Mais informações ao meu e-mail
Seu nome (obrigatório)
Seu e-mail (obrigatório)
Copiar amigos (separar emails por vírgula)
[anr_nocaptcha g-recaptcha-response]
Aceito receber notícias de futuras expedições, cursos ou viagens
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Travessia Serra Fina – R$ 1.400,00 (desconto especial)
Estamos em quarentena e aguardando a normalização após a Pandemia do COVID19. Essas datas são apenas previstas, mas o trekking ainda não está confirmado!
SERRA FINA INTERDITADA EM DECORRÊNCIA DO INCÊNDIO FLORESTAL!
A Travessia da Serra Fina, está localizada entre as cidades de Passa Quatro e Itamonte na Serra da Mantiqueira na divisa de Minas Gerais com São Paulo é um dos trekkings mais belos do Brasil. Percorre as mais altas montanhas da Serra da Mantiqueira em paisagens de campos de altitude, muita natureza e visuais deslumbrantes.
Na década de 1990, este trekking ficou conhecido como sendo a “travessia mais difícil” do Brasil. Isso por que não havia tanta gente percorrendo o caminho e a vegetação era mais densa. A consolidação da trilha facilitou em muito a caminhada de 36 km e hoje ela não ostenta mais esta fama, mas está longe de ser fácil.
A trilha percorre a crista de montanhas, subindo e descendo algumas das mais altas montanhas do Brasil, como o Pico do Capim Amarelo (2491m), Pedra da Mina (2.798m – quarto mais alto do país), Pico dos Três Estados (2.656m) e Cupim de Boi (2.543m). Há por isso pouca opção de água, sendo necessário carregar o precioso líquido que deixa a mochila mais pesada.
Por conta da distancia a ser percorrida, os vários sobes e desces e o peso da mochila, a Serra Fina é muito exigente fisicamente sendo necessário preparo físico e experiência. Quem ainda não tem experiência, seria interessante realizar antes a Travessia Baependi x Aiuruoca em Minas Gerais e Agulhas Negras no Rio de Janeiro.
A realização deste roteiro é um ótimo termômetro para quem deseja galgar passos mais largos no montanhismo, realizando trekkings mais difíceis como Marins x Itaguaré, Monte Roraima, Trekking ao Acampamento Base do K2, Trekking ao Acampamento base do Everest, Trekking ao acampamento base do Aconcágua, assim como começar em alta montanha, realizando o Curso de Gelo na Bolívia, Curso de Gelo no Equador, Vulcão Acotango, Nevado San Francisco ou Cerro Plata.
Travessia Serra Fina – 5 dias
ITINERÁRIO:
Distância total percorrida: 27,7km
Altimetria total acumulada: 2432m
Dia 1 – Ida para Itanhandu/MG
Nosso ponto de encontro será em um refúgio de montanha na Cidade de Itanhandu/MG. Caso chegue de ônibus, você precisará chegar na rodoviária de Itanhandu e tomar um taxi até o refúgio onde passará a noite. Incluído: Pernoite em refúgio
Dia 2 – Itanhandu – Acampamento Maracanã
Despertaremos bem cedo e tomamos café da manhã e partimos rumo à toca do Lobo, ponto inicial da trilha. Iremos ascender o Alto do Capim Amarelo, serão cerca de 7 horas de subida contínua. Faremos a transição da mata para os campos de altitude e seguiremos por esta crista até o cume da montanha. Normalmente utilizamos o acampamento Maracanã para passar a noite. Começaremos a preparar o jantar. Incluído: Traslado até a trilha / Café da manhã no refúgio / Jantar / Estrutura de Acampamento
Distância prevista: 6,5km – 7 horas
Altimetria acumulada: 1400m
Dia 3 – Maracanã – Pedra da Mina
Neste dia iremos ascender a quarta montanha mais alta do Brasil, a Pedra da Mina (2.798 m) . Vamos acordar com o raiar do sol, tomar café da manhã e, depois de bem alimentados, vamos desmontar o acampamento e colocar a mochila nas costas. Seguiremos rumo à Pedra da Mina, cruzando vales com capim alto e um charco, sempre seguindo pela crista da montanha. No final, vamos atacar o cume por um trecho de escalaminhada, onde vamos usar as mãos para ganhar terreno. Do alto da Pedra da Mina avistaremos o Parque Nacional de Itatiaia e o Pico das Agulhas Negras, além de dezenas de outras montanhas. Vamos montar acampamento, curtir o pôr do sol e preparar nosso jantar. Caso cume estiver lotado a opção é seguir para o vale do Ruah. Incluído: Café da manhã / Jantar / Estrutura de Acampamento
Distância: 7,5km – 8 horas
Altimetria acumulada: 1.000m
Ponto de água: Cachoeira Vermelha – Antes de subir a Pedra da Mina
Dia 4 – Pedra da Mina – Pico dos 3 Estados
Vamos acordar com o sol raiando, tomar café da manhã e vamos desmontar o acampamento. Seguiremos para o Pico dos Três Estados, a 11ª maior montanha do Brasil, passando pelo vale do Ruah, um vale com capim elefante e o famoso bambuzinho, que segue boa parte da trilha, enroscando na mochila e dificultando a progressão. Cruzaremos um rio para então chegar no lajeado e subir rumo ao Três Estado. Chegando lá, vamos montar acampamento, apreciar o pôr do sol e preparar nosso jantar. Incluído: Café da manhã / Jantar / Estrutura de Acampamento
Distância: 6,5km – 7 horas
Altimetria acumulada: 730m
Ponto de água: Rio Verde – Vale do Ruah
Dia 5 – Pico dos 3 Estados ao Sítio do Pierre / Refúgio Itanhandu/MG
Após nosso café da manhã vamos desmontar o acampamento e descer o Pico dos Três Estados e seguir para o final da trilha. Será um dia de caminhada curto, com muita descida. Chegando ao final da trilha, um transfer estará esperando para nos levar de volta ao refúgio, onde tomaremos um delicioso banho. Colocaremos uma roupa limpa e ficam todos livres para o retorno. Incluído: Café da manhã / Traslado para Itanhandu / Chuveiro no Refúgio
Distância: 10,8km – 7:30 horas
Altimetria acumulada: 385m
Ponto de água: No fim da travessia, já próximo ao Sítio do Pierre
** O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas, performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.
Todos os clientes GentedeMontanha tem desconto na Loja Alta Montanha. Trata-se da loja virtual e Loja física em Curitiba/PR, com mais variedade de equipamentos de montanha no Brasil. Solicite seu cadastro na loja para obter o seu desconto.
O equipamento é uma das partes essenciais para o sucesso de uma expedição. Siga esta lista rigorosamente e nos informe qualquer dúvida. O equipamento será checado pelo guia logo após a sua chegada. Veja a lista por partes:
Gorro
Gorro de lã ou polartec é muito útil nos dias frios
Quantidade: 1Óculos para montanha
Categoria 3 ou 4 – com proteção lateral ou que cubra todo o rosto.
Aprenda a escolher um óculos de montanha para comprar.
Quantidade: 1Lanterna de Cabeça
Lanterna de LED ou foco, à pilhas. Preferencia para lanternas com mais de 120 lumens.
Quantidade: 1Pilhas
AA ou AAA dependendo de sua lanterna. Considere levar um jogo de pilhas de lithium para o dia de cume.
Quantidade: 1 trocaProtetor labial e solar
Precisamos um protetor de pelo menos FPS 30. Pode ser comprado em qualquer farmácia local.
Quantidade: 1Jaqueta Anorak
Uma boa jaqueta corta vento de tecido respirável. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”. Para ver modelos de anoraks femininos, clique aqui.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 1Blusa fleece ou polartec
A blusa de fleece, polartec ou similar é usada sozinha ou em conjunto com um sistema de vestimenta ideal que leva uma camiseta de tecido transpirável por baixo e uma jaqueta de goretex por cima. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”. Para ver modelos de blusas de fleece feminina, clique aqui.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 1Blusa segunda pele
Para alta montanha e lugares frios, dê preferência a roupas grossas. Para ver opções de blusas segunda pele clique em comprar. Segue o link com algumas opções – Blusa Segunda Pele.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 1Camisetas
Camisetas sintéticas de manga longa ou curta. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”. Para ver camisetas dry femininas, clique aqui.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 2 ou 3 (prefira manga longa)Jaqueta de plumas fina
Para as noites ou dias frios
Quantidade: OPCIONALLuvas de segunda camada
Luvas leves de fleece ou polartec para dias frios ou com vento
Quantidade: 1 parCalça de Trekking
Calça de trekking de tecido leve, preferencialmente calças bermuda. Para ver modelos unisex clique em comprar. Para ver modelos de calça de trekking femininos, clique aqui.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 2Calça segunda pele
Para alta montanha e lugares frios, dê preferência a roupas grossas. Para ver opção masculina clique em comprar. Para ver calças segunda pele femininas clique aqui.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Para entender como funciona uma roupa de segunda pele, leia o artigo do site AltaMontanha.
Quantidade: 1Calça Anorak
Uma calça de goretex ou similar será usada caso você tenha contato com neve ou mesmo baixo chuva em altitude baixas. Para ver modelos unisex clique em “Comprar”. Para ver calças impermeáveis femininas, clique aqui.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 1Compeed para bolhas
É um tipo de “pele artificial” para cobrir a pele em caso de bolhas. É a maneira mais eficaz para o tratamento de bolhas
Quantidade: 1Bota de caminhada
Botas de caminhada de qualidade e em bom estado. Devem ser à prova d’água e de preferência, já amaciadas.
Para ver botas unisex clique em “Comprar”. Para ver opções de botas femininas, clique aqui.
Leia artigo que explica como comprar uma bota de trekking.
Quantidade: 1 parMeias de Trekking
Há vários tipos de meias de trekking. Elas são muito importante para não dar bolhas nos pés.
Leia o artigo no AltaMontanha e veja qual meia de trekking comprar.
Quantidade: 2 ou 3Bastão de Trekking
Ele dá mais estabilidade em terreno solto, em gelo duro ou mesmo em neve.
Veja qual bastão de trekking comprar em artigo do AltaMontanha.
Quantidade: 1 ou ParSaco de dormir
Em montanhas de altitude preferimos os sacos de pluma de ganso. Saiba mais sobre plumas de ganso
Leia artigo sobre saco de dormir e aprenda como escolher um saco de dormir para comprar.
Quantidade: de -5C (temperatura de conforto)Saco estanque
Ajuda a manter suas coisas organizadas e secas. Não opte por sacos de lixo, eles rasgam muito facilmente. Estes sacos serão utilizados para embalar todas as roupas e utensílios que irão na mochila.
Quantidade: 1 ou sacos de lixoIsolante térmico
Em Montanhas de Altitude utilizar 2 isolantes térmicos para seu conforto e segurança. Se o seu isolante for inflável, será obrigatório você ter um isolante de espuma (EVA) para diminuir a chance que este fure
Quantidade: 1Cantil ou garrafa
Cantil ou garrafa (pode ser PET) para hidratação durante o percurso
Quantidade: 4 litrosGel de carboidrato
Gel para ajudar a grande perda de energia no final da expedição
Quantidade: 2Kit higiene pessoal
Sabão, escova de dentes, pente, toalha, etc
Quantidade: 1Repelente
1 repelente contra os insetos que podem transmitir doenças e causar alergias.
Quantidade: 1Mochila
Veja qual se adapta à sua expedição.
Leia este artigo e saiba como escolher uma mochila de montanhismo.
Quantidade: Mínimo 55 litrosSnacks
Salgadinhos, doces, etc. Comida pronta para complementar os dias da expedição. Em montanhas de altitude não se preocupe com as vitaminas ou proteínas já que é tão difícil digerir esse tipo de comida. Toda essa comida pode ser comprada num mercado local.
Quantidade: 500grPreciso carregar comida e barracas na travessia que vocês organizam? Não. Todo o equipamento de grupo é transportado e montado pelos nossos guias. Você só precisa carregar o equipamento pessoal. E se achar que não dá conta, podemos organizar um carregador para levar as suas coisas pessoais. Vamos pernoitar em um refúgio em Itanhandu/MG no primeiro dia. Normalmente utilizamos o Refúgio Rosetal, na saída da cidade. Depois dormiremos em barracas em campings selvagens, em barracas para 2 pessoas. Para quem for de ônibus, deverá ir para a rodoviária de Itanhandu/MG e de lá ir de taxi até a pousada onde nos reuniremos para a partida. Para quem for de carro, podemos nos encontrar no Refúgio Rosetal em Itanhandu. A Serra da Mantiqueira é um local com um micro clima único e por conta disso estaremos monitorando a previsão e se ela for positiva seguiremos viagem. Caso contrário a mesma será cancelada e transferida para outra data posterior. O período de maio a agosto é um período ideal de de boas condições de tempo, tendendo a ser bastante seco o que facilita muito a logística ao não haver tantas chuvas. Incluímos equipamentos de uso coletivo, como barracas e equipamentos de cozinha. Além disso, levaremos kits de primeiros socorros. Os equipamentos individuais como jaquetas, bota, mochilas podem ser adquiridos com um desconto de 10% (a vista) na Loja AltaMontanha.com Não, pois é trekking muito longo e exigente fisicamente. Caso tenha um grupo, mande uma mensagem para a gente. Podemos ver uma condição legal para você. Sim. Seu carro poderá ficar guardado com segurança no refúgio em Itanhandu/MG. Antes da viagem, vamos criar um grupo de whatsapp assim todos os nossos clientes conseguem se organizar para chegar em Itanhandu – MG. Todos os guias terão celulares que funcionam. Todos receberão estes números no e-mail de briefing da viagem dias antes da partida. O cardápio é definido com as informações descritas na ficha médica. Portanto, se você é vegetariano, não se preocupe, temos as opções para todo mundo comer. O lanche de trilha será preparado pelos guias e é algo leve, que reponha as energias e que seja de fácil preparo, como chocolates, isotônicos, sanduíches e grãos. Colocamos também algumas frutas, como maçãs e pêras. Aceitamos aventureiros entre 16 a 65 anos de idade nesta viagem. Consulte ante qualquer dúvida. É importante que você já tenha feito trilhas com mais de 6 horas de duração, com boa inclinação. É imprescindível que não tenha fobia de altura, pois passamos por alguns trechos bem expostos à altura.Você deve estar muito bem treinado fisicamente e ter um bom equipamento (mochila, botas,…). Não tem problema, preencha a ficha médica e coloque as tuas restrições alimentares e nós damos um jeito no cardápio para você.
A prioridade é a segurança. Mesmo com algumas condições adversas, podemos fazer a travessia, mesmo com chuva. Caso haja uma previsão de chuva advinda de frente fria, o passeio será cancelado e transferido para outra data. Se o participante não puder participar na nova data, o dinheiro será devolvido.
[/expand]Tem água para consumo durante a travessia? A água na Serra Fina é um pouco escassa! Por isso em alguns momentos você irá transportar 4 litros de água, pois durante a travessia temos apenas 3 pontos de água.
O investimento total na travessia é de R$ 1.400,00 (desconto especial)
* Para pagamento parcelado no cartão de crédito ou depósito > R$ 1.650
* Confira as condições de pagamento para obter o desconto especial
* Consulte a nossa política de cancelamento
O que está incluído:
O que não está incluído:
Os requisitos para que você possa participar desta expedição são: