Serra do Mar do Paraná

Mais informações ao meu e-mail

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Copiar amigos (separar emails por vírgula)

    [anr_nocaptcha g-recaptcha-response]

    Aceito receber notícias de futuras expedições, cursos ou viagens

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sobre

    Trekking de 1 dia – R$ 500 (desconto especial)

    Trekking de 2 dias – R$ 900 (desconto especial)

    Caso tenha uma data especial, entre em contato.

    Trabalhamos para concretizar seu sonho de aventura com você, também estamos com saudade das montanhas e de sentir novamente o contato com a natureza e respirar ar puro, pois estávamos paralisados desde março, mas o momento ainda é de cautela.

    Apesar da flexibilização das regras de distanciamento social em alguns locais, 18 Unidades de Conservação Estaduais foram reabertas no dia 15 de agosto no Paraná, mas com capacidade reduzida, uso obrigatório de máscara, álcool gel e medição de temperatura. Existem restrições para realizar as atividades na região da Serra do Mar paranaense e a retomada será gradual, vamos respeitar os protocolos e atender de maneira privada com pequenos grupos familiares e individualmente.

    Alguns parques onde atuamos estão reabrindo e optamos por realizar atividades de guiada em datas alternativas, vamos priorizar atividades durante a semana, pois as montanhas são muito procuradas nos finais de semana, e as restrições limitaram o número de visitantes em 50% da capacidade dos Parques.

    Planejamos realizar as nossas aventuras, com segurança e responsabilidade, e estaremos atendo para manter a preservação dos locais que tanto amamos!

    *Respeitaremos as restrição de horários e limite de visitantes.

    *Não é possível realizar acampamento nestes locais.

    *Ainda estamos na Pandemia, atenderemos com todos os cuidados necessários para minimizar os riscos de contágio.

    Devido a restrição de horário não é adequado realizar o Trekking ao Pico Paraná, a montanha mais alta da Região Sul do Brasil. Na Serra do Ibitiraquire, em Campina Grande do Sul, é uma região incrível para quem deseja belas paisagens e desafios, sugerimos outras montanhas que circundam essa região e são montanhas com belos visuais, como o Caratuva, o Ferraria, Taipabuçu, Tucum, Camapuã, Ciririca e Agudo da Cotia, com trilhas diferentes níveis de dificuldade.

    Sugerimos Trekking de 1 dia de caminhada como:

    Morro Tucum + Camapuã

    Dentre os muitos picos da Serra do Mar, destacamos o Camapuã (1.706m) e o Tucum (1.720m). A trilha é mais leve no início e com dificuldade moderada e mais exigente fisicamente no final, cruzamos o rio e caminhamos por uma trilha na floresta atlântica com sombra e tem um trecho mais aberto com rampa de pedra, a chegada no cume vai surpreender com um lindo visual das montanhas da região, e você poderá avistar o Pico Paraná.

    Saímos de Curitiba até a fazendo que dá acesso ao início da Trilha na Fazenda da Bolinha, onde existe uma pequena estrutura de banheiros e venda de pastel (recomendamos).

    Desde o cume do Tucum e Camapuã podemos avistar o Pico Itapiroca, e o Pico Paraná, entre outros da serra, além de uma vista para a Represa do Capivari.

    Trajeto: 6 Km total

    Aproximadamente 7 horas de Atividade

    Pico Itapiroca e/ou Caratuva 

    O Pico Itapiroca (1.805m) sendo a quinta montanha mais alta do sul do Brasil e compõe o Parque Estadual do Pico Paraná, com vista maravilhosa para o majestoso Pico Paraná que está quase na frente. Um trekking na qual iniciamos a caminhada desde a base do IAP, e logo já avistamos belos mirantes, entre eles a Pedra do Grito, logo mais a frente subindo o Morro do Getúlio (1.490m) que é um dos grandes marcos dessa trilha, local que fica no meio de nossa jornada, com localização privilegiada que proporciona uma vista de 360 graus da região, podendo avistar a Represa do Capivari e outras montanhas como Ferreiro, Ferraria, Taipabuçu, Caratuva e o Próprio Itapiroca. Essa parte da trilha é bem aberta e sem árvores, logo após esse ponto entramos em trilha mais fechada, as trilhas são bem marcadas e sinalizadas, facilitando para novos montanhistas realizá-las.

    Consideramos uma trilha com dificuldade moderada a difícil com obstáculos e os últimos metros para chegar ao plato antes do Cume é mais exigente fisicamente, mas tem a facilidade de não estar carregando mochila cargueira, isso facilitará a caminhada. O cume do Itapiroca fica acima de algumas rochas, onde também será possível encontrar uma caixa de metal com os cadernos para registrar seu nome, fazendo todo esforço valer a pena tendo como recompensa uma vista única para o Próprio Pico Paraná e outras famosas montanhas da Região como o Pico Camapuã e Tucum. Sendo um cenário perfeito para observar o nascer do Sol!!

    O Pico Caratuva (1.860m) é a segunda montanha mais alta da região sul do Brasil. É uma formação rochosa de granito e gnaise, entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul. O nome caratuva ou caratuba se deve a uma planta típica de ambiente serrano arbustivo, de cerca de um metro de altura. Esta planta forma o campo rupestre de altitude em alguns dos mais elevados picos do Sul-Sudeste do Brasil e confere uma das características da beleza do pico.

    Trajeto: 10 Km total (Itapiroca 6 km

    Aproximadamente 9 horas de Atividade

    ** Caso de mau tempo será remarcada nova data. Caso o seu deslocamento seja aéreo, solicitamos comprar vôo com tarifa flexível.

    Itinerário

    Curitiba – Serra do Mar – Curitiba

    O dia começará cedo pela manhã. As 6h30 te buscaremos em um local pré combinado (Hotel ou outro ponto de referência).

    Imediatamente começaremos nosso deslocamento com destino à Fazenda de acesso a montanha escolhida, com previsão de chegada às 8h30 da manhã.

    Deixaremos o carro em um estacionamento e ali vamos começar a caminhada escolhida.

    O objetivo dessas atividades é caminhada de um dia para apreciar as belezas da Serra do Mar do Paraná. Mas conforme mencionado ainda não é possível realizar a atividade com acampamento.

    Caso contrate trekking com 2 dias, podemos retornar para dormir em Curitiba em um Hotel 3 estrelas ou ficar numa pousada próxima a montanha.

    ** O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas, performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.

    ** Caso de mal tempo poderá ser remarcado.

    Equipamentos

    Todos os clientes GentedeMontanha tem desconto na Loja Alta Montanha. Trata-se da loja virtual com mais variedade de equipamentos de montanha no Brasil. O desconto só é validado para clientes ou ex-clientes do GentedeMontanha. O desconto aparece automaticamente quando o cadastro for feito usando o mesmo email que nós temos no seu cadastro. Caso seu desconto não apareça por favor informe o nosso atendimento. Se você é um cliente novo, o seu desconto será validado à partir do início do pagamento.

    O equipamento é uma das partes essenciais para o sucesso de uma expedição. Siga esta lista rigorosamente e nos informe qualquer dúvida. O equipamento será checado pelo guia logo após a sua chegada. Veja a lista por partes:

    Cabeça
    • Óculos para montanha

      Categoria 3 ou 4 – com proteção lateral ou que cubra todo o rosto.

      Aprenda a escolher um óculos de montanha para comprar.

      Quantidade: 1
      Comprar
    • Protetor labial e solar

      Precisamos um protetor de pelo menos FPS 30. Pode ser comprado em qualquer farmácia local.

      Quantidade: 1
    • Lanterna de Cabeça

      Lanterna de LED ou foco, à pilhas. Preferencia para lanternas com mais de 120 lumens.

      Quantidade: 1
      Comprar
    • Gorro

      Gorro de lã ou polartec é muito útil nos dias frios

      Quantidade: OPCIONAL
      Comprar
    Tronco
    Mãos
    • Luvas de segunda camada

      Luvas leves de fleece ou polartec para dias frios ou com vento

      Quantidade: 1 par
      Comprar
    Pernas
    Pés
    Diversos
    • Cantil ou garrafa

      Cantil ou garrafa (pode ser PET) para hidratação durante o percurso

      Quantidade: 2 Litros
      Comprar
    • Gel de carboidrato

      Gel para ajudar a grande perda de energia no final da expedição

      Quantidade: 1
      Comprar
    • Mochila

      Veja qual se adapta à sua expedição.

      Leia este artigo e saiba como escolher uma mochila de montanhismo.

      Quantidade: Mínimo 20 litros
      Comprar
    • Saco estanque

      Ajuda a manter suas coisas organizadas e secas. Não opte por sacos de lixo, eles rasgam muito facilmente. Estes sacos serão utilizados para embalar todas as roupas e utensílios que irão na mochila.

      Quantidade: 1 ou 2
      Comprar
    • Repelente

      1 repelente contra os insetos que podem transmitir doenças e causar alergias.

      Quantidade: 1

    Perguntas frequentes

    Qual será a nossa hospedagem?

    Não vamos dormir neste roteiro, é um “bate volta” Com retorno para Curitiba ou Pousada próximo a montanha. Pois existem restrições para realizar acampamento na Montanha, devido a Pandemia.

    Caso tenha interesse em Hotel em Curitiba, recomendamos os hotéis:

     

    Onde vamos nos encontrar e de onde vamos partir?

    Nos encontraremos em local pré combinado em Curitiba.

    E se a previsão do tempo estiver ruim para esse fim de semana?

    O mês escolhido é que tem as melhores condições de tempo, tendendo a ser bastante seco o que facilita muito a logística ao não haver tantas chuvas. No entanto a Serra do Mar é o local que mais chove no Brasil e por conta disso estaremos monitorando a previsão e se ela for positiva seguiremos viagem. Caso contrário a mesma será cancelada e transferida para outra data posterior.

    Vocês incluem algum equipamento?

    Não. Os equipamentos para este roteiro são individuais (como jaquetas etc). Eles podem ser adquiridos com um desconto na Loja AltaMontanha.com

    As crianças pequenas podem ir?

    Não. Este é um roteiro muito exigente fisicamente.

    E se eu me machucar?

    Nossos guias são socorristas experientes e carregam um completo kit de primeiros socorros. Além disso, o parque tem uma equipe de resgatistas para fazer a remoção por qualquer motivo de saúde.

    Há algum desconto para grupos?

    Caso tenha um grupo, mande uma mensagem para a gente. Podemos ver uma condição legal para você.

    Posso ir com o meu carro?

    Sim. Seu carro poderá ficar guardado com segurança na base da montanha.

    E se eu não for de São Paulo, vocês vão organizar transporte de outros estados?

    Iremos organizar uma maneira de nos encontrar. Seja se você decidir vir de carro, de ônibus ou de avião. A cidade de acesso é Curitiba/PR.

    Para onde posso ligar caso não encontre vocês?

    Todos os guias terão celulares que funcionam. Todos receberão estes números no e-mail de briefing da viagem dias antes da partida.

    E se chover durante o roteiro e não conseguirmos fazer cume?


    A prioridade é a segurança. Mesmo com algumas condições adversas, podemos fazer o cume. Caso haja uma previsão de chuva advinda de frente fria, o passeio será cancelado e transferido para outro data. Se o participante não puder participar na nova data, o dinheiro será devolvido.

    O que vocês vão cozinhar durante a expedição?

    Não vamos cozinhar. No entanto vamos te oferecer lanche de trilha.

    Qual a comida que comeremos na trilha?

    O lanche de trilha será preparado pelos guias e é algo leve, que reponha as energias e que seja de fácil preparo, como chocolates, isotônicos, sanduíches e grãos. Colocamos também algumas frutas, como maçãs e pêras.

    Qual o limite de idade para participar desta viagem?

    Aceitamos qualquer pessoa que esteja em boas condições de saúde e em boa forma. Consulte ante qualquer dúvida.

    Qual é a experiência necessária para esta viagem?

    É importante que você já tenha feito trilhas com mais de 6 horas de duração, com boa inclinação. É imprescindível que não tenha fobia de altura, pois passamos por alguns trechos bem expostos à altura.Você deve estar muito bem treinado fisicamente e ter um bom equipamento (mochila, botas,…). O Marumbi é uma montanha fisicamente bastante exigente. Portanto estar em forma e ter resistência física é muito importante.

    E se eu tiver alguma restrição alimentar?

    Não tem problema, preencha a ficha médica e coloque as tuas restrições alimentares e nós damos um jeito no cardápio para você.

    Mapa

    Custo

    O investimento total no trekking:

    Trekking de 1 dia – R$ 500 (desconto especial)

    Trekking de 2 dias – R$ 900 (desconto especial)

    * Para pagamento parcelado no cartão de crédito:

    Trekking de 1 dia – R$ 600

    Trekking de 2 dias – R$ 1,100

     

    * Consulte a nossa política de cancelamento

    O que está incluído:

    • Liderança de um guia Gente de Montanha
    • 1 ou 2 guias locais dependendo do número de clientes
    • Bandana Gente de Montanha
    • Seguro viagem
    • lanches de trilha na montanha
    • Transporte ida e volta da montanha

    O que não está incluído:

    • Equipamentos pessoais de trekking
    • Passeios não mencionados no roteiro
    • Refeições não mencionadas no roteiro
    • Despesas extras (telefonemas, alimentação…)
    • Café da manhã
    • Jantar em Morretes (caso queira)
    • Devolução de dinheiro em caso de abandono
    • Transporte até Curitiba/PR
    • Reembolso em caso de perda de equipamento por roubo ou fenômenos climáticos

    Opcionais

    Requisitos

    Os requisitos para que você possa participar desta expedição são:

    • Preencher a ficha médica e ter ela aprovada pelo guia
    • Experiência em caminhadas com mais de 6 horas
    • Treinamento cárdio-vascular razoável
    • Vontade de se divertir
    • Alvará da namorada(o) ou esposa(o) para a culpa não cair no guia
    • Número mínimo de participantes
    • Ler todas as informações disponíveis no website

    ** Caso de mau tempo será remarcada nova data. Caso o seu deslocamento seja aéreo, solicitamos comprar vôo com tarifa flexível.

    Dificuldade do trekking: Exigente

    _

    Dificuldade técnica: Baixa

    _

    Preparação Cárdio-vascular: Boa

    _

    Roteiros sugeridos antes de Serra do Mar do Paraná

    Parcerias

    Abrir a conversa
    Fale por Whatsapp!