Mais informações ao meu e-mail
Seu nome (obrigatório)
Seu e-mail (obrigatório)
Copiar amigos (separar emails por vírgula)
[anr_nocaptcha g-recaptcha-response]
Aceito receber notícias de futuras expedições, cursos ou viagens
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.
Pico Lenin – 22 dias – USD 4.150 (desconto especial)
Um importante degrau rumo a um 8 mil!
Data – 01/07/2022 a 22/07/2022
O Pico Lenin é uma das 5 montanhas com mais de 7 mil metros que era localizado no antigo território da União Soviética. Estas montanhas, que agora ficam nos territórios do Quirguistão e Tadjiquistão, eram chamadas de “Leopardo das Neves”, e a escalada de todos eles é considerado um grand slam do montanhismo.
O Lenin não apresenta muita dificuldade técnica, pois não apresenta trechos íngremes de escalada vertical. Por este motivo, é considerado a montanha mais fácil dos Leopardos das Neves. Entretanto, qualquer ascensão a tal altitude apresenta um grande desafio e grande comprometimento. Trata-se de uma montanha que adiciona grande aprendizagem ao montanhismo, sendo um degrau a mais a quem já escalou montanhas de 6 mil metros nos Andes e pretende no futuro escalar uma montanha de 8 mil metros.
Em comparação com o Aconcágua, que é a montanha mais alta dos Andes, o Lenin é muito mais do que apenas 172 metros a mais. Por ser uma montanha de gelo, além da altitude, o Lenin exige experiência em travessia em glaciares, caminhar encordado, saber ascender por cordas fixas e ter mais resiliência, pois no campo base da montanha faz mais calor que nos Andes e na altitude, mais frio. A despeito da baixa dificuldade técnica, ela exige mais força física, mental e muitos dias a mais.
Escalar esta montanha, no entanto, é compensadora. Tanto pela viagem em si, onde iremos conhecer um exótico país da Ásia Central, como a superação de escalar uma montanha grandiosa em todos os sentidos.
Ascensão ao Pico Lenin – 22 dias
Itinerário
Dia 1: Dia de chegada – 800 m
Chegada em Bishkek. Nós iremos te buscar no aeroporto internacional de Manas e te levar ao Hotel. Mais tarde, passamos por seu Quarto para checar os equipamentos e faremos uma reunião onde vai receber os documentos e fazer o briefing da expedição.
Dia 2: Voo para Osh. Transfer Osh – Campo Base “Achik-Tash” – 3600 m.
Após o café da manhã, o motorista nos buscará e nos levará ao voo matinal de Bishkek à Osh. Este voo, incluído em nosso programa, é feito em pequenos aviões e por isso o limite de bagagem incluído é de 15 kg. É quase impossível levar todos os equipamentos. Felizmente o custo extra de peso é de apenas 4USD por quilo. Em Osh, seremos recebido por nosso representante e, em nosso transporte, seremos entregues ao Acampamento Base de Achik-Tash. No acampamento seremos recebidos pelo chefe ou administrador do acampamento, que nos acomodará e fornecerá todas as informações necessárias.
Dia 3: Dia de Aclimatação
Após o café da manhã – caminhada de aclimatação. Voltaremos para o jantar. Após o almoço, descanso, verificando os equipamentos de alta altitude.
Dia 4: Subida de aclimatação até o cume do pico Petrovsky – 4000m.
Após o café da manhã, realizaremos uma caminhada de aclimatação até o cume do pico Petrovsky. Faremos uma caminhada até alcançar a linha de neve, a uma altitude de 4000 m. Do cume, uma vista deslumbrante do Vale Alai e do trato Achik-Tash se abre. Retornaremos ao acampamento base para o jantar. Após o descanso, vamos preparar para a aproximação ao acampamento 1.
Dia 5: Trekking até o acampamento 1 – 4400 m.
Após o café da manhã, sairemos ao acampamento 1. A bagagem pode ser transportada a cavalo (taxa adicional – opcional). Do BC a Lukovaya Polyana é 1 hora a pé, mas pode ser alcançado por transporte. Além disso, seguiremos por um bom caminho através do Passo Puteshestvennikov e ao longo das encostas do contraforte à direita da geleira Lenin até o acampamento 1, tempo aproximado de 4 a 5 horas. O acampamento 1 está localizado em uma morena. Antes de alcançá-lo, atravessaremos o rio.
Dia 6: Aulas de gelo. Escalando o pico de Yukhin – 5100 m
Pela manhã, realizaremos aulas de escalada em gelo. Iremos nos lembrar das regras movimentação em geleira, trabalhar nas comunicações, fornecer habilidades de auto resgate e resgatar os feridos de uma greta no gelo. Depois das aulas, vamos fazer uma prática no Pico Yuhin, a subida não é técnica e você não precisa de equipamentos especiais. Pernoite no acampamento montado no topo.
Dia 7: Descida para o acampamento 1 – 4400 m.
Após o café da manhã, descida ao acampamento 1 (4400m). Após descanso, vamos preparar os equipamentos necessários para subir ao acampamento 2 e deixar pronto para o próximo dia (5300m).
Dia 8: Ascensão ao acampamento 2 – 5300 m.
Do C1 a C2 precisamos sair uma hora antes do amanhecer para evitar o calor e a neve molhada. Conforme a gente cruzar a morena e se aproximar do sopé da encosta norte, é necessário colocar os crampões. Subindo pelo centro da encosta norte, que é bem íngreme, à esquerda da cascata de gelo, há muitas gretas no caminho. Os lugares mais perigosos e difíceis do caminho. Na parte superior da subida, o percurso segue para a direita, até ao vasto planalto de gelo denominado “Skovorodka”. Cruzaremos o planalto da esquerda para a direita. Na superfície, a morena na base da crista noroeste, a uma altitude de 5300 m, é de С2. O tempo médio é de 7 a 9 horas. Pernoite será em barracas no acampamento 2. Cozinhando e derretendo gelo na barraca.
Dia 9: Ascensão ao o acampamento 3 – 6100 m.
Começaremos às 9 horas da manhã. após superar um trecho íngreme, a rota segue para uma suave crista sentido noroeste. Além disso, à esquerda ao longo do cume há uma ascensão íngreme do pico Razdelnaya. O C3 está localizado na cúpula espaçosa do pico a uma altitude de 6100 m. Do C2 a C3, levaremos de 4 a 6 horas. Pernoite no acampamento 3, cozinhando e derretendo gelo na barraca.
Dia 10: Descida para o acampamento base – 3600 m.
No início da manhã, começaremos a descer do acampamento 3 para o acampamento 1. Munidos de crampons e encordados. Almoçaremos no acampamento 1. Após o almoço, desceremos ao acampamento base. Jantaremos no acampamento base.
Dia 11: Dia de descanso – 3600 m.
Descanso no acampamento base.
Dia 12: Preparação para a subida – 3600 m.
Descanso no acampamento base, preparação para escalada do dia seguinte.
Dia 13: Trekking até o acampamento 1 – 4400 m.
Após a aclimatação, a aproximação requer menos esforço e tempo.
Dia 14: Subida ao acampamento 2 – 5300 m.
Partida às 4 da manhã. Subida ao longo da encosta norte do pico Lenin. Movimento de crampons e encordados, superando gretas glaciais. Após a aclimatação, a aproximação vai requerer menos esforço e tempo. Pernoite em barracas no acampamento 2. Cozinhando e derretendo neve.
Dia 15: Aproximação do acampamento 3 – 6100 m.
Começaremos às 9 horas da manhã. Imediatamente após o acampamento, uma ascensão. Movendo-se ao longo de uma ampla crista e novamente ascensão abrupta para o topo do pico Razdelnaya. Movimentação em crampons e encordados. O tempo médio de caminhada é de 4 a 6 horas. Após a aclimatação, a aproximação requer menos tempo e esforço. Pernoite no acampamento 3, cozinhando e derretendo gelo na barraca. Preparando-se para a escalada.
Dia 16: Subida ao topo do pico Lenin 7134 m. E descida até o Acampamento 3 (6100 m).
Saindo do acampamento 3 antes do amanhecer. Sairemos do acampamento rumo à íngreme rampa até a ampla crista ocidental do Pico Lenin. Segurando no lado esquerdo do cume, moveremos para o topo. Tendo superado a rampa íngreme (45 graus) de gelo de 80 m de comprimento, chamada de “faca”, e passando entre as rochas, a rota atravessa a extensa neve suave – o “planalto dos paraquedistas” e sai para o suave encosta de colinas rochosas. Não há direções óbvias e em condições de visibilidade insuficiente é fácil se perder. Há um pequeno busto de Lenin no topo do pico. Uma regra de segurança importante: se às 2 horas da tarde você não tiver alcançado o cume, deve começar imediatamente a descer para o campo 3!
Dia 17: Descida para o acampamento 1 – 4400 m.
De manhã cedo, começaremos a descer do acampamento 3 para o acampamento 1. Movendo-se cramponados e encordados. Almoço no acampamento 1. Descanso.
Dia 18: Descida para o acampamento base (3600 m).
Aproximação de volta ao acampamento base. A carga pode ser enviada a cavalo (custo extra). Recompensa solene dos escaladores do acampamento-base.
Dia 19: Dia extra
Dia reservado em caso de mal tempo.
Dia 20: Transfer BC “Achik-Tash” – Osh. Acomodação de hotel.
Após o café da manhã, traslado para a cidade de Osh. Haverá uma pausa para o almoço. Após a chegada, acomodação no hotel.
Dia 21: Voo para Bishkek. Hospedagem no hotel.
Após um café da manhã, você será transferido para o aeroporto para o vôo matinal Osh – Bishkek. Em Bishkek, você será recebido por um representante e levado ao hotel.
Dia 22: Voo para o Brasil
Incluído Transfer
** O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas, performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.
Todos os clientes GentedeMontanha.com tem desconto de 10% à vista na Loja Alta Montanha. Trata-se da loja virtual com mais variedade de equipamentos de montanha no Brasil. O desconto só é validado para clientes ou ex-clientes do GentedeMontanha.com. O desconto aparece automaticamente quando o cadastro for feito usando o mesmo email que nós temos no seu cadastro. Caso seu desconto não apareça por favor informe o nosso atendimento.
O equipamento é uma das partes essenciais para o sucesso de uma expedição. A lista é basicamente a mesma que usamos em montanhas de 6 mil metros alta, como o Aconágua ou Ojos del Salado nos Andes. Siga rigorosamente e nos informe qualquer dúvida. O equipamento será checado pelo guia logo após a sua chegada. Veja a lista por partes:
Bandana
Buff, bandana ou similar é um lenço cilíndrico que permite vários tipos de uso
Quantidade: 1 + a incluídaBalaclava
A balaclava protegerá seu rosto no dia de cume
Quantidade: 1Gorro
Gorro de lã ou polartec é muito útil nos dias frios
Quantidade: 1Boné ou chapéu
Um boné ou chapéu para proteger do sol
Quantidade: OPCIONALÓculos para montanha
Categoria 3 ou 4 – com proteção lateral ou que cubra todo o rosto.
Aprenda a escolher um óculos de montanha para comprar.
Quantidade: 1Lanterna de Cabeça
Lanterna de LED ou foco, à pilhas. Preferencia para lanternas com mais de 120 lumens.
Quantidade: 1Pilhas
AA ou AAA dependendo de sua lanterna. Considere levar um jogo de pilhas de lithium para o dia de cume.
Quantidade: 3 TROCASProtetor labial e solar
Precisamos um protetor de pelo menos FPS 30. Pode ser comprado em qualquer farmácia local.
Quantidade: 1Viseira de Ski
Viseira com proteção UV categoria 3 ou 4 vai ajudar muito no dia de cume caso tenhamos uma tempestade ou houver vento branco.
Quantidade: 1Blusa fleece ou polartec
A blusa de fleece, polartec ou similar é usada sozinha ou em conjunto com um sistema de vestimenta ideal que leva uma camiseta de tecido transpirável por baixo e uma jaqueta de goretex por cima. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”. Para ver modelos de blusas de fleece feminina, clique aqui.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 1Jaqueta Anorak
Uma boa jaqueta corta vento de tecido respirável. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”. Para ver modelos de anoraks femininos, clique aqui.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 1Blusa segunda pele
Para alta montanha e lugares frios, dê preferência a roupas grossas. Para ver opções de blusas segunda pele clique em comprar. Segue o link com algumas opções – Blusa Segunda Pele.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 2 ou 3Jaqueta de Plumas
Jaqueta de pluma com capuz para ser usada nos dias mais frios.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 1Camisetas
Camisetas sintéticas de manga longa ou curta. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”. Para ver camisetas dry femininas, clique aqui.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 3 a 4 prefira as de manga longaJaqueta de plumas fina
Para as noites ou dias frios
Quantidade: 1Aquecedor Químico
Estes são aquecedores químicos que à vista lembram um saco de chá. Eles contém um pó químico que aquece em contato com o oxigênio. Usamos um dentro de cada mitom para aquecer as mãos no dia do cume.
Quantidade: 1Luvas impermeáveis
Um par de luvas impermeáveis para serem usadas sozinhas sem outra luva por baixo
Quantidade: OPCIONALLuvas de segunda camada
Luvas leves de fleece ou polartec para dias frios ou com vento
Quantidade: 1 PARMitons
Espaçosos mitons de pluma ou fibra sintética para serem usadas no dia do cume.
Quantidade: 1 PARCalça Agasalho
Fleece, polartec ou similar. Será usada em conjunto com outras peças de roupa. Para ver opções unissex clique em “Comprar”. Para ver opções de calça de aquecimento feminina, clique aqui.
Quantidade: De PlumasCalça Anorak
Uma calça de goretex ou similar será usada caso você tenha contato com neve ou mesmo baixo chuva em altitude baixas. Para ver modelos unisex clique em “Comprar”. Para ver calças impermeáveis femininas, clique aqui.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 1Calça de Trekking
Calça de trekking de tecido leve, preferencialmente calças bermuda. Para ver modelos unisex clique em comprar. Para ver modelos de calça de trekking femininos, clique aqui.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 3 ou 4Polainas
Para serem usadas onde houver neve solta, areia ou cascalho
Quantidade: 1 parBota de caminhada
Botas de caminhada de qualidade e em bom estado. Devem ser à prova d’água e de preferência, já amaciadas.
Para ver botas unisex clique em “Comprar”. Para ver opções de botas femininas, clique aqui.
Leia artigo que explica como comprar uma bota de trekking.
Quantidade: 1Botas Duplas
Um par de botas plásticas como Koflach Exped, Koflach Vertical, Asolo Ottomilla, Asolo AFS, Trezetta, Scarpa Vega, Scarpa Inferno ou não plásticas como a La Sportiva Baruntse, Olympus Mons ou Spantik.
Botas de couro ou de parede simples como La Sportiva Nepal XT, EVO, Batura ou Boreal Latok, NÃO SÃO ADEQUADAS para a cota de 6000 metros de altitude por serem muito frias. Consulte sobre o seu modelo específico de botas para confirmar a performance a 6000 metros.
Saiba mais sobre botas duplas para alta montanha neste link.
Por gentileza nos informar quando calçar fora do padrão (maior que nº45/ menor que nº 34)
Quantidade: 1 par (ou botas triplas)Meias de Trekking
Há vários tipos de meias de trekking. Elas são muito importante para não dar bolhas nos pés.
Leia o artigo no AltaMontanha e veja qual meia de trekking comprar.
Quantidade: 6 a 7 paresMeias grossas de expedição
Meias que só serão usadas no dia do cume.
Quantidade: 2 paresBastão de Trekking
Ele dá mais estabilidade em terreno solto, em gelo duro ou mesmo em neve.
Veja qual bastão de trekking comprar em artigo do AltaMontanha.
Quantidade: 1 Ou parCadeado
Para fechar a mala durante o transporte
Quantidade: 1Duffel Bag
Saco do tipo “marinheiro”. Este deve ser resistente e impermeável. Recomendamos 90 a 120L. Usamos este saco para transportar seu equipamento. Se seu equipamento é transportado em animais de carga ou veículos, pode sofrer algum tipo de dano ou molhar.
Leia este artigo e veja para que serve um duffel bag.
Quantidade: De pelo menos 120 litrosComida Liofilizada
Comida liofilizada ou desidratada para o ataque ao cume. Comidas da LioFoods ou similares funcionam muito bem.
Veja este artigo como funciona e como são feitos os liofilizados.
Quantidade: 3 pacotesGarrafa para água
Garrafas de um polímero duro e boca larga. Existem os camelbacks mas dependendo da altitude o cano congela e tem que ter cuidado para o manuseio, para não deixar vazar. Mas são ótimo para hidratação sem precisar parar.
Quantidade: 2 litrosGarrafa Térmica
Garrafa metálica de 1 litro. Principalmente para o dia do cume.
Quantidade: 1 litroGel de carboidrato
Gel para ajudar a grande perda de energia no final da expedição
Quantidade: 15Kit higiene pessoal
Sabão, escova de dentes, pente, toalha, etc
Quantidade: 1Medicamentos para altitude
Os guias do GentedeMontanha.com já contam com complexos kits de primeiros socorros, no entanto seria ótimo que cada um conte as drogas mais básicas durante a expedição.
Em montanhas de altitude precisamos que você tenha além de qualquer medicamento pessoal, uma cartela dos seguintes medicamentos:
Ibuprofeno – É o único anti-inflamatório capaz de combater a dor de cabeça de altitude
Loperamida – controle de diarréia
Leia mais aqui sobre medicamentos
Quantidade: KitMochila
Veja qual se adapta à sua expedição.
Leia este artigo e saiba como escolher uma mochila de montanhismo.
Quantidade: Mínimo 60 litrosRepelente
1 repelente contra os insetos que podem transmitir doenças e causar alergias.
Quantidade: 1Saco de dormir
Em montanhas de altitude preferimos os sacos de pluma de ganso. Saiba mais sobre plumas de ganso
Leia artigo sobre saco de dormir e aprenda como escolher um saco de dormir para comprar.
Quantidade: de -20C (temperatura de conforto)Saco estanque
Ajuda a manter suas coisas organizadas e secas. Não opte por sacos de lixo, eles rasgam muito facilmente. Estes sacos serão utilizados para embalar todas as roupas e utensílios que irão na mochila.
Quantidade: 4Snacks
Salgadinhos, doces, etc. Comida pronta para complementar os dias da expedição. Em montanhas de altitude não se preocupe com as vitaminas ou proteínas já que é tão difícil digerir esse tipo de comida. Toda essa comida pode ser comprada num mercado local.
Quantidade: 3 kgAscensor
Ascensor esquerdo para destros e ascensor direito para canhotos (usamos a melhor mão com a piqueta de gelo)
Quantidade: 1Cadeirinha
Cadeirinha leve e com perneiras reguláveis
Quantidade: 1Capacete de escalada
Capacete de escalada.
Quantidade: 1Cordelete
Cordelete para unir o equipamento técnico
Quantidade: 6 metrosCrampons
Crampons devem ser de aço.
Quantidade: 1 ParMosquetões sem rosca
Mosquetões com rosca
Piolet de travessia
Um piolet longo de travessia para o dia do cume.
Veja para que serve e como funcionam os piolets no artigo do AltaMontanha.
Quantidade: 2Piqueta técnica
É vendida em par. Leia artigo sobre piolets.
Quantidade: OPCIONAL 1 ferramenta de geloEm que hotel ficaremos em Bishkek? Quanto custa a diária extra?
Ficaremos em um hotel 3 estrelas padrão ex União Soviética.
Não quero compartilhar meu quarto com ninguém, posso ficar sozinho no hotel?
Sim, claro! No entanto você será cobrado pelas diárias em quarto duplo e não poderá usar as suas noites grátis que incluímos no pacote. O motivo é que se você ficar sozinho em seu próprio quarto, outra pessoa também terá que ficar sozinha em outro quarto. A diária custa 60 dólares.
Quero chegar em Bishek uns dias antes para curtir a cidade e fazer alguns tours, posso reservar o hotel por minha conta?
É mais fácil você só nos avisar quando será a sua chegada e nós mesmos fazemos a reserva do hotel e organizamos o transfer do aeroporto. O pagamento das noites extras (fora das 3 incluídas) deverá ser pago ao nosso guia em Bishkek.
Não quero ficar no hotel da expedição, posso ficar em um outro hotel que eu escolher?
Sim, no entanto não podemos nos responsabilizar pelo transporte de ida/volta do aeroporto ao seu hotel. Os encontros que faremos para jantas, reuniões e tours na cidade, partirão do hotel da expedição e não de outro hotel.
Posso tomar banho em todos os dias da expedição? Não consigo ficar sem banho!
Apenas no acampamento base da montanha, localizado a 3600 metros de altitude. Vá com calma nos banhos. Os quirguizes tomam poucos banhos e para eles soa estranho o habito dos brasileiros. Não vamos abusar deste serviço para evitar conflitos.
Quanto equipamento vou ter que carregar? Será que eu consigo?
No Pico Lenin precisamos carregar nosso próprio equipamento entre o acampamento base e os acampamentos avançados, ou seja, a média de peso é de cerca de 20 quilos. Caso queira contratar um porter os preços são os seguintes (preço por quilo):
BC (3600m) – C1 (4400m) or C1 (4400m) – BC (3600m) – 3 USD.
C1 (4400m) – Yukhin Peak (5100m) / Yukhin Peak (5100m) – C1 (4400m) – 6 USD.
C1 (4400m) – C2 (5300m) / C2 (5300m) – C1 (4400m) – 8 USD.
C2 (5300m) – C3 (6100m) / C3 (6100m) – C2 (5300m) – 10 USD.
C3 (6100m) – C4 (6400m) / C4 (6400m) – C3 (6100m) – 15 USD.
Preciso de visto para entrar no Quirguistão?
Brasileiros não precisam pedir visto antecipadamente para ir ao Quirguistão. Podemos pedir o visto após chegar no aeroporto de Bishkek. O passaporte deve ser o original, estar válido por no mínimo 6 meses e ter pelo menos uma página em branco. Será necessário que você leve 2 fotos 3×4 para para o visto e para a permissão do trekking. Para realizar o trekking precisamos de um visto de 30 dias pois 15 dias não são suficientes.
Veja Mais: Visto para Quirguistão.
O que vou encontrar no Quirguistão?
O Quirguistão é um país exótico e pouco conhecido. Era uma das ex repúblicas da União Soviética e ao término do comunismo ganhou independência. A população não é russa, embora hajam russos morando lá. Em sua maioria a população é Quirguiz, ou seja, são descendentes dos mongóis. Hoje os Quirguizes vivem nas cidades planejadas herdadas da era soviética, mas ainda há gente nômade. A maioria da população é muçulmana e quase ninguém fala inglês. No Quirguistão há algumas das mais belas paisagens montanhosas do mundo!
Posso deixar coisas no hotel em Bishkek? E nos outros lugares?
Sim! Você pode deixar o que quiser no hotel em Bishek e resgatar na volta. Principalmente roupas urbanas. É recomendável deixar as coisas que você não usará na expedição no Hotel, assim economizamos na bagagem de avião para o voo de Osh.
Qual a companhia aérea devo usar para chegar em Bishkek?
Há várias maneiras para se chegar em Bishkek saindo de São Paulo, as melhores são com conexões no Oriente Médio, via Doha, pela Qatar Airways, via Dubai pela Emirates ou via Istambul pela Turkish.
Que documentos preciso para este trekking?
Preciso mesmo de uma vacina de febre amarela?
Sim! É obrigatório ter a vacina de febre amarela! É um tanto arriscado permanecer em regiões como aquela sem estar vacinado contra febre amarela. Além disso você deveria ter repelente de mosquitos para minimizar qualquer contaminação (regiões baixas como Kathmandu)
Se você não tem a vacina, pode ser vacinado em qualquer posto de saúde no Brasil e com o certificado de vacinação, vai precisar comparecer à um posto da Anvisa nos principais aeroportos brasileiros, e trocar a carteirinha local de vacinação por uma internacional. O processo todo é gratuito. Lembre-se de tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da expedição pois esta pode dar reações.
Há comunicação na montanha?
Levamos um telefone satelital e além disso levamos um SPOT para atualizar o Facebook do GentedeMontanha.com diariamente. Fora isso temos rádios VHF para a comunicação entre os guias.
Haverá um telefone satelital na expedição e o número será passado para o nosso pessoal em terra para qualquer emergência que as suas famílias tiverem. Tentamos usar ele SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS. No entanto pode ser usado por outros motivos e a ligação custa mais ou menos US$3/minuto.
Claro! Melhor ainda! Nós temos um Blog que é atualizado todo dia! Sempre postamos fotos e textos do andamento da expedição. Por favor visite a nossa página de Facebook e confira a quantidade de posts.
Tem eletricidade durante o trekking para carregar minha câmera ou telefone?
Sim, mas apenas no acampamento base. Nos acampamentos superiores você precisa levar um power bank cheio de energia.
E se eu abandonar ou desistir da expedição?
Se você desistir da expedição enquanto você ainda está no Brasil é possível recuperar parte do seu investimento. Entre em contato para saber mais.
Se você desistir da expedição em Bishkek, antes de ir à montanha, você pode continuar usufruindo dos serviços que lhe brindamos, como transporte e hotel (somente as noites incluídas no descritivo). No entanto não podemos devolver o dinheiro que você investiu pois toda a logística já vai estar contratada.
Se você desistir durante a expedição, você vai ter que arcar com os custos de transporte e estadia individuais. Todo aquele que deixar a expedição por motivos pessoais ou de saúde, deve arcar com os seus próprios custos.
Qual é a filosofia do Gente de Montanha?
Aceitamos mulheres e homens de qualquer idade, experiência ou ambição. Pedimos aos membros das nossas expedições que tenham paciência, respeitem as decisões do líder e que jamais subam ou desçam sozinhos sem a aprovação do líder.
Lembre-se que você não vai estar pagando uma empresa para levar você para um cume. Você está pagando profissionais do montanhismo com anos de experiência para conduzir você na subida de uma montanha e descer da forma mais segura possível. Por isso sempre focamos muito na aclimatação e segurança.
Nosso roteiro pode parecer mais lento que o de outras empresas, isso é devido à segurança que isso proporciona e também à sua maior chance de atingir o cume.
Quanto dinheiro preciso levar?
Uma vez que deixamos Bishkek, todos os gastos são cobertos por nós com excessão de banhos, bebidas (refrigerantes, cervejas etc), lembranças, etc. Você precisa de dinheiro para alugar equipamento, comprar o que falta e para pagar por comida. Recomendamos a quantia de U$ 800 em moeda americana. Lembre-se de levar mais se você é daqueles que gosta de comprar muitas lembrancinhas ou precisa alugar muito equipamento.
Além disso você vai precisar cobrir gastos básicos como visa, jantares, almoços, e outras coisas. Realizamos a troca de moedas nas ruas de Bishkek vamos levar vocês à uma casa de câmbio conhecida. Não recomendamos trocarem os dólares no aeroporto pois a taxa é muito alta. Para o equipamento talvez você precise mais.
Como será o voo de Bishkek até Osh?
Este voo interno é necessário para economizarmos dias de estrada. No entanto, voamos em pequenas aeronaves e apenas é incluído um volume de 15 quilos. Insuficiente para levar todos os equipamentos para a montanha. Felizmente o preço do sobrepeso não é caro, orçando por volta de 4 dólares por quilo.
Posso pagar os equipamentos com cartão de crédito?
Sim e não. Recomendamos você desbloquear o seu cartão para pagamentos internacionais antes de sair do Brasil. Além do IOF de 6.8%, há uma cobrança de 5% de impostos locais. No entanto cartões brasileiros são tão repletos de restrições que recomendamos você ter dinheiro em dólares para evitar qualquer transtorno.
Qual é o treinamento que preciso para esse trekking?
Recomendamos você começar a treinar pelo menos 3 meses antes, dependendo do seu estado físico. Exercícios aeróbicos como corrida e bicicleta. O ideal é pedir para um profissional da educação física que lhe recomende um bom programa de treinamento aeróbico. Um exercício também muito eficiente é percorrer trilhas com uma mochila. CUIDADO com as lesões! Já tivemos alguns casos de clientes que treinaram demais e acabaram se lesionando.
Qual é a experiência que preciso para participar desta expedição?
O Lenin é uma montanha com mais de 7 mil metros, logística complexa, frio e longa aproximação. É recomendável que o membro tenha escalado outras montanhas antes. Pelo menos 2 cumes acima de 6 mil metros, sendo um o Aconcágua (por conta da longa aproximação) e outro uma montanha com gelo, como Huyana Potosi, Illimani, Chimborazo ou semelhante. Na escalada de sucessão, seria uma etapa posterior ter escalado o Aconcágua nos Andes. Conte-nos sobre sua experiência em montanha.
Posso alugar equipamentos no Quirguistão?
(preços para o tempo que durar a expedição)
Barraca de altitude RED FOX Explorer (2-pessoas) – 80 USD
Botas duplas de cume – 250 USD
Jaqueta de pluma de cume – 100 USD
Saco de dormir – 80 USD
Isolante térmico – 10 USD
Mitons – 20 USD
Cadeirinha – 20 USD
Mosquetões(2 pcs) – 10 USD
Parafuso de gelo (2 pcs) – 15 USD
Jumar – 15 USD
freio – 15 USD
Crampons – 40 USD
Piolet– 25 USD
Capacete – 15 USD
bastão de caminhada – 20 USD
fogareiro – 25 USD
kit de cozinha– 25 USD
Corda estática (25-40m) – 30 USD
Como é o clima no Quirguistão?
Vamos escalar durante o verão e há uma grande diferença de temperaturas entre as regiões baixas e altas. Espere até 30 graus no acampamento base, mas -40 graus durante o ataque ao cume. Com isso em mente tenha roupas para essa variação de temperatura.
E se eu tiver uma dieta especial?
Vamos tentar nos adaptar e oferecer soluções para sua dieta. No entanto tenha em mente que no Quirguistão eles não entendem por que uma pessoa tem alguma restrição alimentar. A fome é algo que fez parte da vida do país há pouco tempo e pode ser difícil conseguirmos contornar algumas restrições. Seria melhor você se adaptar à realidade do país, pois mais que a gente nos esforce, os locais tem dificuldade em conseguir alimentos. Entre em contato e vamos ver o que podemos fazer.
Existe água na aproximação?
Água é uma dificuldade do roteiro, mas nos fornecemos água para seu consumo e a noite fornecemos bebidas quentes. Todas as manhãs você vai poder carregar os seus cantis/garrafas com água tratada para as horas de trekking na manhã. O mesmo poderá ser feito no almoço, e você terá mais 2 ou 3 litros para a tarde.
E se eu tiver um problema de saúde?
O nossos guias possuem uma extensa experiência em medicina de montanha, podem recomendar e resolver a maioria dos problemas que você pode chegar a ter. Eles tem um kit médico bem diversificado e podem tratar da maioria dos problemas gastrointestinais, doenças de altitude, alergias e traumas que você pode ter durante o trekking.
E se eu precisar de um resgate?
Resgates podem ser feitos de helicóptero desde alguns pontos específicos na montanha. Estes são um tanto complexos mas podem ser feitos por algum dos pilotos que conhecemos e trabalham na região. Estes resgates são extremamente caros e é imprescindível que você tenha seguro. Os resgates feitos pelos responsáveis no Everest estão incluídos na permissão que nós pagamos ao parque. Resgates de helicóptero não estão incluídos. Recomendamos você contratar a Global Rescue já que se trata da melhor empresa de resgates capaz de realizar resgates mesmo no Nepal.
Onde vamos ao banheiro no trekking?
Durante todo o trajeto você vai poder ir em banheiros nos acampamentos. Trata-se de banheiros simples, na maior parte das vezes latrinas.
Qual a temperatura que o meu saco de dormir deve aguentar?
Recomendamos uma saco de dormir com temperatura confortável de -20ºC. Lembrando que a temperatura noturna desta região no outono pode chegar aos -30º do lado de fora. No entanto, no campo base pode fazer calor, o que torna interessante levar também um liner.
PRESTE ATENÇÃO pois a temperatura EXTREMA do seu saco de dormir e a temperatura de CONFORTO é outra coisa!
O custo total da expedição é de U$ 4150, entre em contato para detalhes sobre formas de pagamento.
O que está incluído:
O que não está incluído:
Extensão de 14 dias após a escalada do Pico Lenin com ascensão do Khan Tengri - 7010 metros.
Localizado no Quirguistão, o Khan Tengri é uma linda montanha com forma piramidal que pode ser escalada numa única expedição depois de fazer cume no Pico Lenin. Veja o Itinerário:
Dia 22. Dia livre em Bishkek.
Dia 23. Transferência Bishkek - Karkara (460 km), acomodação no acampamento-base de Karkara.
Dia 24. Voe de helicóptero para BC “South Inylchek” (4000m).
Dia 25. Aclimatação e preparação para a subida.
Dia 26. Acampamento 1. 4200m.
Dia 27. Acampamento 2. 5300m.
Dia 28. Acampamento 3. 5800m.
Dia 29. Subida ao cume 7010m. e desça para o acampamento 3.
Dia 30. Desça para AC
Dia 31. Reserve o dia em caso de mau tempo
Dia 32. Reserve o dia em caso de mau tempo
Dia 33. Reserve o dia em caso de mau tempo
Dia 34. Voe de helicóptero para BC “Karkara” e dirija para Bishkek. Hospedagem no hotel
Dia 35. Dia livre em Bishkek
Dia 36. Traslado ao aeroporto.
Incluído:
Custo: 1200 USD