Equipe

Gente de Montanha

Conheça a nossa história

Criado em 2002 por Maximo Kausch e Pedro Hauck como um site/blog para compartilhar as aventuras da dupla nos Andes, o GenteDeMontanha.com cresceu. As informações que Max e Pedro disponibilizavam viraram referência tanto para montanhistas como para pessoas que queriam uma experiência mais singular durante uma viagem. O aprendizado nas montanhas começou a ser compartilhado em postagens e depois em artigos técnicos sobre todos os aspectos do montanhismo, algo que não existia, até então, na web em português.

Em 2009, os artigos técnicos migraram para o site AltaMontanha.com. Pedro já assinava como editor do portal. Ao mesmo tempo, Maximo ganhava experiência trabalhando como guia de montanha para a empresa americana SummitClimb.com, uma das maiores do planeta no ramo de expedições extremas. Após guiar 11 expedições em montanhas com mais de 8000 metros de altitude, a dupla decidiu que era hora de criar um negócio diferenciado.

Após ter realizado uma ousada expedição onde escalou 30 montanhas nos Andes em apenas 2 meses, Maximo resgatou o GenteDeMontanha.com e transformou o site numa agência de expedições. O foco era guiar brasileiros nos Andes numa época em que poucas empresas faziam isso. Desde que o GenteDeMontanha.com começou em 2013 até 2015, Maximo e sua equipe já realizaram 6 cursos de escalada em gelo com um total de 103 alunos! Nunca tantos brasileiros tiveram acesso à formação numa escola de montanhismo em altitude antes. Com isso, Max e Pedro realizaram um sonho: popularizar o esporte e ao mesmo tempo oferecer uma experiência única em alta montanha. Em apenas 2 anos foram 29 expedições comerciais com brasileiros. E que dois anos!

Pedro Hauck ficou com a parte da formação dos alunos nos cursos de escalada em rocha. Ao todo, mais de 200 alunos, muitos deles se destacando no esporte, como André Maeoka (terceiro colocado no Campeonato Brasileiro de Escalada de 2014, Felipe Uzum, que se destaca na escalada tradicional e outros) fazem parte da história do GenteDeMontanha.com.

Um dos roteiros mais tradicionais das Américas, o Aconcágua, também integra a grade de expedições do GenteDeMontanha.com. Maximo já guiou mais de uma dúzia de expedições na montanha e modernizou muito a forma como as coisas são feitas por lá:

  • Na temporada 2014/2015 o GenteDeMontanha.com teve 33 clientes em 3 expedições na montanha;
  • Primeira expedição em 2015 a fazer cume na montanha;
  • Invictos há 7 expedições no Aconcágua! Há 7 expedições ininterruptas chegamos ao cume com clientes;
  • Em janeiro de 2015, tivemos 10 clientes no cume, foi um recorde de brasileiros no cume do Aconcágua;
  • Uma cliente de 71 anos de idade fez o cume em fevereiro de 2015;
  • Maximo Kausch é o líder das expedições do projeto 7CUMES do empreendedor Gustavo Ziller exibida no Canal OFF. Ziller tenta escalar o cume mais alto de cada um dos 7 continentes em apenas 30 meses;

Também tivermos perdas em nossa história. No dia 10 de maio de 2014, perdemos o montanhista Paulo Roberto Felipe Schmidt “Parofes”, diagnosticado com leucemia no começo de 2012. Como forma de homenageá-lo, jogamos suas cinzas no cume das montanhas que escalamos. Até agora foram 17, só nos Andes.

Outra perda veio em Junho de 2015, quando nosso experiente guia Javier Callupan que já esteve em 4 das expedições de grande porte com a gente, tentou escalar sozinho o Denali, montanha mais alta da América do Norte, e faleceu por causas desconhecidas. Com a ajuda de 9 ex clientes do GenteDeMontanha.com, organizamos traslado do corpo de Javier do Alaska à Argentina, onde ele morava.

Um dos diferenciais do GenteDeMontanha.com é que todos que nele trabalham praticam montanhismo e se destacam na área, não escalam apenas para trabalhar. Bruno Masredon, que é guia de turismo formado no Brasil e já conduziu dezenas de grupos em serras e parques brasileiros. Bruno já ajudou a conduzir 3 dos nossos cursos de gelo na Bolívia e já esteve em 4 montanhas com mais de 6000 metros de altitude e algumas com 5000. Maria Tereza Ulbrich, que foi nossa ex aluna tanto do curso de gelo quanto de rocha, já esteve em 4 montanhas de 6000 metros, fazendo 2 cumes que inclusive eram inéditos para brasileiros. Eduardo Tonetti, um brasileiro que mora na Argentina, é hoje um dos poucos brasileiros autorizados a conduzir expedições legalmente no Aconcágua. Eduardo escalou dezenas de montanhas nos Andes e organiza a maioria das nossas expedições nos Andes centrais.

O GenteDeMontanha.com continuará a formar montanhistas sempre. Por conta disso contamos com o Curso de Gelo na Bolívia que é hoje o curso de montanhismo mais completo do mercado, com os instrutores mais experientes e melhor custo x benefício. Nele já formamos mais de 100 alunos e muitos deles seguiram seus próprios passos, escalando outras montanhas de altitude mundo afora. Em 2014 levamos o jornalista Mario Mele da Revista Go Outside que descreveu em uma matéria de 9 páginas a sua nova experiência no nosso curso na Bolívia, que continuou batendo recordes.

Em julho de 2015 o GenteDeMontanha.com inovou novamente colocando 16 brasileiros no cume do Huayna Potosi com 6088 metros de altitude, nossa montanha "escola". Nunca antes tantos brasileiros havia estado num cume de uma montanha de mais de 6 mil metros de altitude num único dia.

Grandes parceiros também compartilham a mesma filosofia do GenteDeMontanha.com. Com o apoio da SPOT Brasil, temos agora um sistema de rastreamento satelital, onde as famílias dos nossos clientes podem segui-los no mapa virtual atualizado em tempo real disponível no nosso website. Além do seguimento, contamos com um Blog atualizado em todos os dias de expedição com um breve relato de como foi o dia. Tudo isso é feito com 2 sistemas satelitais diferentes.

Temos o orgulho de saber que estamos mudando a história do montanhismo de altitude no Brasil.

GenteDeMontanha.com, especialistas em realizar sonhos!

Maximo Kausch

Fundador e guia de expedições

Maximo Kausch nasceu na Argentina e se mudou para o Brasil ainda quando era criança. Ele escala há 15 anos e se especializou em montanhas de altitude. Durante suas expedições, Maximo conheceu algumas das mais remotas escaladas do planeta e visitou mais de 25 países.

Recentemente Maximo se tornou o recordista mundial de montanhas de altitude ao conquistar o cume de 83 montanhas com mais de 6000 metros de altitude nos Andes. Por isso Maximo Kausch foi escolhido o Aventureiro do Ano em 2013. Ele é um dos alpinistas com mais experiência no mundo.

Maximo é atualmente o guia de montanha mais experiente do Brasil. Ele já liderou 11 expedições em montanhas com mais de 8000 metros, as maiores do planeta, e algumas dezenas de expedições de montanhas com mais de 6000 metros de altitude.

Trata-se de uma pessoa extremamente calma, mesmo diante de situações de emergência nas quais muitos perderiam a calma. Em suas expedições ele sempre está focando em um bom plano de aclimatação brindando assim muita segurança.

Ele literalmente passa a maior parte do tempo em grandes altitude guiando montanhas no Himalaia e Andes. Como guia ele trabalha para a empresa americana SummitClimb.com.

No seu tempo livre Maximo escala rocha e pratica escalada mista em montanhas remotas. Ele conta com pelo menos 85 ascensões nos Andes e várias outras nos Alpes, Pamires e Himalaia. Em 2012 Maximo iniciou um projeto inédito e escalou sozinho 30 montanhas com mais de 6000 metros totalmente sozinho.

Maximo gosta muito de escrever e é um dos maiores contribuidores do portal AltaMontanha.com. Além de seus artigos, Maximo contribui muito para o montanhismo, disponibilizando todas as rotas de montanhas que escala em forma de mapas virtuais para GPS no site Rumos.net.br.

Ele é treinado em primeiros socorros em áreas remotas (WFR) e já participou de mais de 10 resgates em grandes altitudes. Esse possui grande experiência em medicina de montanha e já realizou diversos procedimentos clínicos em grandes altitudes. Maximo tem diversos artigos relacionados à altitude como: fisiologia, drogas, problemas oculares, odontologia, espectro bacteriano e muito mais…

Além disso ele tem uma grande experiência em logística e recursos humanos em montanhas. Ele já conduziu expedições com até 15 trabalhadores e 5 toneladas de equipamentos, colocando centenas de clientes no cume de diversas montanhas.

Premiações

Recorde Mundial: Recentemente Maximo se tornou o recordista mundial de montanhas de altitude ao conquistar o cume de 70 montanhas com mais de 6000 metros de altitude nos Andes.

Mosquetão de Ouro 2015: Pedro Hauck e Maximo Kausch, que moram em Curitiba PR, levaram o prêmio por terem finalizado em 2014 a escalada de todas as montanhas acima de 6 mil metros na Bolívia.

Aventureiro do ano em 2013: Maximo recebeu o prêmio de aventureiro do ano em 2013 pela revista Go Outside pelo seu inusitado projeto de escalada à todas as montanhas com mais de 6000m.

Destaque do ano de 2013: A conceituada revista Blog de Escalada elegeu Maximo Kausch como destaque de 2013 devido à quantidade de escaladas que o alpinista realizou em 2013.

Projeto de destaque em 2014: A Mount Everest Foundation escolheu o projeto de Maximo Kausch e financiou a etapa de exploração de montanhas virgens com mais de 5000 metros de altitude.

Destaque do ano de 2015:  O site Blog de Escalada, um dos principais meios de comunicação do outdoor brasileiro, elegeu Maximo Kausch como o maior destaque no cenário do montanhismo de altitude. LEIA MAIS

Mais sobre Maximo Kausch

Perfil de Maximo no Wikipedia (português)

Perfil de Maximo no Wikipedia (inglês)

Colunista da Go Outside

FanPage no Facebook

Página de Instagram

Coluna no Blog da SPOT Brasil

Coluna na Makalu Outdoors

Perfil na SummitClimb.com

Algumas rotas de GPS publicadas no Wikiloc

Pedro Hauck

Fundador, guia de expedições e instrutor de rocha

Atleta apoiado pelas seguintes marcas:

thulehard

Pedro Hauck é geógrafo, mestre em Geografia Física, doutorando em geologia e montanhista há 18 anos. Ele já ministrou diversos cursos de escalada para o Ginásio 90 Graus de São Paulo e para o CPM (Curitiba-PR), além de cursos personalizados, ensinando centenas de pessoas a escalar. Pedro é hoje um dos alpinistas mais experientes do país. Só nos Andes ele conta com pelo menos 50 expedições e 46 cumes com mais de 6000 metros de altitude.

Ele é colunista e editor do Site AltaMontanha.com, um dos principais meio de comunicação do montanhismo em língua portuguesa, sendo um dos montanhistas que mais colaborou com a divulgou de conhecimento do montanhismo.

Participou voluntariamente da organização do montanhismo brasileiro. Tendo atuado como diretor de escalada do Clube Paranaense de Montanhismo, assim como da Federação Paranaense de Montanhismo e Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada.

Já participou de uma dezena de expedições à montanhas andinas, tendo alcançado cume em cerca de 85 montanhas de altitude. Em setembro de 2014 Pedro concluiu a escalada de todas as montanhas com mais de 6000 metros de altitude na Bolívia. Trata-se de 14 montanhas, muitas delas técnicas. Pedro concluiu o projeto sem apoio e sem ajuda de terceiros. Trata-se de um dos alpinistas de altitude mais experientes do país. Em pelo menos uma dezenas de cumes, Pedro foi o primeiro brasileiro a alcançá-los. Atualmente ele tem 46 montanhas acima de 6 mil metros no curriculum.

Ele possui ampla experiência em escalada em rocha no Brasil, já tendo escalado em diversos Estados, desde o Rio Grande do Sul até o Nordeste.

Premiações

Mosquetão de Ouro 2017: Em 2016, o montanhista Pedro Hauck liderou a expedição à montanha mais alta dos Andes ainda inédita a brasileiros, o Cerro Bonete Chico (6759m) e com ela também se tornou o primeiro brasileiro a escalar as 5 montanhas mais altas dos Andes. Em 2016 ele alcançou o cume de pelo menos 7 montanhas nunca escaladas por brasileiros e acumulou 20 ascensões a montanhas nos Andes. Com estas montanhas, Pedro chegou a 85 cumes em montanhas andinas, destas 46 montanhas diferentes acimas de 6 mil metros. A maior parte destas expedições foram feitas com recursos próprios, de maneira autônoma e independente.

Mosquetão de Ouro 2015: Pedro Hauck e Maximo Kausch, que moram em Curitiba PR, levaram o prêmio por terem finalizado em 2014 a escalada de todas as montanhas acima de 6 mil metros na Bolívia.

Projeto de destaque em 2014: A Mount Everest Foundation escolheu o projeto de Maximo Kausch e financiou a etapa de exploração de montanhas virgens com mais de 5000 metros de altitude.

Mais sobre Pedro Hauck

Página de Wikipedia do Pedro Hauck

Fanpage no Facebook

Página de Instagram

Site Pessoal

Coluna no site da Go Outside

Curriculum de montanha de Pedro Hauck

Veja algumas imagens de Maria Tereza Ulbrich:
Veja alguns links sobre Maria Tereza Ulbrich:

Maria Tereza Ulbrich

Atendimento

Maria Tereza Ulbrich de 36 anos é formada em turismo pela PUC PR. Ela fez o curso de escalada em rocha pelo GenteDeMontanha.com e neste breve tempo não parou mais. Dali ela escalou montanhas tradicionais do Brasil, como o Dedo de Deus, Agulhas Negras e Pão de Açucar.

Em pouco tempo ela começou com grandes altitudes e participou do Curso de Escalada em Gelo na Bolívia no Huayna Potosi. Maria já esteve em 9 montanhas de altitude com mais de 6000 metros de altitude. São montanhas como o Nevado Acay com 5750m, Macón 5420m, o Vulcão Quewar 6150m, Vulcão Sajama 6538m, Huayna Potosi 6088m, Parinacota 6356m, Acotango 6087m, o remoto Nevado Socompa com 6060m, sendo que estas duas últimas nunca tinham sido escaladas por brasileiros.

Maria Tereza trabalha no atendimento da empresa e na  logística. Sua vasta experiência em organização de eventos é essencial para o funcionamento da nossa logística em terra firme. Em 2014, Maria passou também a ajudar como assistente em diversas expedições no Brasil e países Andinos.

Veja algumas imagens de Eduardo Tonetti:
Veja alguns links sobre Eduardo Tonetti:

Eduardo Tonetti

Guia de Expedições

Eduardo Tonetti é natural de São Paulo e foi publicitário por 15 anos. Ele viveu no Brasil até 2010 quando decidiu largar tudo e viver da montanha. Edu cursou e se formou na escola de guias EPGAMT de Mendoza. Hoje ele é um dos poucos guias profissionais de montanha no Brasil.

Edu Tonetti é montanhista há 12 anos e tem grande experiência em escalada em rocha, gelo e alta montanha. Ele se especializou nos Andes Centrais e escalou dezenas de montanhas na região. Seu currículo conta com travessias nos Andes Centrais como a da Argentina ao Chile até escaladas em gelo, pois ele participa há 5 anos do Ice Climbing Festival em Vallecitos. Além disso ele já escalou  grandes montanhas como: Aconcágua (6962m), Ojos del Salado (6898m), Tres Cruces Sur (6738m), Tres Cruces Central (6640m), Mercedário (6770m), Vulcão Tupungato (6556m), Aconcagua (6962m) e Cerro Plata (5943m), Vicuñas (6087m), entre outros.

Em 2013 ele se formou na Escuela Preparatoria de Guias de Alta Montaña e atualmente vive em Mendoza na Argentina. Eduardo já trabalhou com desenvolvimento humano em São Paulo e na Argentina ele trabalha assistindo expedições no Aconcágua há 3 anos, passando de 3 a 4 meses do ano na montanha. No seu tempo livre Edu vai sozinho à alta montanha onde o conhecimento técnico, concentração e o comprometimento são importantíssimos para manter-se vivo.

Veja algumas imagens de Karina Oliani:

Karina Oliani

Apresentadora de televisão

A apresentadora de televisão e atleta multi-disciplinar faz parte da equipe GentedeMontanha.com nas expedições solidária, onde doamos o lucro para projetos locais. Karina Oliani é a mais jovem brasileira a escalar o Monte Everest, foi também a primeira mulher sulamericana a escalar o Everest por suas duas faces. Ela também é bi-campeã brasileira de wakeboard e snowboard. Atualmente apresenta o programa Missão Extrema com Karina Oliani no canal Discovery Brasil.

Também é a fundadora e atual presidente da ABMAR (Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas). Karina Oliani é formada em medicina, com especialização em Wilderness Medicine (Medicina e Resgate em Áreas Remotas) pela WMS no Estados Unidos. Ela exerce sua profissão ocasionalmente, especialmente em projetos nos solidários executados com o GentedeMontanha.com.

Fundadora do Instituto Dharma, Karina e seu sócio Andrei Polessi desenvolvem cada vez mais o instituto que, com a ajuda das expedições solidárias do GentedeMontanha.com, levam ajuda aos povos isolados mais pobres da terra.

Links sobre Karina Oliani:

Veja algumas imagens de Angel Armesto:

Angel Armesto

Guia de Montanhas

Angel Ezequiel Armesto é um guia de alpinismo profissional de alta montanha, formou-se na escola de guias em 2001 na EPGAMT de Mendoza. Angel é atualmente o primeiro guia de alta montanha formado pela escola de guias EPGAMT de Mendoza. Desde então, ele realizou com sucesso 72 expedições para o Aconcágua e diversas outras montanhas na cordilheira do Himalaia, incluindo 2 Expedições para o Everest, Cho Oyu, Ama Dablam, entre outras montanhas. Ele também guiou em expedições com uma logística complexa para picos mais remotos incluindo Vinson na Antártida. Só na Cordilheira dos Andes, Angel subiu mais de 75 picos de diferentes altitudes extremas.

Angel é uma pessoa extremamente tranquila e amável. Ele é o tipo de cara que pode ter uma conversa sólida de assuntos que vão desde a física quântica para a política ou a partir de macro economia mundial para destruir microbiologia.

Veja algumas imagens de Andy Jones:

Andy Jones

Guia de alta montanha

Qualquer um que foi ao Aconcágua já ouviu falar de Andy Jones. Ele é um dos guias mais bem sucedidos da região e já chegou ao cume do Aconcágua 44 vezes! Andy nasceu em Rosário, capital da pampa Argentina. No início de sua carreira ele trabalhou como professor de educação física (um trabalho que ele ainda mantem com muito orgulho), no entanto se mudou para Mendoza e vive lá há 26 anos. Andy Jones escalou todo tipo de montanhas andinas desde que começou a escalar no início dos anos 90. Ele também subiu vários picos muito altos, incluindo os mais altos do Peru, Bolívia, Chile e Argentina. O bem conhecido Andy Jones é uma pessoa extremamente relaxada e fácil de lidar. Toda essa paciência provavelmente o levou a conquistar a reputação de ser um dos guias mais bem sucedidos da Argentina com um dos maiores índices de cume do país. Andy é definitivamente o cara que você quer ter por perto se você está escalando montanhas altas e precisa de um guia.

Veja algumas imagens de Bruno Masredon:
Veja alguns links sobre Bruno Masredon:

Bruno Masredon

Guia de Trekking e Atendimento

Bruno Poumayrac de Masredon é formado como técnico em turismo e agora como bacharel em turismo. Bruno sempre focou seus trabalhos no meio ecológico. No começo tudo era confuso, pois trabalhou como vendedor de sapatos, bartender, foi pro Rally dos Sertões, fez raves e, mesmo assim, nunca largou mão de ir pra montanha.

Ele é certamente uma pessoa indispensável nas nossas expedições. Além de focar em aprendizado e segurança ele tem histórias incríveis de sua vida tão variada, Bruno é o tipo de pessoa que pode te fazer chorar de rir!

Escoteiro desde os 8 anos de idade, foi lá que ele começou a vida ao ar livre, fazendo trilhas e acampando. Com 16 anos guiou seu primeiro grupo e com 19 já tinha conhecido diversos parques no Brasil.

Seu foco são as montanhas brasileiras, sendo que já foi pra maioria dos parques nacionais e agora começou a escalar alta montanha, tendo acompanhado um grupo do Gente de Montanha junto com Maximo Kausch e Pedro Hauck ao Huayna Potosi na Bolivia. Além disso, é praticante assíduo de grandes travessias com pouca ou nenhuma estrutura. Como ele mesmo diria “Conosco não tem enrosco, só não vale me chamar pra ir pra praia”.

Veja algumas imagens de Alex Ribeiro:

Alex Ribeiro

Guia de escalada em rocha

Escalador e montanhista com 25 anos de experiência, começou a praticar montanhismo e escalada em 1990. É autor de 2 livros de escalada, Dividir e Conquistar (2000) e Dividir e Conquistar Manual de abertura de vias de escalada (2013), e já escreveu dezenas de artigos para revistas, sites e jornais.

Conquistador de mais de 200 vias de escalada em diversos Estados do Brasil, entre elas: Domínio das Sombras com 850 metros, e Maria Nebulosa 1040 metros na Pedra da Maria Comprida, em Petrópolis, A Soma de Todos os Medos, com 810 metros, na Pedra do Cantagalo também em Petrópolis, que estão entre as maiores Vias de Escalada do Brasil.

Praticante de várias modalidades de escalada, Boulder, esportiva, tradicional, Big Wall, já escalou as difíceis vias Grazy Muzungus, na Pedra do Garrafão em Teresópolis e a Vazador de Almas nas Torres de Bonsucesso, Cabeça Dinossauro no Pico Maior de Friburgo. Durante a Conquista da Via Domínio das Sombras passou 10 dias pendurado na parede, junto com os parceiros de conquista, Ildilei Oliveira e Leandro Siqueira, sem descer ao chão.

Supervisor IRATA N3 (Industrial Rope Access Trade Association), possui vários cursos na área de Segurança Industrial, como Primeiros Socorros, Resgate em altura, Resgate em espaço confinado.

Parcerias