Curso de Gelo e Alta Montanha no Huayna Potosi – 13 dias
03/07/2018 até 15/07/2018
Distância total percorrida: 23,04km
Altimetria total acumulada: 2394m
Mais informações ao meu e-mail
Seu nome (obrigatório)
Seu e-mail (obrigatório)
Copiar amigos (separar emails por vírgula)
Aceito receber notícias de futuras expedições, cursos ou viagens
Curso de Gelo e Alta Montanha no Huayna Potosi – 13 dias – U$1.950 (desconto especial)
25 horas de teoria, 25 horas de prática e 3 montanhas escaladas
Nevado Chacaltaya 5400m – Nevado Charkini 5330m – Nevado Huayna Potosi 6088
03/07/2018 até 15/07/2018 – ver voos
OPÇÃO DE VERÃO: Confira nosso curso de verão no Equador
O Huayna Potosi é o 6000 mais próximo de La Paz. Ele é conhecido por ser extremamente acessível e centenas de pessoas chegam ao seu cume todo o ano. Para nós é uma ótima possibilidade de aprender sobre altitude e práticas técnicas de resgate, orientação e progressão em gelo, entre outros.
Há pouquíssimas montanhas de altitude que sejam tão acessíveis. Isso torna o Huayna Potosi um excelente campo escola. Além da altitude, também enfrentamos frio extremo e uma ascensão de dificuldade fácil/moderada para um iniciante. Para praticar a escalada ao Huayna Potosi, vamos escalar uma montanha de menor altitude, porém de técnicas similares, o Nevado Charkini, com 5300 metros de altitude.
O instrutor do curso Maximo Kausch, já fez centenas de escaladas em montanhas de altitude, já liderou dezenas de expedições e realizou vários cursos. Ele é certamente a pessoa de quem você quer aprender quando o assunto são montanhas de altitude. Maximo Kausch é o recordista mundial com mais montanhas de 6000 metros no mundo! Leia mais sobre o nosso especialista.
Nosso curso se diferencia dos demais certamente pelo conteúdo. Nenhum outro curso no país oferece tanto conteúdo por esse preço. Confira os detalhes:
Conteúdo geral do curso
Os cursos de Maximo Kausch são totalmente flexíveis e adaptados às necessidades e motivações de cada aluno. O que geralmente acontece é que o curso se divide em pequenos grupos de alunos que desejam escalar montanhas de altitude não técnicas, aqueles que só querem escalar coisas técnicas, e assim por diante. Existem literalmente milhares de tópicos diferentes que podem ser abordados de acordo com a necessidade dos alunos. Maximo Kausch é recordista mundial em montanhas de altitude e acumulou muita experiência neste tipo de terreno. Estes são os principais tópicos abordados no curso:
Curso de Gelo e Alta Montanha no Huayna Potosi – 13 dias
03/07/2018 até 15/07/2018
Distância total percorrida: 23,04km
Altimetria total acumulada: 2394m
Dia 1 – Chegada do Brasil – La Paz – 3800m
O aeroporto de La Paz é um dos mais altos do mundo (4100m). Para alguém que vem de altitudes mais baixas precisa de pelo menos 2 noites em La Paz para poder continuar ganhando altitudes. A média de altitude da cidade é de 3800m o que nos deixa uma melhor margem para aclimatar com calma. Neste dia você vamos buscar você no aeroporto e levar ao hotel. À noite todos vamos jantar juntos e você vai conhecer os instrutores e os outros membros da expedição.
Dia 2 – Aclimatação em La Paz – 3800m – Aclimatação e logística
Devido ao longo processo de aclimatação, vamos ficar parados em La Paz a 3800m por 3 noites. Neste tempo vamos começar com as aulas teóricas. O programa hoje será:
Dia 3 – Aclimatação em La Paz 3800m
Hoje continuaremos com a parte teórica e à tarde vamos ver o equipamento de aluguel que é incluído no curso e vamos comprar o que falta:
Dia 4 – Subida e descida ao Chacaltaya – 5400m
Hoje subiremos em veículo para uma estação de esqui que fica a 5300 metros de altitude. Se todos estiverem bem vamos subir um cume de 5400 metros de altitude chamado Chacaltaya. Isso vai ajudar muito na aclimatação. Voltaremos para dormir em La Paz logo à seguir. A subida e a descida vai demorar em torno de 8,5 horas:
Distância: 681m
Altimetria acumulada:146m
Dia 5 – La Paz – Base do Huayna Potosi – 4700m
Apesar de nos locomovermos por pouco mais que 2 hora num veículo, tratamos este dia como um dia de aclimatação. Recomendamos nenhum ou exercícios bem leves aqui. Vamos ficar num refúgio a 4700m na beira da represa Zongo, um lugar muito bonito. Esta noite vamos para a seguintes partes teóricas:
Dia 6 – Dia de aclimatação e prática – 4700m
Vamos fazer uma prática do que aprendemos no dia anterior num glaciar que fica aproximadamente 2.5km do refúgio e iniciar as práticas:
Manhã:
Tarde:
Noite:
Distância: 3,64km
Altimetria acumulada: 235m
Dia 7 – Dia de aclimatação e prática – 4700m
Voltaremos ao mesmo glaciar para continuar a nossa prática. Neste dia vamos revisar as coisas do dia anterior e vamos praticar novas técnicas:
Manhã:
Tarde:
Noite:
Distância: 3,64km
Altimetria acumulada: 235m
Dia 8 –Dia de aclimatação e prática – 4700m
Manhã:
Tarde:
Noite:
Distância: 3,64km
Altimetria acumulada: 235m
Dia 9 – Escalada ao cume do Charkini e prática em glaciares – 5300m
Hoje vamos tomar um café da manhã por volta as 6:30hs e sair do refúgio ás 8:00hs para realizar o trekking de 3 horas que nos separa do glaciar do Charkini. Lá vamos comer um lanche e partir por volta do meio dia encordados no glaciar para alcançar o cume de 5300 metros de altitude por volta das 14:00hs. No total faremos uma atividade de 9 horas ida e volta. Durante a subida ao glaciar Charkini vamos praticar:
Distância: 6,9km
Altimetria acumulada: 614m
Dia 10 – Subida ao refúgio alto – 5330m
Hoje vamos ter a manhã livre para organizar o equipamento e preparar para a subida e almoçar por volta as 11:30hs para sair às 13:30hs e realizar o trekking de 3 a 5 horas até o refúgio alto. Vamos dormir cedo e preparar para a saída de madrugada.
Distância: 2,94km
Altimetria acumulada: 600m
Dia 11 – Dia de cume e volta à La Paz
Vamos sair de madrugada do refúgio, tentar o cume e voltar para a represa Zongo onde haverá um transfer nos aguardando para voltarmos para La Paz.
Distância: 9,06km
Altimetria acumulada: 799m
Dia 12 – Dia extra em caso de mau tempo
Dia 13 – Volta ao Brasil
Hoje você será levado do hotel para o aeroporto para pegar o seu vôo
** O itinerário disponível aqui está sujeito à mudanças devido à condições climáticas, performance do grupo ou mudanças políticas/administrativas do local em questão.
Todos os clientes GentedeMontanha.com tem desconto de 10% à vista na Loja Alta Montanha. Trata-se da loja virtual com mais variedade de equipamentos de montanha no Brasil. O desconto só é validado para clientes ou ex-clientes do GentedeMontanha.com. O desconto aparece automaticamente quando o cadastro for feito usando o mesmo email que nós temos no seu cadastro. Caso seu desconto não apareça por favor informe o nosso atendimento.
O equipamento é uma das partes essenciais para o sucesso de uma expedição. Siga esta lista rigorosamente e nos informe qualquer dúvida. O equipamento será checado pelo guia logo após a sua chegada.
Equipamentos pessoais incluídos no pacote
(recomendamos trazer estes se você já possui algum deles):
Bandana
Buff, bandana ou similar é um lenço cilíndrico que permite vários tipos de uso
Quantidade: 1 + a incluídaProtetor labial e solar
Precisamos um protetor de pelo menos FPS 30. Pode ser comprado em qualquer farmácia local.
Quantidade: 1Óculos para montanha
Categoria 3 ou 4 – com proteção lateral ou que cubra todo o rosto.
Aprenda a escolher um óculos de montanha para comprar.
Quantidade: 1Gorro
Gorro de lã ou polartec é muito útil nos dias frios
Quantidade: 1Pilhas
AA ou AAA dependendo de sua lanterna. Considere levar um jogo de pilhas de lithium para o dia de cume.
Quantidade: 1 trocaViseira de Ski
Viseira com proteção UV categoria 3 ou 4 vai ajudar muito no dia de cume caso tenhamos uma tempestade ou houver vento branco.
Quantidade: OPCIONALBalaclava
A balaclava protegerá seu rosto no dia de cume
Quantidade: OPCIONALBlusa fleece ou polartec
A blusa de fleece, polartec ou similar é usada sozinha ou em conjunto com um sistema de vestimenta ideal que leva uma camiseta de tecido transpirável por baixo e uma jaqueta de goretex por cima. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”. Para ver modelos de blusas de fleece feminina, clique aqui.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 1Blusa segunda pele
Para alta montanha e lugares frios, dê preferência a roupas grossas. Para ver opções de blusas segunda pele clique em comprar. Segue o link com algumas opções – Blusa Segunda Pele.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 1Camisetas
Camisetas sintéticas de manga longa ou curta. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”. Para ver camisetas dry femininas, clique aqui.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 2 ou 3Jaqueta Anorak
Uma boa jaqueta corta vento de tecido respirável. Para ver modelos unissex clique em “Comprar”. Para ver modelos de anoraks femininos, clique aqui.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 1Jaqueta de Plumas
Jaqueta de pluma com capuz para ser usada nos dias mais frios.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 1Aquecedor Químico
Estes são aquecedores químicos que à vista lembram um saco de chá. Eles contém um pó químico que aquece em contato com o oxigênio. Usamos um dentro de cada mitom para aquecer as mãos no dia do cume.
Quantidade: 2Luvas de segunda camada
Luvas leves de fleece ou polartec para dias frios ou com vento
Quantidade: 1 parCalça Agasalho
Fleece, polartec ou similar. Será usada em conjunto com outras peças de roupa. Para ver opções unissex clique em “Comprar”. Para ver opções de calça de aquecimento feminina, clique aqui.
Quantidade: 1Calça segunda pele
Para alta montanha e lugares frios, dê preferência a roupas grossas. Para ver opção masculina clique em comprar. Para ver calças segunda pele femininas clique aqui.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Para entender como funciona uma roupa de segunda pele, leia o artigo do site AltaMontanha.
Quantidade: 1Calça de Trekking
Calça de trekking de tecido leve, preferencialmente calças bermuda. Para ver modelos unisex clique em comprar. Para ver modelos de calça de trekking femininos, clique aqui.
Para entender como funciona o sistema de roupas em montanhas, leia o artigo do AltaMontanha.com sobre o sistema das camadas de vestimentas.
Quantidade: 2 ou 3Bota de caminhada
Botas de caminhada de qualidade e em bom estado. Devem ser à prova d’água e de preferência, já amaciadas.
Para ver botas unisex clique em “Comprar”. Para ver opções de botas femininas, clique aqui.
Leia artigo que explica como comprar uma bota de trekking.
Quantidade: 1 parCrocs ou chinelo
Par de crocs, chinelos ou sandálias para descansar os pés enquanto estamos na base.
Quantidade: 1 parMeias de Trekking
Há vários tipos de meias de trekking. Elas são muito importante para não dar bolhas nos pés.
Leia o artigo no AltaMontanha e veja qual meia de trekking comprar.
Quantidade: 4 ou 5 paresMeias grossas de expedição
Meias que só serão usadas no dia do cume.
Quantidade: 1 parBastão de Trekking
Ele dá mais estabilidade em terreno solto, em gelo duro ou mesmo em neve.
Veja qual bastão de trekking comprar em artigo do AltaMontanha.
Quantidade: 1 ou parCadeado
Para fechar a mala durante o transporte
Quantidade: 1Comida Liofilizada
Comida liofilizada ou desidratada para o ataque ao cume. Comidas da LioFoods ou similares funcionam muito bem.
Veja este artigo como funciona e como são feitos os liofilizados.
Quantidade: 2 pacotesDuffel Bag
Saco do tipo “marinheiro”. Este deve ser resistente e impermeável. Recomendamos 90 a 120L. Usamos este saco para transportar seu equipamento. Se seu equipamento é transportado em animais de carga ou veículos, pode sofrer algum tipo de dano ou molhar.
Leia este artigo e veja para que serve um duffel bag.
Quantidade: de pelo menos 80 litrosGarrafa para água
Garrafas de um polímero duro e boca larga. Existem os camelbacks mas dependendo da altitude o cano congela e tem que ter cuidado para o manuseio, para não deixar vazar. Mas são ótimo para hidratação sem precisar parar.
Quantidade: 2 litrosGarrafa Térmica
Garrafa metálica de 1 litro. Principalmente para o dia do cume.
Quantidade: 1 litroGel de carboidrato
Gel para ajudar a grande perda de energia no final da expedição
Quantidade: 3Kit higiene pessoal
Sabão, escova de dentes, pente, toalha, etc
Quantidade: 1Medicamentos para altitude
Os guias do GentedeMontanha.com já contam com complexos kits de primeiros socorros, no entanto seria ótimo que cada um conte as drogas mais básicas durante a expedição.
Em montanhas de altitude precisamos que você tenha além de qualquer medicamento pessoal, uma cartela dos seguintes medicamentos:
Ibuprofeno – É o único anti-inflamatório capaz de combater a dor de cabeça de altitude
Loperamida – controle de diarréia
Leia mais aqui sobre medicamentos
Quantidade: 1Mochila
Veja qual se adapta à sua expedição.
Leia este artigo e saiba como escolher uma mochila de montanhismo.
Quantidade: mínimo 55 litrosSaco de dormir
Em montanhas de altitude preferimos os sacos de pluma de ganso. Saiba mais sobre plumas de ganso
Leia artigo sobre saco de dormir e aprenda como escolher um saco de dormir para comprar.
Quantidade: de -5ºC (temperatura de conforto)Saco estanque
Ajuda a manter suas coisas organizadas e secas. Não opte por sacos de lixo, eles rasgam muito facilmente. Estes sacos serão utilizados para embalar todas as roupas e utensílios que irão na mochila.
Quantidade: 2Snacks
Salgadinhos, doces, etc. Comida pronta para complementar os dias da expedição. Em montanhas de altitude não se preocupe com as vitaminas ou proteínas já que é tão difícil digerir esse tipo de comida. Toda essa comida pode ser comprada num mercado local.
Quantidade: 500grPara onde devo comprar o meu voo? O aeroporto de chegada é de El Alto, La Paz (LPB) na Bolívia, clique aqui para orçar voos para La Paz desde o aeroporto mais próximo de sua casa.
Quanto equipamento vou ter que carregar? Será que eu consigo? A sua mochila jamais vai pesar mais que 8~10kg. Só haverá um dia da expedição que você carregará peso que é o dia entre Zongo e o Acampamento alto. Todo o equipamento de grupo vai ser adquirido, montado, limpo e carregado pelos guias e carregadores. Você não vai ter que carregar nenhum destes. Na ida ao último refúgio, você vai estar carregando seu saco de dormir, crampons, roupas e alguns itens menores. Se você achar que não vai conseguir carregar o equipamento, pode facilmente contratar um carregador. Este deve ser pedido com antecedência. Um carregador pode levar 20 kg e custa 50 dólares só de subida e outros 50 de descida. O equipamento que não seja necessário para a montanha pode ser deixado no hotel em La Paz ou no refúgio em Zongo. Este ficará trancado no nosso depósito. Ficaremos em um hotel 3 estrelas chamado Hotel Sajama. Este fica sobre a movimentada rua Illampu que é bem turística e tem muitas lojas de equipamento, restaurantes e agências. O hotel tem WiFi grátis e ducha quente. Eles servem um abundante café da manhã e tem uma grande sala de conferências onde teremos as aulas práticas do curso. Os quartos são duplos, triplos ou quádruplos. Dentro do Pacote do Curso de Gelo e Alta Montanha estão incluídos 05 noites em hotel 3 estrelas (Hotel Sajama) com café da manhã em La Paz – os quartos são compartilhados por cada 2, 3 ou 4 membros da expedição. Caso exceda a quantidade de noite utilizada será cobrado a diferença, e nosso guia fará o controle no local. A diária extra no Hotel Sajama custa aproximadamente 50 dólares. Sim, um carregador pode levar pelo menos 20kg de Zongo até o acampamento-alto e cobra em torno de 50 dólares só de subida e o mesmo pela descida. Levamos um telefone satelital e além disso levamos um SPOT para atualizar o Facebook do GentedeMontanha.com diariamente. No acampamento-alto é possível pegar sinal de celular que funciona como roaming pela Vivo do Brasil. Fora isso temos rádios VHF e podemos nos comunicar com a nossa base em Zongo à qualquer momento do dia. Temos telefone satelital para emergências. Claro! Melhor ainda! Nós temos um Blog que é atualizado todo dia! Sempre postamos fotos e textos do andamento da expedição. Por favor visite a nossa página de Facebook e confira a quantidade de posts. Sim. Todas os quartos no refúgio são divididos por até 6 pessoas. É um refúgio sem muito luxo porém bem confortável. Dividir quartos e barracas com alguém cria um vínculo de parceria essencial para sobreviver e se dar bem nesses ambientes hostis que são as montanhas. Sim! Teremos eletricidade até o nono dia de expedição. Se você desistir da expedição enquanto você ainda está no Brasil é possível recuperar parte do seu investimento se o cancelamento foi feito até 1 semana antes do curso. Entre em contato para saber mais. Se você desistir da expedição em La Paz, antes de ir à montanha, você pode continuar usufruindo dos serviços que lhe brindamos, como transporte e hotel. No entanto não podemos devolver o dinheiro que você investiu pois toda a logística já vai estar contratada. Se você desistir durante a expedição, você vai ter que arcar com os custos de transporte e estadia individuais. No entanto você pode continuar na montanha e permanecer na base esperando o resto da expedição descer se a quantidade de dias que você permaneceu ali estiver de acordo com o que diz no itinerário programado. Se você desistir durante o ataque ao cume você jamais vai ter que descer sozinho. Geralmente coordenamos a sua descida com mais pessoas de nossa expedição ou também de expedições conhecidas. Um dos guias sempre estará com você. Isto é uma prática comum em montanhas comercializadas. Recomendamos você levar em torno de U$ 900 para gastar em La Paz. Na montanha em si não há muita coisa para comprar. Há diversas casas de câmbio em La Paz e você pode converter de uma moeda à outra facilmente. Cartões normalmente são aceitos em lojas grandes. No entanto não esqueça de avisar seu banco que você estará viajando à outro país assim seu cartão não é bloqueado. Cartões pré pagos também são aceitos em alguns caixas eletrônicos em La Paz. Aceitamos mulheres e homens de qualquer idade, experiência ou ambição. Pedimos aos membros das nossas expedições que tenham paciência, respeitem as decisões do líder e que jamais subam ou desçam sozinhos sem a aprovação do líder. Lembre-se que você não vai estar pagando uma empresa para levar você para um cume. Você está pagando profissionais do montanhismo com anos de experiência para conduzir você na subida de uma montanha e descer da forma mais segura possível. Por isso sempre focamos muito na aclimatação e segurança. Nosso roteiro pode parecer mais lento que o de outras empresas, isso é devido à segurança que isso proporciona e também à sua maior chance de atingir o cume. Para escalar o Huayna Potosi recomendamos ter experiência em caminhadas de mais que um dia assim o montanhista já vem familiarizado com técnicas de acampamento uso de mochilas, etc. Fora isso não exigimos experiência em montanhas geladas pois o Huayna Potosi é uma montanha ótima para começar. Para montanhas com mais de 6000m, recomendamos você começar a treinar pelo menos 3 meses antes, dependendo do seu estado físico. Exercícios aeróbicos como corrida e bicicleta. O ideal é pedir para um profissional da educação física que lhe recomende um bom programa de treinamento aeróbico. Um exercício também muito eficiente é percorrer trilhas com uma mochila. Teoricamente sim, porém nos últimos 3 anos as autoridades não pediram a carteira de vacinação aos que chegaram de avião. A Bolívia é um dos países que exigem a vacina de febre amarela ao viajante que transita pelo Chaco Boreal, portanto se você vier por terra, vai precisar de uma. Verifique na sua carteira de vacinação se você já tomou a vacina no passado. Ela é válida por 10 anos. A Bolívia no entanto não vai aceitar a sua carteira de vacinação brasileira como prova e você vai precisar de uma carteira internacional. Esta poder ser conseguida num posto da ANVISA em qualquer aeroporto. Se você não foi vacinado ou se a vacina venceu, recomendamos você tomar essa vacina pelo menos 1 semana antes da viagem. Há que lembrar que vamos estar lá no inverno e que temperaturas negativas são alcançadas facilmente mesmo durante o dia. Espere dias frios e secos na maioria das vezes. Ocasionalmente podemos ter tempestades. De fato, os meses de inverno são mais estáveis para escalar na Cordillera Real na Bolívia e foi por isso que escolhemos eles. Nos 5 dias no refúgio teremos água quente e fria em abundância. Na montanha, os guias da expedição vão derreter neve para você. Sim. Em todos os refúgios temos banheiros. Gorjetas ou propinas não são obrigatórias na Bolívia. No entanto significam que você aprovou o desempenho dos nossos funcionários e eles realizaram todos os serviços que você esperava. Gorjetas são voluntárias e muito bem vindas. O que geralmente fazemos após a expedição é juntar um “vaquinha” e dividimos as gorjetas por igual entre os funcionários locais. O nosso guia Maximo Kausch possui uma extensa experiência em medicina de montanha e pode recomendar ou resolver a maioria dos problemas que você pode chegar a ter. Ele tem um kit médico bem diversificado e pode tratar da maioria dos problemas gastrointestinais, doenças de altitude, alergias e traumas. Além disso, o dono do refúgio Huayna Potosi é médico e muito bem familiarizado com medicina de montanha. Além disso, mesmo os assistentes de guia na Bolívia são muito bem treinados nesse tipo de problemas. Na Bolívia existe uma certificação chamada UIAGM e quase todos os guias já tem ou estão à caminho de ter uma. Resgates podem ser feitos pela equipe de resgate disponível em La Paz. Fora isso, quase todos os guias na Bolívia são treinados em resgates e primeiros socorros em zonas remotas. Todos os guias do GentedeMontanha.com são obrigados à ter uma certificação WFR válida. Além de terceiros, o guia da expedição, Maximo Kausch, já participou de 11 resgates em altitudes extremas e é treinado como WFR (Wilderness First Responder). Além disso há sinal de celular na montanha e podemos nos contatar rapidamente com os serviços de resgate de La Paz. Saiba como funciona: ENTENDA O NOSSO SISTEMA DE RESGATES E PREVENÇÃO DE RISCOS. Não para os Andes. Em montanhas de altitudes mais extremas como as do Himalaia ou Karakorum recomendamos sim o uso de Acetilzolamida ou Diamox. Esta droga parece realmente funcionar durante o período de aclimatação. Em montanhas dos Andes no entanto, o custo x benefício é baixo. Os danos causados pela desidratação deste diurético são maiores do que os benefícios. No entanto usamos esta droga no tratamento de doenças. Leia mais à respeito aqui:http://altamontanha.com/Artigo/1274/remedios-e-tudo-sobre-altitude É difícil dizer pois tudo depende do estado físico dos mesmos e do tempo. Porém numa montanha como o Huayna Potosi geralmente alcançamos 50% de cumes. No nosso último curso variou bastante: Nossa primeira turma de 2015 teve 5 cumes de 19 pessoas, porém nossa segunda turma teve 16 cumes de 22 pessoas. Recomendamos uma saco de dormir que agüente pelo menos -10ºC. Lembrando que a temperatura noturna desta montanha no inverno pode chegar aos -25º do lado de fora do refúgio. Você pode alugar um saco de dormir por R$40 em La Paz (inclui o curso todo) Café da manhã: Servimos chá, café, leite, chocolate, sucos, torradas, manteiga, doce de frutas, cereais, aveia, ovos, pudim, biscoitos, entre outros. Almoço: Massas, grãos, carnes, verduras e legumes, frutas secas, entre outros. Jantar: Sopas, risotos, carnes, verduras e frutas secas, sobremesa, entre outros. Lanches: sanduíches, doces, chocolates, biscoitos, frutas frescas, frutas secas, entre outros Comida na altitude: comidas desidratadas, massas, purê de batatas, peixes, carnes e verduras enlatadas, queijos, embutidos, noodles, sopas, entre outros Bebidas: Sucos de fruta, chás IMPORTANTE: Se você tem algum tipo de alergia ou restrição à qualquer tipo de comida, por favor mencione isso na sua ficha de inscrição Nosso guia Maximo Kausch nasceu na Argentina e fala castellano fluente, além de inglês fluente e português claro! Avise com antecedência e lembre o nosso guia sobre a sua restrição alimentar. Não podemos ajudar macro-bióticos ou veganos devido à dificuldade logística de alimentá-los. Algumas alergias também podem vir a ser um problema. Geralmente o nosso assistente local cozinha para nós e o guia dá um apoio.
Para quem ainda não contratou o seguro – este ano tivemos algumas alterações em relação aos seguros que recomendávamos como o World Nomads (que agora somente cobre trekking até 6000 metros de altitude), depois estávamos recomendando a contratação do seguro do Clube Alpino Francês, mas sabemos da dificuldade em obter este seguro, pois tem que se filiar ao Clube!
Venho recomendar que vejam a opção do Seguro – https://globalrescue.com/ pois informaram que cobrem até resgate no Aconcágua. Caso não tenham contrato indicamos realizar a contratação do seguro do Global Rescue + um seguro de viagem como os que existem em cartão de crédito que cobrem assistência médica e viagem como em caso de extravio de bagagem!
Para participar do Curso de Gelo e Alta Montanha, bem como para outras expedições à Alta Montanha, recomendamos a contratação de um seguro como informado acima para resgate + um seguro que possua de assistência médica do seu Cartão de Crédito por exemplo.
Maximo Kausch nasceu na Argentina e se mudou para o Brasil ainda quando era criança. Ele escala há 15 anos e se especializou em montanhas de altitude. Durante suas expedições, Maximo conheceu algumas das mais remotas escaladas do planeta e visitou mais de 25 países.
Recentemente Maximo se tornou o recordista mundial de montanhas de altitude ao conquistar o cume de 83 montanhas com mais de 6000 metros de altitude nos Andes. Por isso Maximo Kausch foi escolhido o Aventureiro do Ano em 2013. Ele é um dos alpinistas com mais experiência no mundo.
Maximo é atualmente o guia de montanha mais experiente do Brasil. Ele já liderou 11 expedições em montanhas com mais de 8000 metros, as maiores do planeta, e algumas dezenas de expedições de montanhas com mais de 6000 metros de altitude.
Trata-se de uma pessoa extremamente calma, mesmo diante de situações de emergência nas quais muitos perderiam a calma. Em suas expedições ele sempre está focando em um bom plano de aclimatação brindando assim muita segurança.
Ele literalmente passa a maior parte do tempo em grandes altitude guiando montanhas no Himalaia e Andes. Como guia ele trabalha para a empresa americana SummitClimb.com.
No seu tempo livre Maximo escala rocha e pratica escalada mista em montanhas remotas. Ele conta com pelo menos 85 ascensões nos Andes e várias outras nos Alpes, Pamires e Himalaia. Em 2012 Maximo iniciou um projeto inédito e escalou sozinho 30 montanhas com mais de 6000 metros totalmente sozinho.
Maximo gosta muito de escrever e é um dos maiores contribuidores do portal AltaMontanha.com. Além de seus artigos, Maximo contribui muito para o montanhismo, disponibilizando todas as rotas de montanhas que escala em forma de mapas virtuais para GPS no site Rumos.net.br.
Ele é treinado em primeiros socorros em áreas remotas (WFR) e já participou de mais de 10 resgates em grandes altitudes. Esse possui grande experiência em medicina de montanha e já realizou diversos procedimentos clínicos em grandes altitudes. Maximo tem diversos artigos relacionados à altitude como: fisiologia, drogas, problemas oculares, odontologia, espectro bacteriano e muito mais…
Além disso ele tem uma grande experiência em logística e recursos humanos em montanhas. Ele já conduziu expedições com até 15 trabalhadores e 5 toneladas de equipamentos, colocando centenas de clientes no cume de diversas montanhas.
Premiações
Recorde Mundial: Recentemente Maximo se tornou o recordista mundial de montanhas de altitude ao conquistar o cume de 70 montanhas com mais de 6000 metros de altitude nos Andes.
Mosquetão de Ouro 2015: Pedro Hauck e Maximo Kausch, que moram em Curitiba PR, levaram o prêmio por terem finalizado em 2014 a escalada de todas as montanhas acima de 6 mil metros na Bolívia.
Aventureiro do ano em 2013: Maximo recebeu o prêmio de aventureiro do ano em 2013 pela revista Go Outside pelo seu inusitado projeto de escalada à todas as montanhas com mais de 6000m.
Destaque do ano de 2013: A conceituada revista Blog de Escalada elegeu Maximo Kausch como destaque de 2013 devido à quantidade de escaladas que o alpinista realizou em 2013.
Projeto de destaque em 2014: A Mount Everest Foundation escolheu o projeto de Maximo Kausch e financiou a etapa de exploração de montanhas virgens com mais de 5000 metros de altitude.
Destaque do ano de 2015: O site Blog de Escalada, um dos principais meios de comunicação do outdoor brasileiro, elegeu Maximo Kausch como o maior destaque no cenário do montanhismo de altitude. LEIA MAIS
Mais sobre Maximo Kausch
Perfil de Maximo no Wikipedia (português)
Perfil de Maximo no Wikipedia (inglês)
Eduardo Tonetti é natural de São Paulo e foi publicitário por 15 anos. Ele viveu no Brasil até 2010 quando decidiu largar tudo e viver da montanha. Edu cursou e se formou na escola de guias EPGAMT de Mendoza. Hoje ele é um dos poucos guias profissionais de montanha no Brasil.
Edu Tonetti é montanhista há 12 anos e tem grande experiência em escalada em rocha, gelo e alta montanha. Ele se especializou nos Andes Centrais e escalou dezenas de montanhas na região. Seu currículo conta com travessias nos Andes Centrais como a da Argentina ao Chile até escaladas em gelo, pois ele participa há 5 anos do Ice Climbing Festival em Vallecitos. Além disso ele já escalou grandes montanhas como: Aconcágua (6962m), Ojos del Salado (6898m), Tres Cruces Sur (6738m), Tres Cruces Central (6640m), Mercedário (6770m), Vulcão Tupungato (6556m), Aconcagua (6962m) e Cerro Plata (5943m), Vicuñas (6087m), entre outros.
Em 2013 ele se formou na Escuela Preparatoria de Guias de Alta Montaña e atualmente vive em Mendoza na Argentina. Eduardo já trabalhou com desenvolvimento humano em São Paulo e na Argentina ele trabalha assistindo expedições no Aconcágua há 3 anos, passando de 3 a 4 meses do ano na montanha. No seu tempo livre Edu vai sozinho à alta montanha onde o conhecimento técnico, concentração e o comprometimento são importantíssimos para manter-se vivo.
O custo total do curso é de U$ 1.950 (desconto especial) ou pagamento parcelado de U$ 2.240. Entre em contato para detalhes sobre formas de pagamento.
O que está incluído:
O que não está incluído:
Ideal para um pós-expedição, o Downhill da “Estrada da Morte” é um programa de um dia cheio de adrenalina. Nele você vai descer do altiplano até a Amazônia! Veja os números:
Nossa van vai pegar você no hotel e vai levá-lo até o ponto de início da descida na “Estrada da morte”. A descida vai durar vai durar em média 5 horas e teremos breaks para beber água e comer leves snacks.
O percurso é geralmente bem barrento e é bem comum pegarmos chuva. Se você tiver estiver um pouco enferrujado(a) na bicicleta, não tem problema, nossos instrutores vão dar uma força e mostrar os macetes.
Após a descida vamos para um hotel de nosso parceiro em Coroico onde iremos almoçar e você pode tomar um banho quente para tirar o barro.
Recomendamos você levar uma muda de roupas seca para a volta (Opcional). É necessário que você tenha um dia a mais em La Paz para realizar o passeio.
Na volta as bicicletas serão colocadas em cima da van e retornaremos para La Paz. O horário previsto para a volta varia muito dependendo da performance do time e das condições de trânsito, mas geralmente retornamos por volta das 5 da tarde.
Se você não quiser compartilhar seu quarto com outros membros da expedição, pode ficar em um quarto single no hotel em La Paz. Cada noite em um quarto single em Copiapó custará 45 USD. O nosso hotel será o Sajama Hotel de 3 estrelas.
Se você optar por não ficar no hotel da expedição (Hotel Sajama que já é incluído), pode ficar em um hotel mais luxuoso a 4 quadras. Para isso escolhemos o La Casona Hotel (veja o site do hotel). Cada noite custará 75 USD a mais. O hotel tem uma ótima localização e tem um belo restaurante que faz parte do complexo.
Os requisitos para que você possa participar deste Curso são: