No primeiro dia teremos uma reunião e falaremos sobre todos os detalhes do trekking assim todos estamos na mesma frequência! No segundo dia vamos visitar algumas lojas onde é possível alugar equipamentos.
Queremos lembrar que se você precisar comprar algo ainda dá tempo de pedir na Loja Alta Montanha (http://lojaam.com.br) que fica em Curitiba. Eles são muito bons em mandar o equipamento rapidamente para qualquer parte do Brasil! Isso fica bem em conta e dependendo do que for, fica até mais barato do que fora do Brasil. Em Kathmandu há diversas opções para comprar os equipamentos que precisar. Cuidado pois há muitas coisas falsas. Vamos comprar equipamento juntos se você precisar de algo.
Confira a lista de equipamentos necessária antes de comprar qualquer coisa.

Como é o clima no Nepal?

Nessa região de montanhas temos uma variação grande de temperatura dependendo da altitude onde estamos que estivermos. Em Kathmandu, a temperatura será agradável durante o dia, ao redor de 24 graus, caindo um pouco a noite. Durante o trekking, temos temperaturas agradáveis para caminhar durante o dia, mas ao cair do sol fará bastante frio principalmente nos locais mais altos, quando podem chegar a menos 10 graus durante a noite.

E se eu tiver uma dieta especial?

Avise com antecedência e lembre o nosso guia sobre a sua restrição alimentar.

Onde vou dormir durante a expedição?

Em Kathmandu você terá 4 noites no hotel 3 estrelas Holy Himalaya com um generoso café da manhã. Os quartos são compartilhados por cada 2 ou 3 membros da expedição. Ficará em pousadas/hotels com quartos básicos durante todo o trekking.

Existe água no trekking?

Água é uma dificuldade do roteiro, mas nos fornecemos água para seu consumo e a noite fornecemos bebidas quentes. Todas as manhãs você vai poder carregar os seus cantis/garrafas com água tratada para as horas de trekking na manhã. O mesmo poderá ser feito no almoço, e você terá mais 2 ou 3 litros para a tarde.

E se eu tiver um problema de saúde?

O nossos guias possuem uma extensa experiência em medicina de montanha, podem recomendar e resolver a maioria dos problemas que você pode chegar a ter. Eles tem um kit médico bem diversificado e podem tratar da maioria dos problemas gastrointestinais, doenças de altitude, alergias e traumas que você pode ter durante o trekking. Em Namche Bazar e em Pheriche existem hospitais que podem tratar qualquer problema simples ou mesmo os graves.

E se eu precisar de um resgate?

Resgates podem ser feitos de helicóptero desde alguns pontos específicos na montanha. Estes são um tanto complexos mas podem ser feitos por algum dos pilotos que conhecemos e trabalham na região. Estes resgates são extremamente caros e é imprescindível que você tenha seguro. Os resgates feitos pelos responsáveis no Everest estão incluídos na permissão que nós pagamos ao parque. Resgates de helicóptero não estão incluídos. Recomendamos você contratar a Global Rescue já que se trata da melhor empresa de resgates capaz de realizar resgates mesmo no Nepal. Saiba como funciona: ENTENDA O NOSSO SISTEMA DE RESGATES E PREVENÇÃO DE RISCOS.

Onde vamos ao banheiro no trekking?

Durante todo o trajeto você vai poder ir em banheiros nos estabelecimentos onde dormiremos, chamados de lodges e nos locais que pararmos para almoçar.

Qual a temperatura que o meu saco de dormir deve aguentar?

Recomendamos uma saco de dormir com temperatura confortável de -0ºC. Lembrando que a temperatura noturna desta região no verão pode chegar aos -20º do lado de fora. No entanto estaremos dormindo em pousadas e a temperatura no interior dos quartos das pousadas mais altas dificilmente diminui mais que 0ºC.

PRESTE ATENÇÃO pois a temperatura EXTREMA do seu saco de dormir e a temperatura de CONFORTO é outra coisa!

Mapa

Custo

O investimento total do trekking é de USD 4200

* Para pagamento parcelado no cartão de crédito ou depósito, perde-se o desconto (Custo USD 4.725)

O que está incluído:

  • Líder brasileiro
  • Sherpas assistentes (1 sherpa para cada 3 ou 4 trekkers)
  • Ajuda para compra ou aluguel de equipamentos em Kathmandu
  • Transporte do aeroporto para o hotel e vice-versa
  • Permissões de trekking no Parque Nacional Sagarmatha
  • Banho quente durante todo o trekking
  • Tomadas elétricas durante todo o trekking
  • Todas as noites de hotel descritas no itinerário em hospedagem 4 estrelas com café da manhã em Kathmandu – os quartos são compartilhados por cada 2 membros da expedição
  • Vôo ida e volta para Lukla
  • Vôo de descida de Lobuche em helicóptero
  • Pousadas em Lukla, Monjo, Namche e Dingboche: com tomada, banheiro no quarto e água quente
  • Pousadas em Tengboche, Lobuche e Gorekshep são as melhores da região, porém são mais básicas
  • Transporte de até 20 kg de carga durante todo o trekking
  • Uso de qualquer equipamento de emergência como oxigênio, remédios e qualquer instalação médica disposta pela expedição
  • Café da manhã, almoço e jantar em todo o trekking (detalhes no itinerário)

O que não está incluído:

  • Passagem aérea desde o Brasil
  • Quarto individual
  • Equipamentos pessoais de trekking
  • Vistos necessários e passaporte (responsabilidade de cada participante)
  • Devolução de dinheiro em caso de abandono
  • Seguro de viagem
  • Custos de excesso de peso para cargas com (mais de 15kg no trekking e mais de 10kg no vôo interno)
  • Almoços e jantares em Kathmandu
  • Reembolso em caso de perda de equipamento por roubo ou fenômenos climáticos
  • Bebidas que não foram autorizadas pelo líder da expedição nas pousadas (refrigerantes, cervejas, etc)
  • Gorjetas
  • Teste PCR

Opcionais

Requisitos

Os requisitos para que você possa participar desta expedição são:

  • Seguro de resgate – Contrate a GLOBAL RESCUE aqui – ou 2000 USD para pagar um resgate aéreo;
  • Preencher a ficha de inscrição e ter ela aprovada pelo guia;
  • Ter um vôo flexível caso necessário mudar por condições de mau tempo;
  • Passaporte válido por pelo menos 6 meses após a data da expedição com pelo menos 1 página em branco;
  • Atestado médico de boa saúde física;
  • Experiência em Trekkings de várias jornadas com acampamento (obrigatório);
  • Um bom treinamento cárdio-vascular;
  • Vontade de se divertir;
  • Fechar o número mínimo de participantes;
  • Ler todas as informações disponíveis no website.
Dificuldade técnica: Técnicas complexas

_

Experiência em Altitude: Em montanhas de 5000m

_

Preparação Cárdio-vascular: Boa

_

Parcerias

Abrir a conversa
Fale por Whatsapp!